Uma das maiores descobertas em música de gaita para mim foi, sem dúvida, quando ouvi as gravações que o
Eberienos mandou para o CD Gaita-L de 2011 das músicas "Lorraine’s Dream" e "The Tonguetwister\Tip of the Iceberg" que ele havia gravado com o
Brendan no
SPAH, se não me engano. Essas músicas foram, de certa forma, uma revelação para mim, mostrando um estilo completamente novo de se tocar música: música irlandesa ou, mais abrangentemente, celta.
Logo em seguida dei um jeito de conseguir o CD que fez com que a música irlandesa se tornasse um estilo relativamente popular na gaita: o
New Irish Harmonica, que o Brendan Power lançou em 1995. Realmente acredito que esse é um dos CDs de gaita mais influentes de todos os tempos (fora da área de blues).
Ontem o Brendan Power postou o "trailer" do seu mais novo CD, o "
New Chinese Harmonica". É um vídeo com trechos das músicas do CD que mostra, de maneira bem clara, que o Brendan continua mestre em estilos inovadores na gaita. A música soa muito autêntica e o nível de maestria que ele demonstra no controle, intonação e timbre da gaita é espetacular.
Música chinesa não é para todos os gostos, mas extremamente interessante, pois parte de premissas musicais muito diferentes das ocidentais, que dominam as rádios e os nossos ouvidos. Vale a pena ouvir o vídeo e comprar o CD, que está
à venda no site do Brendan por aproximadamente 40 reais.
Resta saber se, com o lançamento de um CD tão inusitado, uma nova leva de gaitistas irá seguir o exemplo e se aventurar na música chinesa. Mas não será um desafio simples: o Brendan teve que desenvolver não só afinações especiais novas para esse CD, como teve que usar gaitas de uma nova categoria, que ele chama de "extra-reeds". Leiam:
I got hooked on the gorgeous sound of Chinese traditional music a while ago, and wanted to play it myself. However, I discovered that no harmonicas made so far can play Chinese music in an authentic manner. They cannot bend the notes in the right scales or with the same expression as the Hulusi or the Erhu (the highly expressive Chinese two-string fiddle).
A primeira das gaitas "extra-reeds" a ser comercializada foi a
XB-40, da Hohner, que recentemente deixou de ser fabricada. Por sorte, a Suzuki não ficou parada e lançou a
Sub-30, uma gaita com as mesmas qualidades de bending que a XB-40, mas do tamanho de uma gaita diatônica normal e com um som também muito parecido. Eu acredito que o Brendan tenha usado versões modificadas dessa gaita, além de gaitas cromáticas adaptadas.
Em todo caso, fico na expectativa de ouvir o CD inteiro. E essa notícia foi uma ótima oportunidade para rever e revisitar algumas coisas de gaita que gosto muito. Vou colocar num próximo artigo os links para quem tiver vontade de seguir nessa viagem.