segunda-feira, 7 de maio de 2007

Róbson Fernandes em BH pro Minas Harp 5 (11 e 12 de Maio)


Leandro Ferrari, uma referência na diatônica mineira, traz neste fim de semana o gaitista Róbson Fernandes (SP). Ambos são endorsers da Bends Harmônicas.

Róbson se apresenta dia 11 (sexta) no Utópica Marcenaria (ligue uns 2 dias antes reservando mesas) e dia 12 (sábado) no Conservatório Music Bar.

Róbson também vai dar um workshop sobre a gaita no blues, na Pró Music, sábado dia 12, 14h. O preço será 15 reais e vai cobrir tópicos como técnicas, improvisos, cromatismo e etc.

Vou fazer de tudo para ir, mesmo tendo curso de 9 às 14 e com bombeiro hidráulico para consertar 2 descargas e fechar 2 infiltrações marcados para o mesmo dia. Como vocês podem ver, as coisas não tão me ajudando.

Antes de mais nada, deixa eu fazer um mea culpa aqui no blog. Só hoje eu percebi que apesar do blog se chamar gaitabh, eu não tenho divulgado os shows do Leandro. É uma tremenda sacanagem, pq o cara realmente corre atrás e faz por onde.

Bem, o Leandro se apresenta sempre em BH e o site dele tem a agenda de shows sempre atualizada. Estou adicionando o site dele nos links aqui do lado. Visitem sempre para ficarem informados ou fiquem de olho na comunidade dele no orkut.

Mas voltando ao Róbson, a primeira vez que eu vi o cara tocar foi num encontro de uma dúzia de gaitistas do Delta Blues de Campinas (SP), onde cada gaitista tocava 3 músicas de outro gaitista famoso. Foi meu debut no mundo dos gaitistas nacionais, um show memorável que o Chico Blues tem para vender (o áudio não está bom, infelizmente, mas vale a pena conferir. não achei o show no catálogo dele, mas eu sei que tinha em VHS. Talvez tenha hoje em DVD. Vejam com ele).

Também tenho o primeiro CD dele. Não ouvi os outros. Tenho visto shows dele na medida do possível, sempre em SP. Estes devem ser os primeiros shows dele em BH. Róbson é um dos melhores gaitistas do país em termos de domínio de palco, uso de overs para jazz e blues, e tem uma ótima linguagem de blues, com raízes bem fincadas nos estilos tradicionais a la Sonny Boy.

O show dele é, literalmente, um show. Ele vai dançar, ele vai bater o pé no chão, ele vai fazer efeitos de wah-wah pirotécnicos e os gaitistas vão se assustar com o vibrato dele, que é muito forte.

Mas o mais importante: o show dele é legal. As músicas são boas. Todas. E quando ele ficar repetindo aquele riff 20.000 vezes (que é como os solistas normalmente fazem para pedir aplausos), não vai ser uma coisa chata e você **realmente** vai ter vontade de aplaudir, ao invés de aplaudir só pro cara acabar com aquela chatice. :-)

Um show imperdível, eu diria. De todas as vezes que eu vi o Róbson (vejamos, uma no delta blues, uma no mr blues e umas 2 no sesc? acho que isso) eu devo não ter gostado, ao todo, de uma música ou outra. Especificamente, não gostei de uma música em que ele cantava, mas pelo último show que eu vi dele no sesc, deu prá ver que a voz dele melhorou um bocado de uns tempos prá cá.

Acho que o Chico Blues lançou um DVD do Róbson de um show dele no Mr. Blues muitos anos atrás. Eu cheguei a ver esse DVD na casa do Fred. Eu não gostei desse DVD. Acho que o Róbson merecia um DVD bem gravado e bem produzido e espero que surja em breve. Até lá, não percam o show e os CDs. E embora os CDs sejam bons, nada chega perto do que é um show ao vivo do Róbson. Bem, de qq forma, foi uma boa coisa na época, mas seria muito legal se saísse um DVD bacana do Róbson. Ou um CD ao vivo. Vejamos. Estas coisas custam $$ prá produzir.

Bem, mas não bastasse o show do cara ser muito bom (e pode apostar que ele vai estar muito bem acompanhado com o Leandro e os músicos de blues de BH que ele conhece), Leandro ainda convida ao palco vários gaitistas da cidade.

Os confirmados até agora são Samir Chammas, Bruno Castro (recém chegado de uma temporada no Canadá), Andrea Furtini (Odilara/Alarido), Mariana Borssatto (dando um pulo de Buenos Aires para nos dar o ar da graça em BH) e Pedro Kokaev (meu atual professor de gaita, estou curtindo muito as aulas). La crème de la crème.

O Fred não deve ir porque ele tem que estar em Viçosa para tocar com o Blues Etílicos. Ou seja, Vai deixar de tocar com um gaitista foda para tocar com outro gaitista foda. Tudo bem. :-)

O Osmar eu não sei. Ele sempre fala que não vai dar, mas sempre aparece. Se der, ele vai aparecer. Se não aparecer, conhecendo o Osmar, é porque não deu mesmo. Mas eu dou um bom desconto pq o cara carrega vários pianos e eu não carregaria nem meio piano dos que ele carrega.

Sugeri pro Leandro que convidasse também o Édson e o Hélio. Bobeando, eles acabam aparecendo no evento também.

A maioria desses nomes aí eu coloquei no youtube também. Dêem uma conferida.

É isso aí. Não percam. Vou tentar ir nos 2 dias de show. E vou tentar filmar algo também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário