terça-feira, 25 de julho de 2006

Uma nova fábrica de gaitas no Brasil

From: Melk
Date: Jul 25, 2006 10:05 PM
Subject: [gaita-l] Nova fábrica de gaitas - "longo"
To: gaita-l@grupos.com.br

(...)

Um belo dia eu estava na casa dela, afinando uma gaita, e ela chegou sem eu perceber e falou "isso ai é fácil de fazer ...........4 pecinhas de metal e uma de plástico.........". E ela já vinha ouvindo muuuuitas reclamações dos gaitistas quanto à qualidade do instrumento, nos shows que me acompanhava.

Então começamos a estudar o mercado de gaitas. Eu já sabia que a carência por um instrumento decente no Brasil era bem grande. E percebemos que era possível. Levamos a nossa idéia para o meu sogro. Ele acreditou em nosso projeto e aceitou investir.

Tudo bem, a responsabilidade ficou pra nos dois.

Eu e a Renata conversamos e decidimos que iríamos fazer o instrumento da forma que nós dois acreditamos, da melhor forma possível. Ou o projeto perderia seu real sentido, o de enriquecer a cultura de gaitas, e a música.

Iniciamos. Reunimos a engenharia da fábrica e compramos muitas gaitas para analisar e assim desenvolver o nosso novo produto.

A façanha foi se tornando cada vez mais presente e mais complexa, por isso foi necessária, e essencial, a contratação de uma equipe especializada que conta com: Valdecir Facchi: 18 anos de Hering. Um cara que conhece todo o processo de fabricação de gaitas. Carlos May: um amigo, e também ótimo gaitista, para cuidar do Marketing. Oswaldo Moraes, professor do Senai há mais de 15 anos, especialista em moldes plásticos e, mais importante, também gaitista e Edson Londo Engenheiro.

Praticamente toda a equipe de desenvolvimento toca gaita. Fora isso, temos os ferramenteiros dedicados e todo o pessoal do escritório.

Este ano, começamos a reunir grupos de gaitistas das mais variadas regiões para contar sobre o nosso projeto, as nossas intenções e, principalmente, ouvi-los para aprendermos tudo o que sabem e pensam sobre o instrumento.

Preferi manter essa história sem muito alarde porque o processo de desenvolvimento de um produto é muito demorado e moroso. Ainda mais o de um instrumento musical. A engenharia da gaita é linda e grandiosa. E eu sabia que assim que colocasse para os meus amigos de instrumento, a ansiedade seria grande.

Estamos, a cada dia, aprendendo um pouco mais sobre fazer gaitas. Erramos muito, mas hoje sabemos o valor de cada erro, e aprendemos com eles a fazer ferramentas melhores e, conseqüentemente, um instrumento melhor.

Hoje eu sei da grandiosidade de nosso projeto e nosso instrumento, o quão mágico ele é e as transformações que ele vem passando pelas diversas maneiras de se tocar.

E não poderia deixar de agradecer a todas as pessoas que citei acima e a todas aquelas outras que conheci através desse instrumento com o qual me envolvi com tanto respeito e amor. E quero que vocês sintam, ao soprar e aspirar a nossa gaita, o amor impregnado por nossa equipe no desenvolvimento desse lindo instrumento.

Além disso, nosso projeto compreende mais do que somente o produto físico por mais fascinante que seja. Nós queremos mais. Por isso temos planejadas várias ações que incluem projetos sociais e culturais, shows, eventos, aulas de gaita para comunidades carentes, introdução da cultura da gaita nas escolas, enfim, tudo o que pudermos fazer para contribuir para o desenvolvimento da cultura de gaitas, da música, da arte e da saúde através da gaita seja no Brasil ou em outros países também.

Sei que a ansiedade será muito grande, eu entendo, mas quero que vocês saibam que não estou fazendo essas gaitas só para mim. Essas gaitas são feitas de coração para cada um de nós. Faremos instrumentos e não "gaitinha de boca". Já é hora de nosso instrumento ganhar o respeito merecido por sua historia grandiosa e linda.

Abraços,

Melk Rocha e Renata Rigout.

3 comentários:

  1. Se prepara Kenji que o Melk vai ai falar com vcs sobre a fabrica... ele ja veio em Campinas e eu disse pra ele falar com vc e com o Ferrari pra agitar o encontro com o pessoal responsa ai...

    ResponderExcluir
  2. pow,vcs flam sobre fabricar uma gaita de qualidade, e é o que eu procuro muito hj,sou de montes claros,MG,e aki a decadência de uma bos gaita é grande, podiam pelo menos falarem o nome de sua gaita ou citar onde eu possa v e testar uma,gostei muito de seu texto e me empolguei, tbm jah tive vontade de construir gaitas, mais axo q n arriscaria, mais mesmo assim ainda procuro uma boa gaita p eu tocar em minha bandinha acústica,
    obrigado

    ResponderExcluir
  3. procuro muito uma gaita de qualidade li seu blog, e acreditei na idéia de que vcs estão fabricando gaitas de qualidade, coisa que procuro a meses aki em montes claros,mg, mandem um e mail ou procurem entrar em contato comigo, quero muito ver e testar uma de suas gaitas,quero adiquirir algumas.

    ResponderExcluir