domingo, 21 de maio de 2006

Resenhando o CD do Marcelo Batista

aí o Tarcísio me passou o cd do Marcelo Batista e Cesar Brito, "cordas e harmônicas"

são 10 faixas, o cd não está a venda, até onde sei, pela web, só pelo telefone do marcelo mesmo.

bem, eu não vou ser nada imparcial aqui. o Marcelo é prata da casa daqui de Belo Horizonte e a qualidade do trabalho dele está no melhor nível possível. Pessoalmente, eu acho que o Marcelo devia estar agora é na Áustria tocando com orquestras sinfônicas e não aqui em Belo Horizonte, mas enfim, o mundo não é a coisa mais justa que existe.

o cd, que eu considero histórico, já que faz uns 15 anos que eu aguardo um cd do Marcelo Batista (isso mesmo, eu aguardava isso faz 15 exatos anos), é antes de tudo um registro do estilo, habilidade e o talento dele.

a primeira coisa que eu acho interessante ressaltar do estilo do Marcelo, que eu considero único, é que ele é "o elo perdido" entre o que eu acredito que são as duas grandes vertentes da cromática do Brasil, que eu chamo carinhosamente de "a escola Maurício Einhorn" e "a escola Ronald Silva". Ou em outros termos, eu chamaria de "A escola carioca moderna" e "A escola paranaense clássica".

na minha cabeça atormentada, eu acredito piamente que existem duas grandes escolas de cromática no Brasil, e que o estilo que o Ronald toca influenciou gaitistas como o Benê e todos que tocaram na Orquestra de Harmônicas de Curitiba, enquanto o estilo do Einhorn influenciou uma geração de gaitistas cariocas e brasilienses como o Gabriel Grossi e o Pablo Fagundes. Ambas as escolas são geniais e seus respectivos mestres são verdadeiras jóias da gaita, e cada uma encara a música de um jeito. Particularmente, eu acho a "escola paranaense" mais influenciada pelos gaitistas mais antigos como Borrah Monevitch e usa certos trejeitos e vibratos de gaita, efeitos "das antigas", enquanto gaitistas como o Grossi praticamente dispensam vibratos de cromática. São estilos.

o Marcelo tem características de ambas as escolas e por isso eu acho ele sui generis. Ainda, ele tem características do som dele, como o famoso vibrato no bend que cria uma tensão curiosíssima, naquela velha história do Allen Holmes de que o blues se cria nas comas. E pelo fato do Marcelo ser um cara da MPB, do Jazz, do Chorinho e da música clássica, fica mais interessante ainda pq é um recurso blueseiro que ele incorporou à linguagem sofisticada do jazz.

o Tarcísio tinha me pedido para prestar atenção à versão dele de Autumm Leaves. A minha teoria é que o Osmar tinha pensado nisso antes e que depois que ele ouviu o Osmar tocando, ele resolveu tocar também. Eu realmente não sei, nem sei se um ouviu o outro tocar e afinal é uma standard do Jazz. Mas o fato é que essa faixa em específico foi gravada com o Jimmy na bateria e acho que vcs já devem estar cansados de ler eu babando ovo pro Jimmy, pq o Jimmy realmente é outro daqueles músicos que a gente tem MUITA sorte que more em BH. Mas o fato é que é uma faixa boa, mas eu AINDA prefiro a versão do Osmar, principalmente pq eu acho que é "a música do Osmar", ou um dos inúmeros pontos altos dele (não são poucos).

em compensação, a faixa "Cordas Harmônicas", na minha opinião, mostra o melhor do melhor do Marcelo. Uma faixa claramente influenciada pela sonoridade do Franz Chmel, é provavelmente uma das faixas de cromática mais impressionantes que eu já ouvi. Aliás, é assustador ver um gaitista que mora na sua cidade tocar música clássica na cromática com um vibrato comparável, MUITO COMPARÁVEL por sinal, ao vibrato - sem meias palavras - MARAVILHOSO do Franz Chmel. O Marcelo seguramente tem um dos melhores vibratos de cromática do mundo depois dessa. E olha que eu já ouvi muito. Coisa de Eberienos.

o que me dói o coração é não ver esse cd sendo vendido pela web, pq a vontade que me dá é de fazer uma resenha à altura e divulgar no harp-l e no slidesmaster e mandar cópias para os gaitistas de cromática do mundo inteiro, para dizer "vejam, vejam esse cara tocando aqui, vejam". Mas isso é com o Marcelo e o César, eles têm um trabalho, eles têm uma postura profissional diante da música e eles devem buscar isso se eles quiserem. Aliás, que eles me avisem se eles resolverem fazer isso.

quem gosta de cromática deve comprar esse cd. não deve piratear, deve comprar. eu empresto muitos mp3 de muita gente, mas este cd eu não vou piratear. eu vou comprar alguns só prá mandar para alguns amigos mais chegados que eu sei que vão gostar e que eu sei que farão o cd passear pelas mãos certas. Chico blues, vc queria dicas de gaitistas? Pegue o Marcelo. Já passou da hora.

não deixem de ouvir.

2 comentários:

  1. oi. onde consigo comprar este cd. sou de BH e gostou muito de gaita. gostaria de ter umas aulas. vocÊ dá aulas?

    ResponderExcluir
  2. opa, tudo bom?

    o cd você consegue ou com o próprio marcelo batista ou no site sonhos e sons

    o site é meio confuso, mas se vc for em http://www.sonhosesons.com.br/catalogo/ind_instrumental.htm e procurar por "Marcelo Batista" você acha e consegue encomendar

    eu não estou capacitado a dar aulas...

    mas BH tem pelo menos 4 bons professores, dois de cromática e dois de diatônica (gaita blues), que são o Marcelo Batista, o João Timponi, o Leandro Ferrari e o Pedro Kokaev.

    os dois primeiros são de cromática e os dois segundos são de diatônica.

    em especial, tem 2 eventos que podem te interessar, é só conferir os posts mais recentes do blog:

    este mês tem um workshop gratuito com o leandro ferrari no buritis pela pró-music

    e o joão timponi deve aparecer no show do meu duo acústico no dia 9, quarta, no café do sol, 21h.

    Se quiser aparecer por lá, vc vai conhecer muitos gaitistas e poder trocar idéias, o que eu acho sempre legal.

    ResponderExcluir