terça-feira, 8 de abril de 2008

crash course

causo...

um amigo meu me pergunta como que faz prá colocar gaita na música X e na música Y que a outra banda dele vai tocar. eu falo

"cara, me chama que eu dou a canja, pô"

e ele

"claro que chamo. o show é lá em Brumadinho :-)"

então lá vai o Kenji dar dicas relâmpago prá quem nunca tocou gaita poder tocar alguma coisa, dentro do que 1h de "aula" (sou um péssimo professor) podem ensinar

antes de mais nada, muitos anos atrás, eu fui num daqueles workshops de 1 tarde do Ferrari, lá na Serra, onde basicamente ele fazia uma conscientização do que é e até onde vai a gaita. Normal, é uma das melhores formas de mostrar para as pessoas a necessidade de um professor.

nessa ocasião, aparece um cara que fazia teatro, que queria saber como tocar gaita para uma peça que ele ia encenar. O Ferrari, educadamente, e pacientemente (por isso ele é um bom professor e eu nem me arrisco) explicou que gaita era um instrumento como outro qq e que da mesma forma que ele não conseguiria ensinar uma pessoa a tocar violão em 1 hora (nem uma música sequer), com gaita era o mesmo.

no fim das contas, o cara insistiu e o Ferrari acabou ensinando 1 ou 2 riffs pro cara. Bem, a mensagem é essa. As pessoas acham que é fácil e, no fim das contas, vc ensina um ou dois riffs pro cara.

então, sei lá, de repente alguém acha isso útil. A diferença nesse caso é que o meu amigo tem plena consciência que gaita é um buraco bem mais embaixo e que ele vai fazer o melhor possível dentro do prazo que ele tem. Na pior das hipóteses, ele pegou emprestado 2 gaitas comigo e economizou uma boa grana.

segurar a gaita. o jeito clássico. mão esquerda, tente deixar uma boa vedação, e a parte de trás aberta.

concha: é muito comum as pessoas terem dificuldade na concha e na vedação. O que eu sugeri pro cara não perder muito tempo nisso (ele toca domingo) foi ele fazer o vibrato com a mão solta, e não encaixada. Cansa mais e não é tão rápido, mas é mais fácil de fazer e tem um impacto visual bacana.

display: imprimi e mostrei prá ele onde estão as notas de cada gaita e expliquei o princípio básico da diatônica (1 oitava diatônica do 4 ao 7 e acompanhamentos nas laterais) e mostrei onde começa a segunda posição (5a justa), pq nas músicas onde ele vai levar gaita, é 2a posição na cabeça

embocadura: ninguém aprende embocadura em 1 dia. sugeri bico. prá mostrar uma boa embocadura (vedada porém solta), um bom modo é mostrar como fazer "warbles" ou "shakes", pq vc precisa de uma nota de cada vez (vedação) mas também precisa ir prum lado e pro outro rapidamente (solta). De quebra, é um efeito.

acordes: usar e abusar de acordes. experimentar vários em casa, experimentar usar a língua. Gaita é um instrumento que vem com acordes prontos, e embora isso não seja bonito como um belo timbre ou vibrato, as pessoas leigas parecem gostar de acordes. Isso é uma impressão puramente minha e do bob dylan ;-)

bend: eu não falei nada de bend, mas ele perguntou "o que é essa saturação que vc faz?". Todo mundo adora bend. Não é à toa que todo aluno já chega perguntando o que é o tal do bend. É pq bend é dramático, é legal. Eu desconfio que hajam muitas explicações para como o bend é produzido, mas eu apostei na da contração de garganta. A coisa mais importante é explicar que não é força, mas jeito, mas de qq forma, eu emprestei gaitas velhas pq EU SEI que ele vai tentar pela força pq EU TENTAVA pela força tb. Como ele não pode apertar a própria garganta enquanto toca, sugeri que ele, enquanto treinava, deixasse a cabeça cair para a frente enquanto ele aspirava o 6 sem mudar o fluxo de ar. O movimento contrai a garganta. OK, ele não pode ficar tocando fazendo "sim" com a cabeça, mas pelo menos ele pode ter uma noção de onde ir. Eu avisei que eu era um mau professor. Mas falei prá ele tentar em outras casas como a 3, a 2, pq tem muita gente que tem facilidade prá essa coisa de bend. Já ter precisão e afinação e timbre no bend é OUTRA HISTÓRIA.

vibrato: esquece. meu vibrato já é ruim, não sou eu quem vai ensinar vibrato. Agora me ocorre que eu poderia ter tentado ensinar vibrato "de língua" (UIUIUIUIUIU, igual naquele filme de kung fu redublado engraçado), que nas agudas é relativamente fácil. Melhor que ficar meses fazendo KAKAKAKAKA e KUKUKUKUKU ou HAHAHAHAHA e HUHUHUHUHU prá dentro

felizmente, o cara tem algum conhecimento de música, então com os displays que eu imprimi, ele pode escrever as próprias frases e transpor para uma tablatura ou algo que ele possa estudar até o dia do show. O que eu falei prá ele: "é melhor vc ter uma coisa meia-boca ensaiada que tentar improvisar lá na frente. Na pior das hipóteses, vc vai ter segurança e consciência do que está fazendo"

finalmente,

O QUE NÃO FAZER

o que eu chamo de "o fole", que é ficar soprando e aspirando no mesmo lugar. poucas coisas são mais horríveis que isso. sério. falei prá ele que ele pode e deve alternar sopros e aspiros (eu sei, isso é aleatório, mas eu tive 1h só prá dar uma geral) mas nunca no mesmo orifício. :-)

boa sorte prá ele e prá Brumadinho. Se ele puder virar mais um gaitista, tanto melhor. ;-) Não vai ser por falta de boa vontade da minha parte.

DISCLAIMER: Kenji não é professor de gaita, e recomenda a todos que querem aprender que procurem um professor de verdade, como o Leandro Ferrari, o Pedro Kokaev, o João Timponi e o Marcelo Batista.

Um comentário:

  1. O problema é que nem todo mundo tem consciência de que Gaita tb é um instrumento como outro qualquer, que precisa de estudo, dedicação e tudo mais. Foi uma boa iniciativa da sua parte ajudar o amigo :-D

    Abraço!

    ResponderExcluir