quarta-feira, 14 de março de 2007

Adam, Satan, Adam

Tem gente que é louca. Mesmo. E o Adam Gussow é um desses caras. Gaitista pouco conhecido no Brasil, porém de excelente qualidade. Eu mesmo tenho que confessar que conheço pouco dele, mas me parece, além de um ótimo músico, ser também uma ótima pessoa.
Ele é mais conhecido pelo seu trabalho com Mr. Satan, na dupla Satan & Adam. O Mr. Satan é uma figura icônica do Harlem, um músico aparentemente que já foi reconhecidíssimo e que poderia ter entrado no "business" mas recusou, preferindo tocar guitarra e bateria nas ruas todo dia. Até que um dia um branquelo da faculdade perguntou se poderia tocar com ele. Era o Adam.
Bem, mas voltando às pessoas loucas. Que o Mr. Satan é louco, isso é estereotipicamente claro, porém a maioria das pessoas prefere dizer que ele é excêntrico. Agora, o Adam, com a cara de bom moço dele não parece nem um pouco louco. Mas é. E a prova disso é a série de vídeos-aula gratuitos que ele colocou no Youtube para quem quiser ver, ver. Além de aulas de gaita, ele também colocou alguns vídeos da dupla que são bem interessantes.
Bem, antes que eu me esqueça, aqui o link:
http://www.youtube.com/profile?user=KudzuRunner

Eu acredito que vai ter um monte de gente reclamando. Que o cara vai acabar com o mercado de vídeo-aula disponibilizando isso tudo de graça. Que ele está mais prejudicando a categoria, do que trazendo iluminação para as grandes massas. Realmente, eu até acredito que a venda de algumas vídeo-aulas, principalmente em inglês, possa cair. E que alguns autores e editores sairão prejudicados.

Por outro lado, esse é o novo paradigma da internet: as pessoas acabam disponibilizando trabalho, informação e conteúdo de graça pelo simples prazer de fazer algo construtivo, ou pela vontade de ter milhões de amigos no Orkut, ou qualquer outro site da moda. Reconhecimento. Temos que nos acostumar com essa idéia. Hoje em dia é possível se abastecer de música, filmes, livros, métodos, aulas, catálogos, fotos, imagens, tipografias, textos, jam tracks de graça. E tudo isso de forma legal. E com boa qualidade.
Aliás, esse blog mesmo é um exemplo disso. Modéstia à parte, para receber informações atuais e de qualidade de um assunto específico como essas daqui, antigamente era necessário ser membro de alguma associação e pagar por uma revista impressa de baixa freqüência. E em troca de quê o Kenji e o Bresslau fazem isso? Não é dinheiro. Eu gosto de usar o blog para trocar idéias com meu amigo nipônico. Além do quê, acredito ingenuamnte que, com esse trabalho, estou levando mais pessoas a tocar um instrumento musical com gosto. Não sei dos motivos dele, mas não devem ser muito diferentes. Aplausos não esperamos. Se bem que um ou outro comentário com mais freqüência por aqui potencializaria a utilildade deste folhetim.
Mas chega de babar ovo para nós mesmos. O fato é que o Adam é louco e teve muito, mas muito trabalho para fazer os vídeos dele, que são muitos. Então eu recomendo que vocês dêem uma boa olhada.

Um comentário:

  1. o altruísmo da web é certamente o grande carrapato de todo economista. como explicar em termos de racionalismo econômico, a motivação de quem se dispõe a fazer as coisas e disponibilizar na web?

    de quem escreve código open source, de quem escreve artigos, de quem escreve até livros... se vc pesquisar, vc vai achar até alguns papers modelando matematicamente (para "provar o ponto") de que a grande motivação são os benefícios indiretos, tais como fama, prestígio e reconhecimento...

    o fato é que se há aplausos ou não, a grande maioria dos altruístas da web não o fazem pelos aplausos, embora fiquem até felizes de recebê-los. a grande maioria o faz na verdade por uma razão ideológica, baseada em seus valores morais. por algum motivo, estas pessoas acham importante contribuir para o todo, simplesmente pq essas pessoas acreditam que podem fazer alguma diferença num mundo tão cheio de coisas erradas.

    naturalmente a discussão mercadológica da informação livre é complicada. na minha área computeira, isso também acontece. que software vale a pena se desenvolver? somente aquele tipo que não haja um concorrente open source. a indústria é forçada a buscar outros nichos para ganhar $$

    é o que querendo ou não, vai acontecer com os gaitistas. pessoas irão disponibilizar na web métodos, músicas, vídeo aulas, e os gaitistas irão vender cada vez menos, ou terão que escrever métodos cada vez melhores. vai ser um processo doloroso, com certeza, e há quem diga que é uma espécie de dumping ou de concorrência desleal, mas, para o bem ou para o mal, é irreversível.

    ResponderExcluir