Estamos no momento participando da discussão sobre a criação da SBRAH, a formalização dessa associação de gaitistas que já existe informalmente no Brasil há vários anos.
O Kenji e o Eisinger estão coordenando a discussão, e durante a primeira hora o Kenji fez uma apresentação bem detalhada da idéia. O arquivo power point pode ser baixado aqui.
No momento vários assuntos estão sendo discutidos, o Morenno apresentou a sua loja e as possibilidades de parceria com o SBRAH.
A Clara, muito sensatamente, colocou em jogo a necessidade de um ponta-pé inicial.
14:28 Kenji sugere a criação de um cronograma durante o encontro na chácara.
14:29 Kenji: burocracia parece ser dominável. Fechar um grupo de foco para iniciar o SBRAH.
14:30 Clara relata sobre a sua experiência em Klingenthal.
14:30 Eisinger relata a sua experiência em Trossingen, no WHF 2005.
14:33 Eisinger reforça a importância do WHF em projetar talentos novos na gaita cromática clássica.
14:35 Eu chamei a atenção para o fato de que o momento no Brasil é muito proício, com muita atividade acontecendo pelo país a fora e duas fábricas antenadas na necessidade de divulgação da gaita.
14:41 Organização do terceiro setor hoje em dia é diferente. Sociedades civis de interesse público. Interesses variados, a abrangência deve ser mais universal. A gaita é muito bonita, mas está muito escondida. Incluir o público meramente espectador. (não reconheci a voz de quem falou)
14:44 Kenji: a idéia não é transformar o público em gaitistas, mas disponibilizar a informação para simpatizantes, principalmente aqueles que não são atendidos pelas listas de discussão. Divulgar eventos, músicos, orquestras.
14:46 Kenji: promoção de workshops com foco em educação para parcerias onde todos saem ganhando pela divulgação mais forte da gaita. Exemplo do Pandeiro Mineiro.
14:48 Paralelos entre pandeiro e gaita.
14:49 Pandeiro tem uma ligação com a identidade cultural brasileira muito forte. Resgatar essa ligação para a gaita, exemplo do Edu da Gaita. (Kenji)
14:50 Evitar o erro de avaliar a gaita a partir do nível da técnica de execução. Foco nas pessoas que simplesmente gostam da gaita.
14:51 Kenji: SBRAH deve começar pro "bootstraping", com recursos próprios com um bom projeto e realismo.
14:52 Eisinger apresenta um sistema de apoio a associações por um sistema de cotas e isenção de impostos.
14:54 Qualquer divulgação vai ajudar gaitistas profissionais. Associados conhecidos podem chamar membros (Flávio Guimarães, por exemplo).
Eu acredito pessoalmente que conseguiremos alguns gaitistas muito, muito bons como membros fundadores da associação.
14:56 publicar as informações da SBRAH no http://www.gaita-l.com/.
14:58 Finalização do evento, divulgação do blog Gaita-bh.
15:00 Pequenq jam session transatlântica numa gaita em Fá grave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário