segunda-feira, 18 de julho de 2005

dia do zé e os seis pontos do kenji - planos são sempre inúteis, mas planejar é fundamental (*)

(email para o gaitabh - 14 de Julho)

caros gaita-beagázicos

proponho instituirmos o dia do Zé.

explico-me.

1) o Zé tá sumido
2) tá todo mundo querendo tocar e ouvir música boa
3) tá todo mundo sem grana
4) tem um monte de gente na lista que fala menos do que falava meu hamster

essa situação é inaceitável, inadmissível e impossível

o dia do Zé seria um dia para

1) acharmos o Zé
2) tocar e ouvir música boa
3) hummmm vamos acabar gastando mais um pouco nisso, é verdade
4) achar as pessoas da lista, e de fora dela

o dia do Zé é uma idéia ambiciosa, e embora não necessite de vultuosas quantias de dinheiro escondidas em maletas ou cuecas, exige propaganda boca-a-boca, coordenação, logística e alguma preparação anterior. Eu queria que fosse principalmente um treco legal para a galera que ainda não entrou no esquema e para o Zé, em retribuição à sua presença retórica- dialética- marxista- histórica- blueseira- adjetiva- filosófica- cervejística- proparoxítona

se o flávio vai fazer um show no fim-de-semana do meu aniversário e se vamos ter um workshop dele provavelmente no dia anterior ou no mesmo dia de manhã, pq não fazer um evento à tarde antes do show e antes do meu aniversário, celebrando os 250 anos de existência do Zé?

sem mais pelo momento, estejam avisados

[]

Kenji
_______________________
http://kenjiria.blogspot.com
http://gaitabh.blogspot.com



(email para o gaitabh - 15 de Julho)

é um email longo, como costumam ser meus emails, mas acho que é importante

primeiro lugar, fiquei agradavelmente surpreso com o encontro ontem. achei o quórum bom, achei a qualidade do workshop de manutenção excelente, e achei que funcionou muito bem o esquema do fred e do tarcísio apresentarem juntos, cada um dando sua dica de como fazer o que. A galera está fazendo o seu dever de casa mesmo e pelo jeito estamos todos salvos pq temos na cidade mais dois malucos que gostam de fazer manutenção de gaitas ;-) E quando eu falo que um workshop de manutenção foi excelente, está falando um cara que já conversou disso pessoalmente com o Gaspar VIanna, o Diogo Farias, o Junior Blues e o Ulysses Cazallas, ou seja, está excelente mesmo.

segundo lugar, apesar do problema do horário, a apresentação da Mari foi interessante e rendeu algumas questões dentro do carro que também são interessantes. Infelizmente, contudo, cheguei no terceiro ponto que eu queria chegar

terceiro lugar que eu queria chegar: a reunião 5a tem uma clara desvantagem em relação ao domingo: menos gente pode ir e dura menos. Claro que o nenhuma das duas apresentações (nem a da Mari sobre o Milteau nem a do Fred e Tarcísio sobre manutenção) iriam durar 20 minutos, e muito menos que a galera não ia querer bater um papo e tomar uma cerveja enquanto o DVD do Róbson tocava. Aliás, a grande graça dos encontros é justamente essa parte boa da galera se divertir

(... parte omitida do email oririginal propondo datas e o documento de apresentação sobre manutenção ...)

quarto lugar é que no domingo ficou claro que tá faltando a galera tocar mesmo, e seria muito desperdício da nossa parte não tocar nos encontros mesmo. Eu acho até que alguma coisa bacana pode surgir, do tipo a galera combinar de tirar música junto, manter repertório, etc. Um ponto interessante (e isso faz parte do meu mein kampf - vide post anterior) que a turma da Clara faz, por exemplo, é que eles são uma orquestra de gaita com algum repertório ensaiado, o que significa que eles podem simplesmente se apresentar em N eventos com uma qualidade garantida.

Na minha cabeça doentia, eu acho que a gente devia considerar seriamente de cada um (ou pares) ensaiarem alguns blues específicos bem ensaiados para a gente montar uma espécie de COMBO (combo = combined). Para quem não sabe, uma COMBO (não confundir com TOMBO, a fabricante das Lee Oskars) é um grupo de músicos tocando juntos sem ser necessariamente uma banda, mas não sendo apenas uma JAM, pq a JAM é improvisada na hora. De posse das músicas ensaiadas, ou se arruma uma banda de apoio[1] (mais trabalho e menos dinheiro) ou se contrata[2] uma banda de apoio (mais dinheiro e menos trabalho) e se faz um show onde nenhum gaitista individualmente precisa ensaiar
muitas músicas, mas se cada um toca umas 2 ou 3, bem treinadas, vira um show que é um banquete de gaita, divertido prá todo mundo, e uma vez ensaiado, apresentável

A diferença entre [1] e [2] é que [1] significa tocar o que os caras tocam, e [2] significa mandar os caras tocarem o que a gente quer tocar, pq vc está pagando. Cada um tem suas vantagens.

a questão de ser apresentável me leva ao quinto tópico, que é a produção de material. Já estamos formalizando material escrito, e isso é muito legal mesmo. No entanto, ainda não temos uma câmera de vídeo decente (eu mesmo estou olhando. prá que vcs acham que eu estou vendendo minha tralha?) para filmar tudo o que é apresentável. Shows, ensaios, as próprias apresentações, e etc. Vocês já repararam como existem poucos vídeos de gaitistas e muitos vídeos de filmes de ação com atores horríveis, histórias horríveis, explosões na capa e que passam na bandeirantes durante a semana à noite? Não parece injusto? Eu tb acho.

mas para que filmar? aliás, para quem filmar? esse é o sexto tópico. filmar tudo gera um material bacana que pode ser enviado para pessoas que estão longe. Senti isso na pele quando mandei o minas harp pro bresslau e pro bruno. Quem já ficou um bom tempo fora do Brasil sabe a dureza e a saudade que é e o quanto uma fita de vídeo dessas é legal. Mais ainda, e mais importante tb, as pessoas se juntam para ver um vídeo ao mesmo tempo. Não é como ler o material de um site. O vídeo une as pessoas, portanto, é a mídia ideal para outros grupos de estudos, como o de campinas, o de santos e o grupo da clara em SP. E os outros grupos que vierem a surgir.

e para que mandar essas coisas pro pessoal que está longe e pros outros grupos de estudos? para a futura sociedade brasileira de harmônica, claro! ;-) não foi para isso que eu vim? ;-) [lógico que não, todo mundo sabe que o SBRAH é uma desculpa esfarrapada do Kenji prá ele ouvir gaita e tomar cerveja hheheehhehe]

[]

Kenji
_______________________
http://kenjiria.blogspot.com
http://gaitabh.blogspot.com




(*) O Cássio que me disse isso, mas não duvido que ele tenha copiado de algum outro lugar tb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário