sexta-feira, 8 de julho de 2005

grupo de estudos - por que apresentar?

bem, já vou avisando pros que não me conhecem, que apesar de ser empolgado, eu sou um gaitista relapso e meia-boca. se eu não tenho motivação para arrumar tempo e me forçar a estudar, eu não estudo e não saio do lugar. Por isso que a idéia do grupo de estudos me agrada.

eu sei que eu fico enchendo o saco de todos vcs falando que vcs precisam apresentar, etc e tal. Ninguém tem tempo e todo mundo tem vergonha de ser julgado lá na frente. O mundo é injusto mesmo. Muito de uma coisa e pouco de outra coisa. Devia ser o contrário.

mas o fato é que desde quando eu fazia o site do gaita-bh, que eu me forçava a 1 vez por mês pesquisar sobre alguma coisa de gaita, que eu não tinha tanta informação útil. Na verdade, todo mundo aqui sabe onde está a informação e o que é preciso para ser um bom gaitista, mas poucos estão dispostos a fazer o que é necessário pq temos filhos, contas a pagar, namoradas, família, trabalho e outras atividades. E claro, nossa cama também.

mas encarecidamente, eu peço que vcs tentem preparar apenas 1 apresentação, mas que seja de um assunto que realmente lhe interesse. E gaste 30 minutos em 3 dias pesquisando isso na web. Use e abuse do google, do orkut e do gmail. Entre no harp-l e saia lá perguntando. Estou falando de cadeira pq aconteceu comigo. O negócio é uma cachaça, vc começa e não quer parar mais.

por exemplo, eu estou preparando material sobre gaitistas rápidos. desde então, o que eu achei e que vai aparecer na apresentação?

- um artigo do Richard Hunter sobre o John Popper muito bom
- técnicas e exercícios de um dos melhores sites de gaita que há, o Harp On
- uma entrevista no planet harmonica com Jason Ricci
- uma foto do john popper numa prisão do texas por porte de maconha

e aí vc entra no harp-l e (no meu caso, que eu já fui do harp-l antes) lembra como era ter informação ao alcance da mão. Em 24h, vc está trocando emails com o próprio Jason Ricci, com o Robert Bofiglio, com um monte de gaitistas de bluegrass (e eles são rápidos), com o Del Junco e os caras estão te mandando links e mp3 e sites onde vc baixa shows inteiros de gaitistas que vc nunca ouviu na vida falar.

confirmo para vcs que só nesse processo, o que eu aprendi sobre velocidade, mesmo não sendo um bom gaitista, ainda menos rápido, não está no gibi. Pelo menos se um dia eu resolver que quero tocar rápido, já vou saber por onde ir e a quem recorrer.

e até mesmo conhecer o trabalho do Jason Ricci, que vcs vão ver, vai horrorizar vocês.

e sobre a hering, eu estou pensando em estender e falar de outras fábricas, pq acho que eu conheço até bem a Hering e não teria muito o que aprender sobre ela. E de repente estou achando material sobre a hohner, a seidel, a huang e mais algumas fábricas que eu nem sabia que existiam e que, pasmem, parecem estar com fatias de mercado maiores que a hering nos states... e aí vc começa a entender um monte de coisas sobre a estratégia de marketing da hering.

lembra da propagando do mon bijou, que ficava comparando o tempo todo o mon bijou com o confort, pq na verdade eles queriam que o consumidor ignorasse uma terceira marca mais barata que estava surgindo na mesma época, achando que só existia confort e mon bijou? pois é.

o que o kenji quer com isso tudo? pq ele perde o tempo dele?

1) curto prazo: diversão. mais shows de gaita. mais gaitistas bons. mais música boa. muitos dos melhores amigos do kenji são gaitistas que ele conheceu.

2) longo prazo: o SPAH brasileiro

vejo vcs no domingo, lá no grupo de estudos

data, local, etc
http://planeta.terra.com.br/arte/dejablue/gegbh

[]

Kenji
_______________________
http://kenjiria.blogspot.com
http://gaitabh.blogspot.com

13 comentários:

  1. Só para vc saber, estou articulando algo parecido com o pessoal aqui de SP. Se der certo, vamos mandar as nossas contribuições também.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Isso eh um movimento coordenado? Tive estah mesma ideia por aqui, juntamente com o Paulo Gazela e o Fernando Xavier. Estamos pensando em estudar nao somente assuntos referntes a gaita, mas tb a formacao de naipes de gaita que possam ser inseridos em contextos de bandas de blues, como naipes de metais. Estou comecando a preparar alguma coisa relacionada a progressao de acordes e aberturas... Fico muito feliz pela sua iniciativa...

    ResponderExcluir
  3. Hei Eisinger,
    podemos tentar fazer algo juntos, já que de Campinas a SP não é tão longe assim. Vou te mandar email.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. o pessoal de santos tb está fazendo grupos de estudos. aqui, a idéia é disponibilizar na web mesmo e promover integração nacional

    SPAH daqui a 5 anos... mantendo o foco... ;-)

    ResponderExcluir
  5. Manter o foco... Bom por falar nisso, vou ser obrigado a armar um seminario de sobre cromatismo na harmonica diatonica caso minha bolsa de Iniciacao Cientifica seja aprovada Pq? Tenho que coletar os dados de gaitistas que executem as tecnicas. Por conta disso jah conversei com o Otavio Castro e o Tiago Cerveira que toparam participar da pesquisa... Cruzem os dedos...

    ResponderExcluir
  6. eisinger, vc já deve conhecer, senão, conheça

    http://www.patmissin.com/ffaq/q35.html

    ResponderExcluir
  7. Pelo jeito tem outros artigos de fisica que eu nao conhecia... valeu... Vou precisar deles... Estudando o artigo do Bahnson deu pra encontrar umas coisas interessantes na fisica das palhetas... depois te falo dos meus planos...

    ResponderExcluir
  8. SPAH, SBAH OU SBRAH? Serei membro fundador!
    Eisinger, vc vem prá cá ou nao?
    B.

    ResponderExcluir
  9. To tentando Bresslau, to tentando... ta dificil conseguir as passagens... Descobri que tem uma defesa de doutorado falando sobre modelagem fisica da gaita que tem umas 200 paginas, foda, muito foda... O cara fez o modelo computacional e pelo jeito chegou em bons resultados. E o grupo Kenji? Como foi a reuniao?

    ResponderExcluir
  10. cara, foi um sucesso. apareceram umas 10 pessoas e eu estava prevendo que duraria 2h se fosse fraco e duraria 4h se fosse bom. durou 6 horas...

    e eu estava imaginando que pouca gente ia querer continuar e que o próximo encontro seria em 15 dias, mas várias pessoas se ofereceram para apresentar e o próximo encontro é 5a agora.

    acho que a galera tava meio seca de gaita ;-)

    ResponderExcluir
  11. Com certeza... quando varios gaitistas se encontram o tempo passa rapido... Muita informação para passar e receber... tenho que ir ai...

    ResponderExcluir
  12. vai treinando os chorinhos... agora que eu descobri que o pai da namorada de um gaitista tem banda profissional de chorinho e que toca regularmente aqui em BH... ;-)

    ResponderExcluir