quinta-feira, 19 de novembro de 2009

pq eu acho que devia ter um teste cego de gaita

passei muito tempo longe do orkut de gaita

quando voltei, dei uma olhada em pelo menos 2 enquetes onde o pessoal pergunta qual gaita vc gosta mais, ou qual gaita vc acha melhor ou qual gaita vc acha que desafina menos e etc

bends ou hering?

para minha surpresa, as duas pesquisas tavam quase empatadas

surpresa pq o discurso da bends sempre foi "a gente cobra um cadinho a mais pq nossa gaita é melhor". enquanto a gente sempre ouvia aquele papo de que a free blues era isso e aquilo.

de três uma

[1] ou a hering andou melhorando

[2] ou a bends não é tão melhor assim

[3] ou a pesquisa não refletiu realmente o que o pessoal achava da gaita, mas quem ele queria que ganhasse a enquete

eu fui na fábrica da bends, conheço muita gente envolvida no processo e realmente acho que eles tem como oferecer gaitas competitivas com a hering, em alguns casos, sensivelmente melhores

por outro lado, eu tb já fui na fábrica da hering e sei que o pessoal tem investido muito lá, o surgimento da bends parece ter catalisado melhorias nas gaitas da hering e quem ganha obviamente é o gaitista

a terceira opção é possível, mas difícil imaginar que hering e bends tenham o mesmo poder de mobilização no orkut. Só de estar pau a pau com a hering, para uma empresa jovem como a bends (embora eles invistam pesado em divulgação), eu acho um grande feito

mas tem uma quarta coisa que é... será que as pessoas sabem qual gaita soa melhor mesmo? pq uma coisa é vc pregar uma gaita num aspirador invertido e deixar lá alguns dias prá ver se sua afinação se mantém ou não, e outra coisa é vc colocar essas gaitas na boca do gaitista e mandar ele tocar.

eu sei que gaita boa faz diferença. eu vi isso ao vivo e a cores no dia em que a mari trouxe uma mala de special 20 pro osmar no meio de um show do hot spot. O osmar toca muito, mas até a Mari chegar com as gaitas, a gente tava usando as gaitas que tavam no carro, aquelas que ficam no porta luvas no dia quente, o som do Osmar não tava tão bom. Quando ele usou as special 20, a mudança de som foi sensível.

para isolar os efeitos de [3] e para conferir se as pessoas percebem mesmo a diferença entre as gaitas (inclusive os gaitistas), que eu queria um dia fazer o tal teste cego. Cego inclusive prá quem toca.

gravando o som de vários gaitistas em diferentes estágios de habilidade, tocando a mesma música no mesmo set de equipamentos, olhos vendados, uma audiência dando nota na melhor de 3.

o que será que a gente iria descobrir sobre palhetas, corpo, formato de armadura, tom de gaita e etc? Podia até deixar o pessoal dar nota na web prá cada mp3 e ver o resultado. Será que as pessoas conseguem distinguir mesmo qual é qual?

meu palpite é que é mais difícil do que parece ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário