sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

experimentando umas gaitas

então

ultimamente, tenho experimentado umas gaitas no barracão dos fundos do trampo onde trabalho

gostei muito, como já disse antes, da golden blow da hering, não como gaita para overs, mas como diatônica mesmo. as palhetas baixas e a vedação excelente fazem dela uma diatônica formidável em termos de resposta, uma gaita realmente muito gostosa de tocar. Ainda quero ver como ela se sai em combate, mas como o tom dela é C, não tem muita música no meu repertório de banda prá usá-la ainda.

e tb resolvi brincar um pouco mais com a minha bends tonica, a cromática 48 vozes que eu comprei semana passada. Tinha muito tempo que eu não tocava numa 48, primeiro pq minha última 48 era uma hering que não era muito boa e segundo pq eu gosto dos graves. Eu já tinha ouvido falar também de amigos que reparam cromáticas que as 48 da hering em geral tinham uma vedação inferior às 64 (de fato, tenho uma 64 da hering maravilhosa)

o resultado é que a cromática 48 da bends, no caso da tonica, a modelo top com palhetas de bronze, é uma cromática formidável. Achei o formato da tecla confortável e a calibragem da mola (que eu imagino que tenha sido idéia do eisinger) bastante boa. E por ela ser menor que uma 64, que eu já estou acostumado, eu acabo me sentindo confortável por ser mais leve.

a placa móvel da chave é revestida de teflon, o que a longo prazo, pode ser uma boa prá durabilidade da gaita. E pelo fato de ser 48 e ficar mais na região aguda, dá aquela impressão que ela responde melhor que uma 64... embora a resposta dela seja boa como um todo. A única sensação esquisita, mas não desagradável, é o cheio de "transfer", lembra daquelas revistas da sua infância que vinha com um cenário e vc aplicava personagens na cena raspando um plástico que tinha os decalques? É exatamente o cheio que eu sinto dela :-)

no mais, continuo sentindo um pouco de falta dos graves, então quem sabe, no futuro, a Bends não lance uma versão "grave" da cromática 48?

quanto ao visual, a gaita é muito bonita, mas quero ver ainda se ela sobrevive ao descascamento. Mas isso é o de menos. Sendo boa, é o que importa.

Cromática não se compra todo dia, mas o preço é bastante salgado. R$ 248. Sem frete, pq comprei na mão do Morenno. Mais cara que uma Hering 64 (R$ 244). A hering/rex 48 sai a R$ 198 e a Bends allegro a R$ 229. Uma CX-12 da Hohner sai em torno de US$ 130 = R$ 230 e uma Suzuki Chromatix 12 sai a US$ 110 = R$ 195 (se alguém trouxer para vc na bagagem, claro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário