quinta-feira, 5 de abril de 2007

volta às aulas parte 2

e eu tenho que levar uma diatônica em C. adivinhe. vou levar uma diatônica bends que eu ganhei para avaliação (a bends está fazendo um bom trabalho nesse aspecto. já mandei meu veredito sobre a gaita, bem rigoroso, por sinal...)

vai ser um bom teste para atestar a qualidade da gaita. ;-)

não faço segredo da minha opinião sobre as gaitas bends que já experimentei. não cheguei a avaliar as cromáticas, mas a construção é boa (afinal, é o Valdeci que está por trás das gaitas, e ele era quem garantia a boa qualidade das cromáticas da hering) e as chaves são macias (me parece que foi dica do Eisinger), então deve vir coisa boa por aí.

eu já achava (e ainda acho) as cromáticas da hering muito boas, e acho que as cromáticas bends não serão diferente. Mas daí chegar na qualidade da hohner chromonica são outros 500. Desde que eu toquei na chromonica do eisinger, eu penso seriamente em gastar umas centenas de reais numa gaita dessas. Deixa os custos da mudança passarem primeiro e depois a gente conversa :-)

a gaita bends que eu avaliei, eu acredito, é o modelo "iniciante", prá concorrer com a free blues. não posso falar com detalhes da avaliação que eu fiz dela prá bends pq não seria nada ético, mas pretendo usá-la nas aulas com o Pedro justamente para poder fornecer um feedback mais completo.

das outras que eu toquei, tanto na casa do Carlini quanto das que o Melk me emprestou no lançamento do cd do gaita-l aqui em BH, em Janeiro desse ano, eu me resumo a dizer o seguinte:

- achei todas boas, mas meio duras. Claro que eu estou acostumado com lee oskars, então eu tendo a achar todas muito duras. As lee oskars, pelo que eu já conversei, têm palhetas muito finas e muito bem construídas, os detalhes que obviamente são um segredo industrial bem guardado.

- o grande show, me parece, é a juke, que me surpreendeu muito, pela boa qualidade. Achei melhor que qualquer hering e comparável a boas hohners. Melhor que a big river, certamente, talvez em pé de igualdade com a blues harp. Mas não chega a ser uma special 20. Ou uma das excelentes golden melody.

na minha humilde opinião, se a bends quisesse fabricar só a juke, da mesma forma que a lee oskar só comercializa a lee oskar (feita pelo tombo japonesa), já seria o suficiente. E poderiam cobrar uns 80 paus que eu comprava rindo de uma orelha à outra.

fabricar gaitas deve ser divertido, mas deve ser um trabalhão. grandes marcas de instrumentos musicais são fruto de décadas de trabalho dedicado e aperfeiçoamento, e mesmo que vc tenha um produto bom, se existe um melhor, ele já não é tão bom, pq todos só olham instrumentos musicais de forma **comparativa**.

fico feliz com a bends no mercado. concorrência era algo que se desejava no brasil desde muito tempo (ninguém lembra do Gaspar falando da possível fábrica da huang nos states? ou talvez vc não estivesse do gaita-l naquela época...) mas está trazendo bons frutos. A hering está reagindo e pode-se esperar coisa boa vindo aí.

mas vamos usar a gaita nas aulas com o Pedro. e eu vou contando aqui como é o processo. Te garant o que essa gaita vai sofrer na minha mão ;-)

3 comentários:

  1. Estas Bends respodem á overblow/overdraw?

    ResponderExcluir
  2. acho que sim

    eu que sou ruim prá cacete e não consigo fazer esse negócio de over ;-)

    aliás, por essa e outras que eu tou indo pegar aulas ;-)

    ResponderExcluir
  3. olá meu nome é Daniel,toco gaita e queria saber se alquém tem alguma aula massa pra me enviar
    estou na fase de aprimoramento
    danielbaterak@hotmail.com

    ResponderExcluir