quarta-feira, 30 de abril de 2008

hering em sampa

Cromática e cromatismo, eis a questão.

Nos dias 09 e 10 de maio o conservatório Souza Lima, localizado na Rua José Maria Lisboa, 745 - Jardins - São Paulo - SP, vai receber os endorsees Hering Harmonicas para o workshop Cromática e cromatismo, eis a questão.

O objetivo dos workshops é apresentar os usos e as especificidades técnicas da gaita cromática e da gaita diatônica na cromatização dentro da musica instrumental.

A improvisação é a arte de criar música no momento presente. Apesar de ser associada ao jazz, na verdade é uma arte muito antiga, encontrada em várias culturas e estilos. A improvisação será abordada sobre uma seqüência de acordes, comentando exemplos práticos de escalas, arpejos e patterns.

Será discutido também como a interação da técnica de expansão de notas com as noções de harmonia presentes nas obras de compositores brasileiros. Além disso, serão abordados exercícios para otimização do estudo da harmônica diatônica e mudanças de tonalidades aliadas à dicção melódica das frases.

Programação:

Dia 09/05 das 18 ás 20 horas - Guta Menezes e José Staneck.

Dia 10/05 das 16 ás 18 horas - Fabrício Casarejos e Otavio Castro.

Informações: (11) 3884 - 9149


via gaita-l

SESC TV

Dica da Clara

Hei Kenji,

como meu gtalk tá estranho segue o link para ver as coisas do instrumental sesc brasil pelo site
http://www.sescsp.org.br/sesc/sol/index_result.cfm?referencia=5218 nesse site vai até musica e clica em instrumental brasil. Aparece um hot site e na capa diz que o gabriel grossi toca na proxima sexta e o show do pablo e ted falcon deve ser só na outra sexta.
No historico dos programas procura no nome Marcio hallack, o Otavio Castro está tocando com ele. Show bacana tb.
Pelo site da pra ver tudo.

beijo

Clara


thanks! :-)

Jefferson na África

o blog sobretudo deu a dica

Jefferson Gonçalves vai tocar em Senegal de 2 a 9 de Junho. Nossos amigos africanos vão se divertir à beça!

sábado, 26 de abril de 2008

Descoberta de banda: Móveis Coloniais de Acajú

Através de uma foto da minha amiga HelenaN, descobri essa banda: Móveis Coloniais de Acajú.
O som é bem brasileiro, gostei. Dá para ter uma boa idéia da banda, uma vez que eles colocaram o CD inteiro para download no site. Mais uma banda que reforça a minha impressão de que bandas novas desistiram do modelo de negócios baseado exclusivamente em venda de CDs e estão apostando mais na renda provinda de shows.
Mas deixando os negócios de lado, saquem a foto que me chamou a atenção.
O gaitista em questão é o Eduardo Borém, responsável pela gaita cromática, escaleta e teclados. O uso dele da gaita é mais baseado em arranjos com o resto do naipe de metais, então a gaita, embora competentíssima, quase não aparece. Uma música que me chamou a atenção por causa da gaita é a Esquilo Não Samba.
Vale a pena conferir, eu garanto. E uma pergunta para vocês: alguém conhece o Eduardo? Ele é mineiro.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

João Timponi no Big Owl

Oi galera,,
vou estar amanhã, quinta feira no Bigowl, Grupo Anonimato, a partir das 21:00h. Espero por vocês.

Como chegar lá:
Parta do BH Shopping pela estrada MG-030 (a estrada de cima do Shopping) -> Passe pela rotatória do “Seis Pistas” e continue na MG-030 -> Siga a MG-030 por aproximadamente 3km -> Quando vir o Big Owl do outro lado da estrada, siga por mais 250m e faça o retorno na barreira da Polícia Rodoviária. Pronto!! Seja bem-vindo(a)!!


Cromática de qualidade. E não deixe de pedir os cogumelos recheados, absolutamente excelentes...

eberienos

quinta-feira, 17 de abril de 2008

VII



não pude ir este ano ao encontro internacional de gaita no sesc pompéia SP, promovido pelo Chico Blues... mas parece que foi bem legal...

terça-feira, 15 de abril de 2008

finalmente

HOT SPOT BLUES BAND - LANÇAMENTO DO CD "FEELING ALRIGHT"
www.myspace.com/hotspotbluesband

Participação Especial: LEANDRO FERRARI

17 de Maio - Sábado - 22h

HOT SPOT BLUES BAND
CD: "Feeling Alright"
Selo: Blues Time Records

Formado por Gustavo Andrade (guitarra e voz), Luiz Andrade (bateria) e Jonas Lima (baixo) o trio Hot Spot Blues Band comporta o que há de mais essencial no blues somado às mais diversas referências musicais. Atuando juntos desde 2001 o grupo incorpora influências do rock, jazz, soul, funk, da música latina e brasileira. Com passagens por eventos como a "Mostra de Cinema 2006" (Tiradentes-MG), o "Bikefest 2006" (Tiradentes-MG), o "Ilha Blues Festival 2008" (Ilha Comprida-SP) entre muitos outros eventos, a Hot Spot Blues Band foi considerada a melhor banda de blues de Minas Gerais pela revista "Blues n' Jazz" em 2002 e pelo jornal "Estado De Minas" em 2008.

No álbum de estréia da banda, intitulado "Feeling Alright", o trio mineiro mostra todo seu groove, experiência e talento em arranjos modernos para clássicos do blues-soul. O cd é uma comemoração da bela trajetória da banda e também do projeto criado por Gustavo Andrade, o "Minas Blues Jam", que já contou com todos os nomes que participaram no cd. "Feeling Alright", que sai pelo selo "Blues Time Records", ainda conta com a participação especial dos cariocas Big Joe Manfra (guitarra) e Jefferson Gonçalves (gaita), do paulista Robson Fernandes (gaita), e do mineiro Leandro Ferrari (gaita) entre outros.


UTÓPICA MARCENARIA
Av. Raja Gabáglia, 4700 - Santa Lúcia
Belo Horizonte * MG
www.utopica.com.br
Informações: (31) 3296-2868

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Gaita e o Grupo Galpão

Ontem eu fui assistir à peça "Pequenos Milagres" do Grupo Galpão.

Eis minha surpresa quando vejo no folheto "professor de gaita - Leandro Ferrari"

Eis minha nova surpresa quando o ator começa a tocar serra da boa esperança na cromática com bastante competência na peça

Finalmente, percebo que parte da trilha sonora são músicas do cd "Temptation" da Holly Cole Trio, com algumas músicas que tem o Howard Levy, todas versões de músicas do Tom Waits (thanks Marcela) e é um cd melancólico, porém, lindíssimo.

Fico feliz com isso :-)

Independente da gaita, a peça também é sensacional.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Vídeo do Paul Delay

Esse é um cara que eu não tinha visto muita coisa gravada em vídeo ainda. Então a dica vale e fica aqui, com os cumprimentos do Ben Felten, para variar.
http://www.opb.org/programs/artbeat/videos/view/48-Paul-DeLay
Abraços da Alemanha!

cães e gaitas



só esclarecendo que cães repetem a mensagem da gaita, e não uivam de dor como pensam alguns

se gaita doesse no ouvido do cachorro, ele correria ou se esconderia quando ouvissem...

crash course

causo...

um amigo meu me pergunta como que faz prá colocar gaita na música X e na música Y que a outra banda dele vai tocar. eu falo

"cara, me chama que eu dou a canja, pô"

e ele

"claro que chamo. o show é lá em Brumadinho :-)"

então lá vai o Kenji dar dicas relâmpago prá quem nunca tocou gaita poder tocar alguma coisa, dentro do que 1h de "aula" (sou um péssimo professor) podem ensinar

antes de mais nada, muitos anos atrás, eu fui num daqueles workshops de 1 tarde do Ferrari, lá na Serra, onde basicamente ele fazia uma conscientização do que é e até onde vai a gaita. Normal, é uma das melhores formas de mostrar para as pessoas a necessidade de um professor.

nessa ocasião, aparece um cara que fazia teatro, que queria saber como tocar gaita para uma peça que ele ia encenar. O Ferrari, educadamente, e pacientemente (por isso ele é um bom professor e eu nem me arrisco) explicou que gaita era um instrumento como outro qq e que da mesma forma que ele não conseguiria ensinar uma pessoa a tocar violão em 1 hora (nem uma música sequer), com gaita era o mesmo.

no fim das contas, o cara insistiu e o Ferrari acabou ensinando 1 ou 2 riffs pro cara. Bem, a mensagem é essa. As pessoas acham que é fácil e, no fim das contas, vc ensina um ou dois riffs pro cara.

então, sei lá, de repente alguém acha isso útil. A diferença nesse caso é que o meu amigo tem plena consciência que gaita é um buraco bem mais embaixo e que ele vai fazer o melhor possível dentro do prazo que ele tem. Na pior das hipóteses, ele pegou emprestado 2 gaitas comigo e economizou uma boa grana.

segurar a gaita. o jeito clássico. mão esquerda, tente deixar uma boa vedação, e a parte de trás aberta.

concha: é muito comum as pessoas terem dificuldade na concha e na vedação. O que eu sugeri pro cara não perder muito tempo nisso (ele toca domingo) foi ele fazer o vibrato com a mão solta, e não encaixada. Cansa mais e não é tão rápido, mas é mais fácil de fazer e tem um impacto visual bacana.

display: imprimi e mostrei prá ele onde estão as notas de cada gaita e expliquei o princípio básico da diatônica (1 oitava diatônica do 4 ao 7 e acompanhamentos nas laterais) e mostrei onde começa a segunda posição (5a justa), pq nas músicas onde ele vai levar gaita, é 2a posição na cabeça

embocadura: ninguém aprende embocadura em 1 dia. sugeri bico. prá mostrar uma boa embocadura (vedada porém solta), um bom modo é mostrar como fazer "warbles" ou "shakes", pq vc precisa de uma nota de cada vez (vedação) mas também precisa ir prum lado e pro outro rapidamente (solta). De quebra, é um efeito.

acordes: usar e abusar de acordes. experimentar vários em casa, experimentar usar a língua. Gaita é um instrumento que vem com acordes prontos, e embora isso não seja bonito como um belo timbre ou vibrato, as pessoas leigas parecem gostar de acordes. Isso é uma impressão puramente minha e do bob dylan ;-)

bend: eu não falei nada de bend, mas ele perguntou "o que é essa saturação que vc faz?". Todo mundo adora bend. Não é à toa que todo aluno já chega perguntando o que é o tal do bend. É pq bend é dramático, é legal. Eu desconfio que hajam muitas explicações para como o bend é produzido, mas eu apostei na da contração de garganta. A coisa mais importante é explicar que não é força, mas jeito, mas de qq forma, eu emprestei gaitas velhas pq EU SEI que ele vai tentar pela força pq EU TENTAVA pela força tb. Como ele não pode apertar a própria garganta enquanto toca, sugeri que ele, enquanto treinava, deixasse a cabeça cair para a frente enquanto ele aspirava o 6 sem mudar o fluxo de ar. O movimento contrai a garganta. OK, ele não pode ficar tocando fazendo "sim" com a cabeça, mas pelo menos ele pode ter uma noção de onde ir. Eu avisei que eu era um mau professor. Mas falei prá ele tentar em outras casas como a 3, a 2, pq tem muita gente que tem facilidade prá essa coisa de bend. Já ter precisão e afinação e timbre no bend é OUTRA HISTÓRIA.

vibrato: esquece. meu vibrato já é ruim, não sou eu quem vai ensinar vibrato. Agora me ocorre que eu poderia ter tentado ensinar vibrato "de língua" (UIUIUIUIUIU, igual naquele filme de kung fu redublado engraçado), que nas agudas é relativamente fácil. Melhor que ficar meses fazendo KAKAKAKAKA e KUKUKUKUKU ou HAHAHAHAHA e HUHUHUHUHU prá dentro

felizmente, o cara tem algum conhecimento de música, então com os displays que eu imprimi, ele pode escrever as próprias frases e transpor para uma tablatura ou algo que ele possa estudar até o dia do show. O que eu falei prá ele: "é melhor vc ter uma coisa meia-boca ensaiada que tentar improvisar lá na frente. Na pior das hipóteses, vc vai ter segurança e consciência do que está fazendo"

finalmente,

O QUE NÃO FAZER

o que eu chamo de "o fole", que é ficar soprando e aspirando no mesmo lugar. poucas coisas são mais horríveis que isso. sério. falei prá ele que ele pode e deve alternar sopros e aspiros (eu sei, isso é aleatório, mas eu tive 1h só prá dar uma geral) mas nunca no mesmo orifício. :-)

boa sorte prá ele e prá Brumadinho. Se ele puder virar mais um gaitista, tanto melhor. ;-) Não vai ser por falta de boa vontade da minha parte.

DISCLAIMER: Kenji não é professor de gaita, e recomenda a todos que querem aprender que procurem um professor de verdade, como o Leandro Ferrari, o Pedro Kokaev, o João Timponi e o Marcelo Batista.

domingo, 6 de abril de 2008

blues na travessa

quinta, na travessa, show da banda do Lucas Fainblat, que eu não sei se é o "sapo gordo" ou do "alguma coisa experience" (foi mal, esqueci o nome)

o fato é que o cara canta, bicho, mas canta DIREITO. E o frodo, amigo dele, já é uma das novas crias na gaita, aluno do ferrari. Então eu digo que os meninos mandam muito, e mandam muito bem.

mas eu não sei de detalhe nenhum desse troço ainda. o Lucas ficou de me mandar mais informações, e o site da travessa tá fora do ar. esqueceram de pagar a conta. tsc tsc

mas ó, eu vou tentar ir sim. 5a eu tenho aula até as 22:30, bobeando dou um pulo lá.

documentário

muito legal a dica do Pedro Melo



e se vc seguir estes links, você pega tudo...

parte 01 (este de cima)
parte 02
parte 03
parte 04
parte 05
parte 06
parte 07
parte 08