sexta-feira, 28 de abril de 2006

A Barbearia de Blues

(postei isso como "lições da barbearia" na lista do gaita-bh, mas estou adaptando aqui como uma espécie de manifesto)

pense em tocar como se fosse escola

o 1o grau é o cara que toca na roda de churrasco - o cara tá pegando desenvoltura e ganhando confiança

o 2o grau é o cara que participa de jams - o cara já toca decentemente e já arrisca umas improvisadas no microfone

o 3o grau é o cara que tem a banda dele - o cara já toca e sabe o que fazer na jam

eu acho que BH tá num momento em que há escolas de 2o e 3o grau, mas não há uma boa escola de 1o grau, fundamental prá manter as outras duas.

a barbearia é um lugar onde toda semana o pessoal junta prá tocar acústico, sem regra ou preconceito, nego bom tocava com nego ruim e o que vale é a diversão e tocar. tudo acústico.

tem vídeos da barbearia aqui e os vídeos que eu fiz aqui e aqui

no dia em que eles gravaram o cd deles, vcs vão ver que cada músico sabia tocar 1 ou 2 músicas, e era o que eles tocavam na barbearia, era o que eles tocavam no Half Moon BBQ (um buteco onde toda 4a o pessoal tocava amplificado num palco de verdade, filmei isso tb) e foi o que o pessoal tocou no CD

sem contar que gravar um CD acústico é 1000 vezes mais fácil que um CD de banda

eu acho que a gente devia abrir uma barbearia aqui em BH

um monte de gente fala em juntar prá tocar, prá levar um som, e etc. Mas não sai do papel pq ninguém tem tempo, não tem lugar pro pessoal tocar, amplificar dá trabalho e ninguém toma a iniciativa.

a verdade é que não precisa de muito. primeiro, eu acho que NÃO pode ser buteco. tem que ser um lugar onde quem vai vai prá tocar (tudo bem levar sua cerveja), sem amplificar (quem sabe faz ao vivo) e quem quiser ouvir vai lá prá ouvir. Nada de público acidental.

mais especificamente, eu estava pensando num esquema quinzenal no Espaço Myra de Arte, domingo à tarde. Eu já organizei um dia lá de workshop e o espaço é fantástico, não é caro e tem onde gelar a cerveja. Se cada um der R$ 3,00 (não é 30, é 3!) já paga o lugar.

Só precisa de gente dizendo "eu topo" pro dia 7 de Maio. Comentem neste post para eu saber que vcs estão vivos.

10 comentários:

  1. EU TOPO!

    Bacana a idéia Kenji! Só acho que o lugar pode ir mudando ás vezes.

    Gustavo (HOT/LORETTA)

    ResponderExcluir
  2. Hilmara (Loretta)28/04/2006 11:30

    Eu acho a idéia super legal! Onde depoisito meus "trêizinho?" rssss! Mas tbm não posso deixar de observar que a ideia do gustavo é legal! Seja como for, tô dentro!

    ResponderExcluir
  3. Isso tá ficando bom! além de gaita já temos voz e baixo! tá faltando mais ingredientes nessa panela pro caldo engrossar! :-)
    Edson.

    ResponderExcluir
  4. rs...se precisar de um violão eu faço tb!

    ResponderExcluir
  5. se a idéia é juntar nego RUIM eu to dentro. xD Posso tocar o violão.

    ResponderExcluir
  6. Tô nessa! Mas dia 7 é o dia da mardita prova da OAB... Mas eu apareço lá depois das 15:00. Com certeza...

    ResponderExcluir
  7. Fio, vc sabe como são minhas idas a BH... mas vou fazer uma força. Infelizmente não dá pra garantir. Mas se eu for, levo minhas palhetas! heheheh!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Luiz_Lei Fantini04/05/2006 11:26

    é só dizer onde dou a grana, data e hora. vou e ainda levo uma galera que paga e curte o som!
    muito boa a iniciativa! Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Boa idéia
    tô dentro, com as três moedinhas...
    15:00, confirmado (levo umas gaitinhas

    ResponderExcluir