segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Gaitistas no SESC Pompéia

Prá quem ainda não sabe, o festival anual internacional de gaitistas acontece no início de Março no SESC Pompéia (SP/SP)

Local: CHOPERIA DO SESC POMPÉIA.
Rua Clélia, 93. Tel.: 3871-7700.
Dias 1, 2 e 3 de março às 21:00.

GRADE DE PROGRAMAÇÃO

DIA 1 / 3 – QUINTA FEIRA

21:00 – RODRIGO EISINGER TRIO
21:30 – DOCTOR FEELGOOD
22:00 – MARIANA BORSSATTO (são dois S e dois T, viu?)
22:30 - R. J. MISCHO

DIA 2 / 3 – SEXTA FEIRA

1:00 – GUAPPO
21:20 – GUTA MENEZES DUO
21:50 – ROBSON FERNANDES E BANDA
22:30 – R. J. MISCHO

DIA 3 / 3 – SÁBADO

21:00 – VÍTOR LOPES DUO
21:30 – MARCELO NAVES
21:50 – SÉRGIO DUARTE
22:30 - R. J. MISCHO

Bem, eu vou. Quero muito ver a onda que vai rolar na quinta-feira. Deixa eu aproveitar e tecer meus comentários, alguns bons e outros ruins sobre a programação deste ano.

A primeira coisa é pq eu quero ver o show de quinta. Começando pelo Eisinger, que é um dos gaitistas mais promissores, na minha opinião. O cara faz mestrado em música na UNICAMP, foi o primeiro gaitista a graduar em música popular na UNICAMP usando cromática, tem um sério interesse em cromatismo de diatônica, mas pode-se esperar um repertório de cromática usando e abusando temática de ritmos brasileiros. O Eisinger é um cara que eu conheci pela lista anos atrás e é muito legal a gente acompanhar o progresso do cara e compartilhar a visão dele do que é um caminho interessante para um gaitista.

Depois vem o Doctor Feelgood. Eu tenho impressões distoantes sobre ele. Um dos melhores solos de gaita de todos os tempos, na minha opinião, é o solo dele em "Who's Been Talking" com a Clara Ghimel. Ele gravou várias vezes com o André Christovam, que é uma figura no mínimo emblemática do blues paulista, mas nunca vi cd dele. Quando vi o show com ele em Campinas (tributo a 10 gaitistas de blues, cada gaitista brasileiro tocava 3 músicas de algum outro gaitista clássico - o melhor show de gaita que eu fui na vida - muito didático), eu achei ele um bom gaitista, porém regular. Não sei o que esperar do show dele. Gostaria que fosse um pontapé para um cd dele, que eu acho que ainda falta ter.

Mariana Borssatto (dois S, dois T) é uma grande amiga e uma exímia gaitista. Perfeccionista, é uma legítima gaita blues, aluna que é orgulho do Leandro Ferrari. Com forte influência de Milteau, pode-se esperar uma apresentação 100% blueseira. A Mari mora hoje em Buenos Aires e anda com a galera do cromatismo argentino, a mesma galera que trouxe o Carlos Del Junco à América Latina ano passado.

Eu vou só por causa da Mari e do Eisinger, diga-se.

Depois tem RJ Mischo, gaitista relativamente desconhecido, onda californiana. Dos vídeos que eu vi no youtube, eu não empolguei. Eu não costumo empolgar com a onda californiana, que acho brega. Acho cafona essa onda de tocar música que parece saída daquelas big bands dos primórdios do rock and roll, usando terno, sapatos lustrosos e gel no cabelo. É questão de gosto mesmo. Até fui no show do Rod Piazza, comprei o DVD (e dei logo em seguida) pq o santo não bateu mesmo. Pode até ser que eu tenha uma grata surpresa, igual tive com o Steve Guyger, que deu dois shows regulares e arrebentou no último dia do show (entrando no ritmo?), mas realmente não vou esperando nada.

No dia seguinte é o Guappo (nunca ouvi falar. Parece que foi aluno do Junior Wells. é tudo o que sei), Guta Menezes (trumpetista do Altas Horas, aquela banda de mulheres que toca no programa do Sërgio Groissman, dizem que toca bem), Róbson Fernandes (um clássico da gaita paulista, técnica soberba, ótima presença de palco, blues na veia e um cadinho de jazz tb), e outra dose de RJ Mischo.

No último dia, Vítor Lopes Duo (Vítor Kenji Lopes tocava chorinho na praça Benedito Calixto, pinheiros, faz parte do ótimo Trio Vira Lata e aguardo no show dele muito chorinho na cromática), Marcelo Naves (não conheço muito do trabalho dele, mas sei que ele está batalhando tem alguns anos no interior de SP), Sérgio Duarte (tradicionalíssimo gaitista de SP, muita técnica, pelo que eu ouvi do último cd dele, parece estar em boa fase e em ótima forma. Só não gosto das letras em português, sobretudo a tal do Homem do Progresso, com o qual sou traumatizado). E novamente RJ Mischo.

Deixa eu tecer alguns comentários.

Este ano, duas mulheres tocando. Muito legal isso. Em alguns instrumentos e em alguns cenários musicais, poucas mulheres se destacam, e o que se vê é que existe uma relação forte de identificação. Conte a quantidade de adolescentes que gostam de Pitty pq ela é mulher e faz letras do ponto de vista da uma mulher. Ou das mulheres que pegam aulas de gaita pq viram a Alanis tocando (soprando) gaita. E por aí vai. Eu sei que o Vasco Faé tentou bravamente organizar um encontro de gaitistas mulheres em SP (e depois chegou a me propor de eu organizar em BH, pq aqui em BH moravam a Mari e a Andréa. Obviamente não topei).

SP tem muita mulher gaitista tb. Eu mesmo conheço umas 3 ou 4. No país inteiro, devo conhecer menos de 10. Faço parte da lista desde 99, já viajei para pelo menos 4 ou 5 estados diferentes só para ver shows de gaita e acho que conheço até bastante gente tocando. Isso não é diferente dos cenários de outros países, na verdade, apesar de na Europa você conseguir fazer um Ladies' Night só com atrações femininas.

Será que um dia teremos uma noite tb dedicada ao Sugar Blue, Jason Ricci e Jerry Portnoy da vida? :-) espero que haja, até pq se tem um gaitista que eu queria ver tocando ao vivo é o Jason Ricci.

Não quero ser chato tb. Mas vou ser um pouquinho. Cuidado com as gaitas temáticas. "Gaitistas mulheres", "gaitistas gays", "gaitistas nordestinos". Até um ponto, ajuda a definir o que esperar dos shows e a mostrar vertentes, a partir de outro ponto, rotula. Muito cuidado.

Conversando com pessoas, ouvi falar que pensam em mudar o festival do SESC para outros lugares, talvez o Bourbon ou o Mr. Blues. Deixem anotado aqui meu pedido de NÃO. O SESC começa cedo e termina cedo, mas tem espaço e maravilhosamente é pontual. Se tem algo irritante no Brasil é a mania de que show só pode ser tarde e só pode começar 2h depois do horário marcado. Outra coisa: gaita não é sinônimo de blues e blues não é sinônimo de shows que começam 1 da manhã e terminam 5 da manhã. Eu gosto dos shows no SESC. Acho respeito com o público, acho o preço barato dada a qualidade do lugar. Se for financeiramente viável, leiam meu voto de NÃO SAIAM DO SESC.

Mas fundamentalmente falando, pode ser pq eu já vi gaitistas de blues demais e eu hoje em dia seja mais exigente e esteja buscando outros sons tb. Mas o fato é que eu devo ir em todos os dias, mas a 5a pode ser meu dia favorito. É muito legal quando vc vê seus amigos de lista (gaita-list, gaita-bh) passando de platéia para atração, e o festival do SESC tem um grande mérito de sempre se preocupar em mostrar novidades e manter uma certa diversificação de estilos. Acho que cumpre muito bem seu papel de festival mais importante de gaita do Brasil. Se bem que o Fórum Harmônicas Brasil do Ceará, em termos de atrações, foi superior, na minha opinião. SP só ganha pq está mais perto prá maioria.

Mas toda iniciativa é válida e não cabe a mim ficar criticando tb. Mas tb não esperem de mim uma atitude poliana onde tudo está bom como está. Festivais anteriores no SESC já tiveram uma programação melhor, talvez seja possível melhorar os próximos. Tragam o Del Junco, o Milteau, o Jason Ricci, o Allen Holmes, o Michalek, o Steve Baker, o Brendan... sonhar não custa ;-)

21 comentários:

  1. Vc tem razão em pedir mais atrações, o RJ Mischo me parece realmente bom, não é o meu estilo tb mas qnd se fala de gaita eu gosto do cara que toca, num me importa mt o estilo.

    O Sesc tem que continuar, to no seu time nessa opinião, preço bom, lugar relativamente bom.

    Cara o Robson Fernandes toca mt, eu não poderei ir na quinta pra conhecer a Mari, e quero muito ir sexta pra ver o robson e sabado pra ver o sergio duarte e o vitor lopez.

    O Guappo é estrangeiro?
    Achei que era aquele cara do sul, acho que eu viajei legal nessa

    Devemos agradecer qnd acontece eventos como esse, minha critica é que deveria se sex,sab e domingo já que acaba cedo e que deveria ter atrações mais triunfais como aconteceu na Argentina.

    Espero que o Flavio e o Thiago Cerveira dêem canjas. hehe

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Hi, I wish I saw thise before, I could have ask for vacations... a hell of a show you'll have there, I've seen Mischo before, great performer, great tone and different styles (sbw and walters) and cool guy... plus duarte, fernades, etc... wow!
    next year hopefully,
    greetings from Chile!
    Javier.

    ResponderExcluir
  3. javier argomedo???? this blog is honored! :-)

    ResponderExcluir
  4. O Guapo é um gaitista de São Paulo, amigo do Cirullo, também de SP. SE não me engano, os dois fizeram física na USP.
    Por enorme coincidência encontrei os dois no Shopping Frei Caneca em janeiro, enquanto eu levava um bolo de uma moça.
    Abraços,
    Bresslau

    ResponderExcluir
  5. você comeu o bolo da moça? ;-)

    ResponderExcluir
  6. man...so uma errata aqui, o Christovam tah tocando gaita desde quando?!
    acho que a gente se confundiu ai, de qq forma, tb acho que o Sesc é um lugar muito acolhedor nesse aspecto de estrutura e tudo mais, sem duvidas...Qnto ao West coast Blues, lamento,mas é a minha praia assim como o Chicago e o Funk.
    Abraço ai

    ResponderExcluir
  7. opa, minha frase pode ter ficado meio confusa. o que eu falei é que o dr feelgood gravou com o christovam

    não falei que o christovam toca gaita

    nada contra west coast. mark ford é california na veia e toca um bocado, mas nunca vi ele de terno ;-)

    ResponderExcluir
  8. Fala Kenji!

    Duas coisas a dizer:

    A primeira dela menos importante, apenas uma correção, Mark Ford é da Califórnia, mas não toca dentro da linguagem do west coast.

    A segunda sim, totalmente importante é que com esse comentário todo, você me deu a idéia de criar o movimento gaitabrega, afinal já temos o gaitatosca, o gaitagroove...

    E no movimento gaitabrega além do terno existem também vestimentas summer style, onde o west coast man deixa seu terno para usar camisas havianas, ou camisas estilo as equipes de boliche usavam em décadas passadas. Assim o gaitabrega torna-se além de um movimento gaitístico também um movimento estético. hahahaha

    Alguém quer se afiliar, sócio fundadores?

    Abraços, nos vemos no Sesc.

    ResponderExcluir
  9. eu acho que a roupa tem tudo a ver

    o carlini por exemplo só anda de adidas. o tostines tb. o fernando gaitagroove tb.

    eu topo entrar no gaitabrega. camisas de equipe de boliche foi ótimo heheehhehee ;-)

    e vc está certo, o mark ford é outra onda. o cara tá só situado na califórnia.

    tipo, eu fico feliz de ver o pessoal da prado no ronnie von, até pq o ivan toca prá cacete, mas olha, eu aposto com vc que o ronnie von curte mais as roupas que a música ;-)

    a gente se vê lá ;-)

    ResponderExcluir
  10. Me ocorreu uma dúvida cabulosa agora! Como seria então as vestimentas adequadas de gaitista aspirante a se tornar um verdadeiro gaitatosca? hehehe

    ResponderExcluir
  11. cara, acho que o gaita toska se veste até bem. veja como se vestem a alanis, o dylan e o bono vox ;-)

    ResponderExcluir
  12. Bah!
    muito bom May!
    Eu por sinal vou até retocar o meu topete depois do carnaval, assim entro na moda de novo, fazer a barba, tomar banho e escutar mais WILLIAM Clarke na veia...

    Até lá galera

    ResponderExcluir
  13. Fala Kenji
    o que vc tem contra o blue em portugues?????????
    vc escutou vida de poeta??????
    precisamos dezamericanizar nossa musica, por que cantar em ingles??????
    e respeitar todos os musicos cada um no seu estilo

    ResponderExcluir
  14. não tenho nada contra o blues em português. existem, na minha opinião, poucas letras legais de blues em português.

    eu escrevi que eu não gosto das letras em português das músicas do sérgio duarte. isso não é denegrir o trabalho dele, é simplesmente o que eu acho.

    isso não quer dizer que o sérgio não seja um puta gaitista, igual eu deixei bem claro num post neste mesmo blog em março de 2006 - http://gaitabh.blogspot.com/2006/03/srgio-duarte-em-bh-semana-que-vem.html

    acho que respeito a grande maioria dos gaitistas e o sérgio se inclui nesta lista. no entanto, me reservo o direito de expressar minha opinião neste blog.

    ResponderExcluir
  15. O que eu acho muito estranho é ninguem comentar alguns blues americanos que não tem pé nem cabeça, e quando algum musico faz uma coisa legal, por que não criticam Willian Clarke, tem muitas musicas exelentes mas tb tem umas que não da pra escutar, eu gosta de escutar musica em ingles, mas prefiro escutar em portugues, e o Sérgio tem exelentes musicas não só ele tem o André Carline André Hommer Big Chico, não posso disser que gosto de todas as musicas deles, mas curto o som deles sim

    ResponderExcluir
  16. vc está no seu direito. e concordo que tem muita letra de blues em inglês sem pé nem cabeça tb. acho que quem acha isso tem mais é que publicar e discutir isso mesmo.

    o que eu acho é que (1) as pessoas devem ter liberdade de dizer do que gostam e do que não gostam e (2) saber respeitar a opinião dos outros.

    ResponderExcluir
  17. Eu respeito a opinião dos outros o problema é quando deixam publico as opiniões, e tambem toda liberdade tem um preço, quando se expressa, corremos o risco de ser criticado tb, apartir do momento que vc deixou publico, foi criticado tb, como não gostei do seu comentario, eu particularmente se possivel gostaria de escutar a maioria dos blues em portugues.
    è uma bandeira a ser asteada, abaixo o ingles.

    ResponderExcluir
  18. Por favor Sr. Kenji não fale bobeiras públicas de coisas q vc nem sabe !!!

    Primeiro falar mal do RJ Mischo, um gaitista consagrado lá fora mais de 9 discos lançados nos EUA e Europa, um dos grande nomes do Blues Tradicional, isso mesmo nada a ver c/ West Coast Blues, o kra é chicago na veia, pare de tirar conclusões de coisas q vc não sabe falar...

    O ano passado veio o maior gaitista nessa onda "música p/ músico" e eu ví várias pessoas indo embora do show do kra de tão cansativo e chato, tinha mais público se divertindo qdo tva tocando o Flávio e a Prado do q no show principal...

    Eu sei q vc não é muito fã de blues tradicional mas é o q a maioria do público quer ver e a galera aki do Brasil tá mandando muito!

    ResponderExcluir
  19. vou poder conferir pessoalmente o mischo, já que estou indo pro festival.

    pelos vídeos que eu vi dele no youtube, achei a onda dele west coast. confira e me diga o que vc acha

    vc parece não saber muito de mim (já que eu não só sou muito fã de blues tradicional como tenho uma humilde banda que tenta tocar isso).

    tb não sei de onde vc tirou que eu não acho que a galera do brasil manda muito. eu vivo elogiando uma pancada de gaitistas brasileiros que não devem nada aos de outros países neste blog

    as pessoas lêem onde eu disse que eu não gosto DAS LETRAS EM PORTUGUÊS DO SÉRGIO DUARTE e vêm com pedras na mão me acusando de falar mal do trabalho do sérgio duarte ou de não gostar de nenhum blues em português ou de simplesmente não achar que não se faz blues de qualidade no Brasil, sendo que um dos primeiros sites na web sobre blues nacional foi justamente meu, quando eu tentava divulgar bandas como o blues etílicos e big allambik ainda na época das BBSs e do Mosaic.

    no caso do sérgio duarte então, o que eu acho mais foda é que um belo dia o cara vem reclamar que eu estou denegrindo a imagem dele. o cara nem se deu ao trabalho de conferir todos os outros posts inclusive neste blog onde eu chamo a galera pro workshop do cara aqui em BH. Eu tenho direito de não gostar do cara? tenho. tenho obrigação de divulgar o trabalho dele e de dar uma força pro cara? não. mas faço assim mesmo.

    sabe o que é isso? gente mal intencionada querendo ver o circo pegar fogo. "ah, vamos mostrar pro sérgio o blog que fala mal dele". isso pq depois de uma meia dúzia de elogios, o cara só consegue ler que eu não gosto das letras em português dele. qual o problema? elas são tão boas que todo mundo têm obrigação de gostar?

    portanto, senhor anônimo, tente ter mais respeito com gente que vc obviamente não conhece bem. duvido que pessoalmente vc se dirigiria a um estranho nestes seus termos.

    é muito fácil bancar o valente atrás de um login anônimo. se eu falo bobeiras públicas, pelo menos eu assino embaixo e faço isso sem desrespeitar ninguém. portanto, quer criticar, beleza, mas cresça antes. tenha educação e meça suas próprias besteiras antes de vir falar das besteiras dos outros.

    críticas escritas com a devida educação são sempre bem vindas neste blog.

    ResponderExcluir
  20. Po, que bom que finalmente aconteceu o festival das mulheres gaitistas, e foi um sucesso. Tem idéias que levam bastante tempo até as pessoas perceberem que são boas, e as meninas detonaram muito. Graças à Deus deu tudo certo.

    ResponderExcluir