segunda-feira, 19 de setembro de 2005

um rápido tratado sobre o blues, sobre a música, sobre o mundo e sobre tudo em geral (42)

antes de continuar desembrulhando os presentes do bresslau (ele me mandou 3 cds e 1 dvd. em 1 cd tem um vídeo, em dois cds tem mp3, que foram os resenhados até agora sob o título de "desembrulhando os presentes". Ainda falta o DVD, totalmente recheado de mp3, ou seja, vcs vão te ainda que aturar mais muita resenha), eu queria fazer um rápido aparte sobre o blues, sobre a música, sobre o mundo e sobre tudo em geral (42), pq hoje é segunda.

1) o zé sumiu e não dá mais notícias. boatos de que sairia um artigo dele e do ferrari no site do ferrari foram exageradas e ainda não foi ao ar.

2) o fred me ligou e falou que foi na casa do samir, o que significa que ambos estão vivos, embora quase não dêem notícia. Fred, faça dívidas e vá a Fortaleza. Não deixe de aproveitar a vida enquanto vc não tem filhos nem emprego.

3) o osmar continua na correria, mas eu tenho fé que um dia ele volte a tocar novamente. acho que chegamos ao absurdo de eu conversar com o dri mais que com ele.

4) onde estão aquelas pessoas que apareciam aos encontros do grupo de estudos? Thiago? Tarcísio? Alguém está vivo?

na esperança de que esse povo apareça, eu posto aqui algumas coisas sobre o blues e sobre todo o resto.

1) blues é cortesia. comunicação de banda é jogar truco sem sinal. técnica serve prá extravasar emoção. Ray Charles dizia que a música sai pelas mãos, pelos pés e pela boca.

2) blues é improvisação. quem gosta quer ver é isso, quer ver esse jogo de truco sem sinal onde todos ganham

3) blues é sentimento. quando eu ouvi blues eu tinha 14 anos. cada um reage de um jeito. se vc já tocou sozinho algum dia e chorou enquanto tocava sem saber pq, então vc sabe o que é. John Lee Hooker frequentemente chora enquanto toca, às vezes faz bem

4) blues tb é alegria e qq coisa é motivo pro blues. blues sem diversão não é blues

5) o blues que eu tocava quando eu ouvia só blues era muito pior que o blues que eu toco hoje, depois de ter tocado um monte de outras coisas.

6) Buddy Guy dizia que o melhor blues que ele tocou foi um dos primeiros, que ele tocou por um prato de comida, nos primórdios. E nunca me esqueci de uma coisa que ele disse: "toque sempre, sempre mesmo, o melhor que vc puder"

7) prá mim, o instrumento mais importante do blues é a voz. A postura do vocalista de blues deve ser a mesma de qq solista da banda. O Schoroeder dizia que poucos cantores no Brasil encaravam a voz como instrumento (ele citava bem o Ed Motta) e ele está completamente certo. Vocalistas precisam treinar a voz e técnicas em frente ao piano como qq outro músico

8) o blues pode vir vestido de qq outra coisa, como pode-se perceber nos sambas do cartola. Por isso o blueseiro não pode nunca viver só de ouvir blues

9) música é uma linguagem como outra qualquer e vc precisa se expressar através dela. Todas as pessoas possuem sensibilidade porque todas as pessoas estão passíveis de sentir dor. Portanto se expressar minimiza a dor e melhora a sua vida. Tocar o blues é viver melhor. Fuja do estereótipo ou saiba usá-lo ao seu favor.

pronto, falei minhas besteiras ;-)

2 comentários:

  1. Fortaleza, here we go!!!

    ResponderExcluir
  2. oh yeeeeeeeeaaaaaahhhhhhhhh!
    might take the train
    might take a plane
    even if I had to walk
    I'm going just the same...

    ;-)

    ResponderExcluir