
Provavelmente focado no público juvenil, é uma leitura agradável e fácil, e se não vai te ensinar as técnicas mais esotéricas, pelo menos dá uma boa introdução geral e aborda temas diversos sobre como escolher as gaitas que vc vai comprar, como montar sua banda, como ler tablaturas e partituras (o mínimo) e muitos et ceteras adjacentes do todo que envolve tocar gaita, o que me pareceu uma boa idéia. Afinal, se vc quer um livro sobre as coisas "sérias" de gaita, você pode ir no Harp Handbook do Steve Baker direto e sem dó (aliás, o prefácio é do Steve Baker).
Acho que, se atendo a este propósito de dar uma geral inicial no instrumento e, sobretudo, tentar ir por um caminho por onde a gaita é mais uma diversão que uma rotina de competição de egos, provavelmente este livro contribui muito mais para a formação de gaitistas, que não precisam necessariamente serem virtuoses da gaita. E provavelmente, a grande maioria dos alunos de gaita não sobrevivem à frustração de 6 meses sem ter virado um gênio da gaita (exceto, claro, se o objetivo for tocar igual ao Bob Dylan, Alanis, Bono e Gessinger)
Tem um capítulo inteiro sobre bends, e à primeira vista, parece ter dicas realmente boas.
Para o gaitista de nível intermediário, o livro provavelmente acrescenta pouco, mas mesmo assim, acho que merece uma leitura pq é salpicado de dicas da vivência dos autores.
Para seu propósito, eu diria que ele se sai bem, mas vou ler ainda prá formar devidamente opinião. No mais, é uma pena que não haja uma versão em português (que eu saiba) deste livro. Prá quem não pretende ganhar a vida tocando, acho mais que saudável que haja um livro que aborde o instrumento como um hobby saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário