segunda-feira, 13 de abril de 2009

Longevidade de palhetas de aço na gaita cromática

Ouvindo um programa de rádio alemão sobre gaitas, com Steve Baker como entrevistado especial, em alemão, li o seguinte comentário do Frany Chmel, maior nome na cromática clássica no momento, talvez, fazer uma observação muito interessante sobre a longevidade de palhetas de aço na gaita cromática.
O Franz está desenvolvendo uma gaita própria para música clássica com palhetas de aço e o comentário dele deve ser interpretado assumindo que ele deve ter feito suas experiências com um protótipo dessa sua gaita própria. Meros mortais, porém, também têm acesso à uma gaita cromática com palhetas de aço da Seydel, a Saxony, como reportado no início do mês.
Aqui o comentário do Franz:
Zu Deiner Frage bezüglich Haltbarkeit:
Ich spiele nur Chrom...sehr laut..mit viel Vibrato.
Bei meinen Hohner Super 64, die ich fast 20 Jahre spielte, brach bereits nach ca. 25 Übungsstunden die erste Zunge.
Danach waren es 4-6 Zungen wöchentlich.
Ich führe Buch über Zungenbrüche:-)))
Nun haben wir Stahlzungen...das Ergebnis:
Ich spiele damit bereits über 1 000 Stunden!!!!!!!!!!!!! OHNE einen Zungenbruch und OHNE nachstimmen.
Aber nocheinmal: ich spiele Chrom!!
Soviel dazu..mehr in einigen Monaten auf meiner neuen Website:-))
Gruß
Franz

Sacaram? Eu sim :) Tradução, sintetizada, abaixo:
Eu toco cromática. Bem alto, com muito vibrato.
Nas minhas Hohner Super 64, que eu toquei por quase 20 anos, a primeira palheta começava a quebrar após 25 horas de ensaio.
Depois disso eram 4 a 6 palhetas por semana.
Eu anoto todas as quebras de palheta :-))
Agora temos as palhetas de aço... o resultado>
Eu toco com elas já há mais de 1000 horas!!!!!!!! SEM uma única quebra e SEM reafinação.
Mas, novamente, eu toco cromática!!
Mais sobre esse assunto em alguns meses no meu site novo :-))
Saudações,
Franz

Tá, no final acabei traduzindo palavra por palavra, vamos ver se essa observação é confirmada por outras fontes. Eu já ouvi de algumas pessoas que as gaitas 1847 da Seydel, diatônicas com palhetas de aço, também quebram... A minha ainda não quebrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário