domingo, 17 de dezembro de 2006

Retrospectiva 2006

Já é quase Natal e 2006 está quase no fim. E o bom de se ter um blog é poder olhar para trás e avaliar como foi o ano.

Este blog começou logo depois que eu voltei de D.C. Eu fui para lá durante o carnaval e voltei dia primeiro de abril. Logo depois, abri este blog.

A primeira coisa em que eu me envolvi foi na barbearia. A experiência da barbearia nos states me levou a tentar uma iniciativa parecida em Belo Horizonte, e que levou também a uma iniciativa parecida em Campinas-SP. Durou uns 7 encontros, minguando no meio da copa do mundo. Minha conclusão: o modelo americano não se aplica a BH. BH Não tem gente suficientemente interessada e os músicos profissionais também não se interessam. Ao contrário dos states, onde mesmo os músicos profissionais gostam de tocar por prazer na barbearia de lá, os músicos daqui não se empolgaram com a idéia. Apesar dos professores de gaita, ou se existirem, professores de guitarra com inclinação blues teoricamente terem interesse neste tipo de iniciativa, não foi algo que colou. Não sei se foi o dia (domingo) ou o horário (alternado entre tarde e noite) ou o modelo anárquico de jam session acústico. O fato é que se no Brasil é verdade que uma roda de samba ou choro é coisa fácil de se encontrar, o mesmo não se pode dizer do blues. O blues aqui é cultura da elite, não é uma manifestação popular, portanto não tem a mesma força. Não é ressentimento, é constatação.

A barbearia foi, no entanto, muito legal para atrair pessoas que gostam de blues para dentro da "panela". Gente que gosta muito, gente que tem o espírito do blues, gente que eu tive satisfação de conhecer através do evento. Infelizmente não teve massa crítica.

Ao mesmo tempo, uma jam memorável com vários gaitistas de BH e mais alguns amigos de SP como a Clara, o Carlini, o Eisinger e o Fernando Xavier marcaram o meio do ano com um grande encontro e uma grande confraternização, logo após a vinda do Sérgio Duarte a BH pelo Minas Harp do Leandro Ferrari. Também ajudou a trazer para a "panela" outros gaitistas que estão batalhando o caminho deles como o Tarcísio, o Alfredo e a Andréa, entre outros.

Veio então a notícia oficial da Bends como a nova fábrica de gaitas, afinada com o gaita-l, sangue novo entusiasmado com a possibilidade de fazer novas gaitas com qualidade superior e muitas idéias novas, aquecendo muito o mercado. Foi a grande notícia do ano. Fui conhecer mais na expomusic em SP e é certo que a aposta é alta.

Marcelo Batista, gaitista tradicional da cidade, aposentou das aulas de português e voltou a se dedicar com força total à harmônica, e finalmente, depois de anos, pode-se ver shows dele novamente.

O show dos BH Harmônica Combo no Otoni 16 foi por água abaixo com a notícia de que o bar estava mudando de direção. A primeira notícia triste do ano.

A segunda notícia triste veio com o falecimento de Ulysses Cazallas, recém-contratado pela Bends. A comunidade gaitística ficou de luto. Não posso dizer que não fiquei pensando um bocado em muita coisa depois disso. De vez em quando, olho para uma foto minha com a Lud e ele na casa dele em Camboriú, e penso nele como uma espécie de oração, como se de alguma forma, ele pudesse me inspirar a ser um gaitista melhor de onde ele está.

Aguardam para sair do forno, os já praticamente prontos CDs do Leandro Ferrari (MG) e do Rodrigo Eberienos (RJ). O primeiro eu não ouvi, o segundo eu ouvi e é um grande cd, de um grande gaitista, em ótima forma.

SP também agitou o cenário com o movimento GaitaGroove, encabeçado pelo Carlini e acompanhado de perto pelo Fernando e pelo Tostines. Confira a faixa do Tostines no CD do gaita-l deste ano e confira do que estou falando.

Logo em seguida, um dos maiores barracos na lista do gaita-l entre o Fernóia e o Benevides e a discussão eterna da criação da Sociedade Brasileira de Harmônicas agitaram a lista, que rapidamente voltou ao normal, após muitas discussões acaloradas.

O CD do gaita-l 2006, que já está pronto, tem data de lançamento marcada para o fim de janeiro de 2007, aguardado a presença do Bresslau e de vários gaitistas de SP, num mês culturalmente "morto" de BH. Estou negociando apoios para o evento, mas adianto desde já que não abrir mão do caráter independente do evento. O cd do gaita-l, do qual me despeço neste, sempre teve seu lançamento associado a jams abertas e sua idéia sempre foi o de promover gaitistas iniciantes, ainda sem espaço no cenário. Não vai ser diferente, nessa minha despedida.

E vários outros gaitistas estão trabalhando duro. O Trio Vira-Lata fez bonito na europa e lançou cd (me prometeram ele hehehehehe) e os gaitistas de BH nunca estiveram tão ocupados. São frequentes os shows semanais com Pedro Kokaev, Leandro Ferrari, Samir Chammas, Osmar, Marcelo Batista e mais alguns que eu ainda não vi. O Odilara/Alarido da Andréa tb tem gaita. Mariana Borssatto foi para a Argentina, pegar um pouco da habilidade cromática dos incríveis gaitistas argentinos.

