segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Fórum Harmônicas Brasil 2009 - Relatório

Obrigado ao Roberto Maciel pelo e-mail.

From: robmaciel
Date: 2009/9/4
Subject: RE: [gaita-l] Fórum Harmônicas
To: gaita-l


Olá, Bresslau, olá para todos,

Desculpem a demora em responder. Uma gripe forte me pegou e só hoje dei uma melhorada. Mas vamos lá: a qualidade do Fórum Harmônicas Brasil todo ano nos dá - a mim, ao Luiz Carlos e ao Diogo Farias, que o organizamos - um susto danado. A gente termina o evento se perguntando como é que vai fazer um melhor ou tão bom quanto no ano que vem.
É o caso.
Rildo, Chico, Eberienos, Eisinger e Ferrari já são bem conhecidos do pessoal da lista e não deve complicado imaginar o alto nível dos shows que fizeram. Surpresa mesmo foi o Wim Dikjgraaf, o gaitista holandês que nos prestigiou este ano. Ficamos todos, produtores, artistas e públicos, impressionados com o som que ele tira. Fora a simpatia, que eu e o Diogo já conhecíamos.
Reservei para o Jefferson um comentário à parte. O cara está fazendo um trabalho espetacular de fusões entre gêneros nordestinos e blues, rock e folk. Ele se apresentou em Cascavel (CE), cidade onde o Fórum promoveu curso de iniciação à gaita para 100 crianças da rede pública - que receberam gaitas da Hering e da Bends. Foi um show memorável, a criançada do curso até teve a oportunidade de dividir o palco com um dos melhores gaitistas do Brasil, tocando Asa Branca. Foi emocionante.

Quanto aos workshops, ministrados pelo Chico, Eberienos, Jefferson, Ferrari e Eisinger, a presença do público nos animou muito. As salas ficaram cheias de gente (inclusive no domingo à tarde) interessada e buscando novas informações. Inclusive artistas de outros instrumentos, o que dá uma pespectiva nova a essa parte do Fórum.


Vamos agora esperar e trabalhar por 2010, apostando na possibilidade de Fortaleza receber o pessoal da lista que curte a boa gaita.

Abraços,

Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário