segunda-feira, 2 de outubro de 2006

em direção a uma instituição formal de gaita


A euforia com a entrada da Bends no mercado requentou uma velha discussão sobre criar uma associação de gaitistas formal.

Leia os dois emails seguintes para saber o que está acontecendo e o que está sendo proposto.

Um pessoal de Santos-SP e Juiz de Fora-MG já se manifestou...

>>>>>>>

E aí, gente?

Sempre houve, circulando no ar, uma idéia de fazermos uma caixinha para patrocinarmos, promovermos ou incentivarmos os eventos de interesse comum da turma.

Este é exatamente o conceito legal de associação. Pessoas se unindo para atingir um fim comum ou para defender interesses comuns.

Esta idéia nunca foi concretizada, acredito que por falta de foco e por que algumas pessoas não teriam tempo para assumir algumas responsabilidades. Ainda tem que ter um sujeito responsável pela grana da caixinha.

Há uns dias, surgiu no gaita-L uma discussão sobre criarmos um SBRAH, ou seja, um SPAH curumim.

Acho que todos chegamos a um consenso de que ainda falta muita organização e estrutura pra isso.

Porém, nós aqui de BH e por que não, de MG, temos um relacionamento mais próximo, que pode viabilizar a coisa.

Eu queria fazer uma associação. Direitinho. Formal. Não é complicado e é seguro pra todo mundo que quiser contribuir.

Eu estava pensando em cada um dar tipo $10,00 por mês. Ou até mais, R$15,00 ou R$20,00.

Este dinheiro iria para a “caixinha” e depois nós iríamos deliberar o que fazer com ele, em reunião.

Os custos pra legalizar a coisa: em torno de R$200,00 pro cartório e mais uns R$100,00 pra registro do CNPJ na receita. Também vai ter outras despesinhas como o registro de atas no cartório e etc.

Mas o legal é que, uma vez constituída e com personalidade ela pode representar a turma, ou o grupo.

Eu acho assim melhor, mas tem que ver se vai dar quorum.

Quem aí topa, eu preciso de pelo menos uns 10 pra ver se o negócio é viável. Menos que isso já não dá.

Se não tiver gente interessada, eu nem vejo o estatuto e tal...

Quem animar, manda um email pra osmar.bhz@terra.com.br

valeu!

To lá no samir sexta!

Osmar

>>>>>>>>>>>

continuando a discussão sobre criar uma associação lavrada em
cartório, com estatuto e todo o suporte jurídico necessário

ontem conversamos, osmar, samir, édson, mariana e eu

pelo que eu conversei e pelo que o osmar explicou, eu entendi a coisa assim

segundo o osmar, para abrir uma associação custa em torno de R$ 450

o estatuto e as atas da reunião precisam ser registrados em cartório.
a cada ata, vai uns R$ 20~R$ 30

o estatuto especifica uma diretriz muito geral sobre a função da
associação: algo como "fomentar eventos e iniciativas relacionados à
gaita"

a associação poderia funcionar com um sistema de quotas, onde cada
contribuição mensal seria definida conforme o número de quotas que o
associado gostaria de ter, refletindo no poder de voto do associado.
por exemplo, 1 quota = R$ 10 / mês

uma vez criada a associação, a primeira coisa a ser votada seria o que
fazer com o dinheiro, que evidentemente precisa condizer com o
estatuto. uma idéia inicial seria patrocinar um evento anual

uma questão levantada foi "se a idéia é fazer uma caixinha, pq não
fazer informalmente?", é uma dúvida condizente

eu acredito que criando uma associação e atrelar uma conta bancária à
esta associação traz mais confiança à pessoa que quiser se associar
(ela sabe prá onde vai o dinheiro e que o destino dele depende pelo
menos de uma assembléia da qual ele faz parte)

também promove a participação de pessoas de fora, pq não há panelinha.
Uma associação tem formalidades e regras claras.

mesmo na discussão a nível de BH, teve gente de outros estados se
manifestando. Segundo o Osmar, seria economicamente viável caso umas
dez pessoas começassem a associação. Eu acho difícil que se consiga
juntar 10 pessoas em BH, mas talvez possa-se alcançar este número
incluindo gente de outras cidade/estados. Depende do interesse de cada
um. tem gente que não patrocinaria algo fora de sua cidade, tem gente
que paga prá participar do SPAH daqui do Brasil

pode-se especificar por exemplo que assuntos das assembléias possam
ser votadas pela internet

além do mais, o evento anual não precisa ser o único objetivo da
associação, mas pode ser um pontapé inicial

eu sei que precisa começar de algum lugar

é isto, por enquanto

[]

Kenji

Nenhum comentário:

Postar um comentário