Del Junco veio à argentina mas não passou pelo Brasil, ao contrário de Howard Levy, que trouxe os argentinos até SP para conferir os shows no SESC. Não pude ir em nenhum dos dois, mas penso que já tive sorte suficiente em conhecer a barbearia em D.C.

Também foi o ano em que eu comprei minha filmadora e desde então tenho feito coletâneas em DVD, colocando algumas coisas no youtube e mandando algumas coisas pelo correio. Registrando. Como sempre. Minha banda vai bem, fez um show bacana numa terça à noite, talvez faça outros no início do ano que vem.

A galera está um pouco dispersa. Eu tenho minha parcela nisso também. Mas sei que o Zé tá trampando um bocado prá pagar as contas, o Édson tb, o Osmar parece mais ocupado do que nunca e a Mariana está no país vizinho. A vida social de todo mundo deve estar corrida e eu ando com poucos projetos de gaita, ou os que eu tentei acabaram por terminar de uma forma ou outra, para darem lugar a outros projetos no ano que vem. Mas com a câmera, eu estou registrando o que posso. Da galera, tenho visto mais o Alfredo, ainda assim mais por causa do pandeiro, que a Lud estuda.

Teve o Fórum no Ceará com alguns shows em outros lugares do Nordeste, e parece que a coisa engrenou de vez. Parece que vai render. O pessoal lá tá fazendo um ótimo trabalho.

O Orkut tb se revelou um incrível espaço de encontro dos gaitistas mais novos, avessos às velhas e arcaicas listas de discussão. O Ferrari mantém uma das maiores listas, o gaita-brasil. Infelizmente, o orkut permite que determinados posts sejam apagados pelo admin. Nisso eu prefiro o gaita-l. Ou o harp-l. E diminuí meu contato com o Orkut.

Vejamos o que 2007 nos reserva. 2006 foi um ano cheio de coisas boas e ruins. Ouvi muita coisa, como não ouvia há tempos. Teremos as famosas gaitas bends e vejamos com o que a hering vai contra-atacar. O blog do Sérgio (gaitablog, veja na lista ao lado) têm feito um ótimo trabalho, o site sobesom da Lu Vaz também, mas no geral, eu sinto uma certa acomodação mas fora estes dois sites, eu sinto uma certa acomodação. Ou talvez, quem gosta de se meter em confusão por causa de gaita como eu, sempre ache que as coisas nunca estão tão boas quanto deveriam ;-)

Feliz Natal, Feliz Ano Novo, tomara que a gente se veja de novo e que os ventos da gaita soprem cada vez mais.

Ontem, no show da Rodica com o Ferrari, encontrei o Zé e o Osmar. Como de costume, chamei os dois de "tratantes" por não terem ido ao meu show ;-) mas apesar do Zé passar bons minutos me explicando que ele anda sumido dos shows pq tá trabalhando feito um louco, meio que me passando um pito dizendo "vc não tá passando a barra que eu estou passando, não venha me cobrar presença nessas coisas", eu não estou cobrando presença. Só estou expressando que sinto falta das boas companhias nos shows. Mas tenho certeza que nem sempre podemos o que queremos, senão eu também teria ido ao Del Junco e ao Levy em 2006... Quem sou eu prá cobrar presença dos outros. Eu quero é viabilizar as coisas. Ao mesmo tempo, fiquei feliz do Zé ter ficado feliz por eu ter passado o bastão do cd do gaita-l adiante. Ele entendeu perfeitamente o meu ponto.

SBRAH 2010. A hype na lista passou, um monte de gente falou que ia fazer e nada ainda. Por isso que eu falo SBRAH 2010 e não SBRAH 2007.

5 comentários:

  1. Sugestões sempre serão bem vindas Kenji, especialmente vindas de você. Seja direto na sua critica pois ficou meio vago. Pode me mandar por e-mail?

    Sinceramente a falta de tempo nos obriga a ser sucinto de direto muitas vezes.

    Ótimo post este.

    Aquele esquema que eu tinha te falado de avaliação das gaitas e cds dos gaitistas está sendo contruído, minha meta é deixar online poe volta dia 15 de janeiro, mas ainda não fixei esse prazo.

    O endereço será www.gaitanet.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. post retificado. por favor, leia novamente ;-)

    ResponderExcluir
  3. Eu entendi,

    mas Kenji na boa quando tiver reclamação faça! vamos plantar sementes na galera pra colher o fruto mt na frente. É preciso que o trabalho seja bem feito, então qnd num gostar de algo fale mesmo.

    Um feliz natal aí pra você e sua esposa, muita felicidade e saúde!

    abraços

    ResponderExcluir
  4. SBRAH 2010, sem dúvida. Deixa a poeira baixar por aqui, que eu retomo o fio da meada lá na lista. Quero ver o que o Osmar conseguiu juntar, e coordenar com o Almirante a parte jurídica. Depois disso, vem o resto.
    Ou talvez comece com algo concreto, como www.sbrah.org.br e www.gaita-l.org.br.
    Bom 2007!
    Bresslau

    ResponderExcluir
  5. sou gaitista toco em barbacena e ja fizz participaçao especial no festival internacional de blues em rio das ostras,ai estou no orkut .quem quise ache esquilo
    a gente bate umm plllaaaaa

    ResponderExcluir