terça-feira, 15 de maio de 2007

Jefferson Gonçalves esta semana em BH (Minas Blues Jam - 17 a 19 de Maio)

Passada a excelente temporada do Róbson Fernandes em BH, agora é a vez do Jefferson Gonçalves (Róbson... Jefferson...), endorser Hering, trazido pelo Gustavo Andrade, a mente "maligna" por trás do Hot Spot, uma das melhores bandas de blues da cidade e um dos agitadores do cenário.




Conheci o trabalho do Jefferson pelo som do antigo Baseado em Blues, que inclusive fez um show memorável em BH milhões de anos atrás no Lapa Multishow, com direito a uma canja muito louca do Clebão, um dos velhos e bons e sumidos vocalistas de blues da cidade. (acho que a última banda dele chamava Yer Blues)


Depois o Jefferson parece ter se aproximado do Madcat, e através dele pude ver o Madcat (o gato louco que andou ganhando grammy... vide posts abaixo) em Xuiz de Fora, com o Osmar e o Zé numa viagem memorável que um dia vira post também.


Jefferson parece ter se adaptado bem o shake madcat, um microfone baseado num microfone artesanal que o Madcat usava, feito daqueles microfones de gravador mono (sim, eu mandei cartinha pro madcat perguntando! nem tinha infernet nessa época! ê velharia! sabia que o madcat tem papel de carta timbrado com um desenho de gato?), muitos anos atrás (da época em que ele veio pro Brasil e tocou com a Shari Kane no Nescafé e Blues, que chegou a ser televisionado pela bandeirantes, gravado por mim, emprestado pro Ferrari e aí a fita sumiu numa das viagens do Ferrari pelo interior de Minas, mas isso também vira outro post futuro nesse blog...)


Pude acompanhar o cara mais de perto no primeiro fórum harmônicas do Ceará. O cara é gente boa pacas. Fiquei especialmente sensibilizado quando ele resolveu doar uns 40 cds dele prás crianças carentes da Fundação Fagner (sem alarde. nada de filantropia auto-marketeira). Jefferson atualmente usa e abusa de ritmos nordestinos e tem se apresentado bastante para o público nordestino, fazendo viagens frequentes para a região. Aliás, pela agenda de shows do cara, eu diria que o Jefferson é uma espécie de James Brown da gaita, no sentido em que ele é "o gaitista mais trabalhador do país". O cara está sempre excursionando.


Outra coisa que faz do Jefferson, persona grata neste blog é que ele sempre deu uma força pros CDs do Gaita-List e sempre lembrou de agradecer a presença da galera da lista nos shows. Claro que nenhum gaitista tem obrigação de fazer isso, mas já que ele teve esse cuidado, vou retribuir o mesmo cuidado de volta.


E é isso. Jefferson Gonçalves veio a BH no primeiro Minas Harp organizado pelo Leandro Ferrari, milhares de anos atrás, e volta agora neste projeto de blues do Gustavo, que também é outra persona grata do gaita-l, famoso por manter sempre o espaço aberto para os gaitistas da cidade e ter dado uma força no lançamento do CD do Gaita-L de 2001, no Bar da Estação, em BH. Rumores dizem que ele vai abrir uma comida a quilo no Santa Efigênia (em BH, não em SP!), mas a gente espera que isso seja só prá ele pagar as contas e poder tocar o blues dele em paz.


Jefferson também deu a contribuição dele para a Hering ajudando na criação do famoso kit de manutenção e na afinação de gaitas da série vintage. O cara é forte e os shows devem ser bons, como sempre são. Não percam.

17/05 Garage d'Caza Pub (www.garagedcazapub.cjb.net)
18/05 Vinnil Cultura Bar (www.vinnil.com.br)
19/05 Utópica Marcenaria (www.utopica.com.br)
19/05 Workshop (14h) (www.promusic.com.br)

Muito provavelmente, eu devo ir no Vinnil. E se tiver workshop, no workshop também Tem workshop no sábado! (thanks Fred).

Nenhum comentário:

Postar um comentário