terça-feira, 11 de agosto de 2009

o estranho vídeo da gaita do futuro



bizarro! thanks Michael!

saiba mais em http://millioniser.com/

[modo de co-autoria on]

Cara, esse link é fantástico! Onde você achou? O vídeo do homem do futuro eu devo ter em VHS guardado no meu depósito em Stuttgart... a fita acabou de perder um bocado do seu valor no ebay, hehe.

Eu estou muito curioso para ver o que esse revival da Millioniser significa. Que eu sou um grande fã do conceito de uma gaita MIDI eu acho que não é segredo e eu espero que esse revival dê realmente certo.
A qualidade e o avanço do instrumento que o Walt Müller fez no início da década de 80 com os recursos disponíveis naquela época são fantásticos, eu só fico imaginando o que o mesmo time conseguirá fazer com a tecnologia de hoje em dia. A minha lista de pedidos para eles (ou minha feature request) seria mais ou menos assim:
  • polifonia sem a necessidade do bocal deslizante
  • livre programação de todas as notas do instrumento de maneira simples, para diversas layouts de afinação
  • livre programação dos botões do controlador (aqueles que fazem o instrumento parecer uma Harmonetta)
  • fuga do foco da mimetização de outros instrumentos. A gaita MIDI pode soar como outros instrumentos, mas não precisa.
  • conexão simples com computadores para gravação, programação e backup
  • software open source
  • hardware open source ;-)
  • quanto menor e mais leve, melhor. Porém se o controlador ficar do tamanho que é, contanto que a unidade de processamente seja beeeeem menor, eu ficarei contente
  • conexão para fone de ouvido para treino em silêncio
  • emulação de bends e overbends pelos sensores, e não por botões
  • preço acessível
Pena que o site com a história da Millioniser está em alemão, mas as fotos e os arquivos de áudio são legais:

http://www.musicweb.ch/EN/millioniser_geschichte.asp
História
http://www.musicweb.ch/EN/Sounds.asp áudio

E não é que o site tem um teaser??
http://www.musicweb.ch/EN/millioniser_2005.asp

E aqui uma gravação legal para vocês:
http://bilder.musicweb.ch/sounds/MiD-Dudelsack.wav

Aliás, o cara que toca com a banda de rock no vídeo acima é o Wim Dijkgraaf, que tocará no festival de Fortaleza. Ou seja, se alguém quiser puxar assunto com ele é só perguntar sobre a Millioniser. Aliás, ótima pauta para uma entrevista. Quem vai a Fortaleza e gosta de escrever? Aproveite e mande um alô pro Wim de mim. A gente tentou se encontrar quando eu estava em Bruxelas, mas não deu certo.

E, para finalizar, um vídeo do Wim tocando a Millioniser num setting mais cotidiano:

Nenhum comentário:

Postar um comentário