segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Grupo Harmônicas de Blumenau

Mestres da gaita

GRUPO HARMÔNICAS DE BLUMENAU COMPLETA 15 ANOS DE FUNDAÇÃO

Do instrumento de metal tão bonito, que cabe no bolso e que vive de sopro, já não há tantos seguidores como houve um dia. No tempo de infância de Wilfried Volkmann, uma gaitinha-de-boca era um dos presentes mais desejados pelas crianças.

Logo, quando os amigos que se reuniam no Centro Cultural 25 de Julho, em Blumenau, decidiram formar um grupo, os integrantes, todos autodidatas, já apresentavam intimidade há muitos anos com as gaitas.

Este mês, os oito músicos amadores completaram 15 anos de dedicação ao instrumento. O Grupo Harmônicas de Blumenau segue fiel ao som do sopro – só com gaitas se faz a música do conjunto. Seis integrantes tocam as famosas gaitinhas-de-boca, e outros dois são responsáveis pelo baixo e pela vineta – também harmônicas, mas são maiores e emitem sons diferenciados.

Nestes 15 anos, a formação do conjunto sofreu modificações, ganhou novos músicos, perdeu outros. Para o coordenador Volkmann, 76 anos, está cada vez mais difícil encontrar quem possa aumentar o número de tocadores de harmônicas.

“Na nossa faixa etária, quase todo mundo sabe tocar. Mas hoje os mais novos só querem saber de gaita blues”, comenta Volkmann.

Quando criaram o grupo despretensiosamente, os então cinco participantes não imaginavam que o hobby alcançaria o reconhecimento acumulado em 15 anos. O Grupo Harmônicas de Blumenau já se apresentou mais de 300 vezes – 16 delas foram na Áustria e na Alemanha, a convite de uma associação austríaca de trabalhadoras agrícolas.

Desde 2000, o conjunto participa dos desfiles da Oktoberfest e toca na festa. Os dois CDs lançados, em 2003 e 2005, venderam 3,4 mil cópias. No repertório de mais de cem músicas do grupo estão principalmente canções alemãs, além de músicas internacionais – os ensaios são feitos religiosamente às terças-feiras, no Centro Cultural 25 de Julho.

A próxima apresentação do grupo será dia 12 de setembro, durante uma espécie de segunda inauguração da Praça das Gaitas Hering, segundo Volkmann. Será a primeira vez que o espaço ouvirá o som de uma gaita, depois de anos de silêncio.


original aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário