quarta-feira, 11 de maio de 2005

os idealistas do blues

quando vc lida com gaitistas por anos, vc lentamente vai conhecendo os idealistas do blues. são aqueles caras que gostam tanto de blues que não se contentam em ir aos shows de blues e montar suas bandas, mas que começam a organizar seus próprios shows e que começam a investir na divulgação visando atingir o grande público.

quando eu mantinha meu site de bandas de blues brasileiras, era mais ou menos isso que eu queria. quando o primeiro cd do gaita-l saiu, foi a mesma coisa. essas pessoas estão espalhadas por aí e cada uma vale seu peso em ouro. Normalmente são elas que fazem as engrenagens girarem, ainda mais fora do eixo cultural rio-sp.

antigamente eu achava que o blues devia chegar ao grande público e que a mídia era a grande culpada por massificar a população com doses cavalares de música pop, axé, sertanejo e etc, tirando o espaço de todo o resto. Depois eu comecei a pensar que talvez o povão não estivesse realmente interessado no blues. E finalmente, hoje, eu prefiro ouvir blues em lugares mais reservados e menores mesmo. Acho que o que aconteceu foi que minha opinião foi convergindo até onde meu esforço idealista poderia trabalhar, que é tentar organizar pequenos shows acústicos em lugares especializados para um público que quer ouvir aquilo.

quem são os outros idealistas do blues? bem, quem faz a roda girar tem seus interesses e eu te digo que todos estes interesses são completamente legítimos desde que o resultado final seja bom. eu agradeço a deus por haver um Chico Blues organizando os festivais anuais no sesc pompéia, que ainda são os eventos mais importantes de gaita do país. agradeço tb por haver um Leandro Ferrari e um Zé Raimundo para organizarem em menor escala, mas com muita competência o Minas Harp aqui em BH. agradeço pelo Ari Batera, pelo Aílton Rios, que são dois verdadeiros idealistas que amam o blues e a gaita e que dedicam boa parte de suas vidas nisso. O Morenno e o pessoal do gaita-bs (baixada santista), hoje o grupo mais ativo e unido de gaitistas do país. Roberto Maciel, do Ceará. Helton Ribeiro. Rafael Leão do SBB. E deve ter mais gente que está lá mexendo os pauzinhos por trás das cortinas fazendo as coisas acontecerem.

quando a motivação não é grana (quase nunca realmente é, pq show de blues nunca são lucrativos), os idealistas do blues trabalham ou para divulgar seu trabalho, ou para divulgar a gaita ou porque trabalhar 8 horas por dia não seja a real fonte de satisfação na vida dessas pessoas. Mas todos eles já sabem o que querem fazer quando se aposentarem, isso SE eles se aposentarem ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário