quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Blues e honestidade



mandaram esse vídeo prá mim, como vídeo-resposta ao vídeo que eu coloquei no youtube do Ben Andrews tocando no Madam's Organ de washington (essa casa é duca!)

é o Ben Andrews and the Blue Riders, gravação de 96. Blues legítimo, com um bom e honesto solo de gaita.

ele ilustra a minha teoria de que o instrumento mais importante do blues sempre foi e sempre será A VOZ (fico feliz de ter podido dizer isso na TV uns anos atrás...). Nem gaita nem guitarra. É a VOZ.

e é o mais difícil de encontrar, de boa qualidade aqui no blues nacional. Temos instrumentistas que acabam indo pra virtuose enquanto a simplicidade do blues vai ficando cada vez mais distante. O cantor blueseiro canta quase com vergonha, quase que arrependido. Canta para dentro. Aqui, os cantores berram. O blues não é prepotente. É humilde. Não esqueça sua alma em casa quando for cantar blues.

Verdade seja dita, o Bruno do Nasty é um puta dum cantor de blues. Dos melhores ;-) E a semelhança entre os estilos do Bruno e do Ben é notável.



acima, Nasty Blues, com Bruno Avanzato no vocal.

5 comentários:

  1. A questão Kenji, não é berrar ou cantar pra dentro, muitos cantores cantam muito forte,praticamente berrado,e não é questão de falta de simplicidade, mas talvez seja o jeito que eles sintam as coisas como: Freddie King, Koko Taylor,Magic Slim, Howlin`wolf, Son Seals, Buddy Guy... e todos os cantores que vieram das igrejas(não se esqueça que o Blues é um lamento e cada um faz do seu jeito)e outros que cantam mais suaves,T-bone Walker, Clarence Gatemouth,John lee Hooker...A questão é se a pessoa REALMENTE TEM e ENTENDE o Blues,e além disso está apto para express´-lo com a voz.Agora aquele timbre e expressão negros fica impossível pra qquer músico branco pelo mundo.
    Esse negócio de o Blues é cantado para dentro não tem cabimento, desculpe.Eu percebo com facilidade vc está muito verde no seu entendimento do blues, não só por esse comentário, cresça dentro do Blues e tome cuidado com as besteiras que diz, q não têm sido poucas.Só quem pode falar do Blues é quem vive e tem o blues.

    ResponderExcluir
  2. agradeço a crítica e lembro que tanto para criticar quanto para elogiar, assinatura é sempre bem vinda...

    senão eu vou sempre achar que o anônimo é o vasco faé ;-)

    ResponderExcluir
  3. bem, quanto ao "berrado" versus "suave", eu acho que vc não entendeu o que eu escrevi.

    eu não estou falando que o blues "prá dentro" é o "suave".

    eu tô falando que o blues "não-autêntico" frequentemente sai "berrado"

    quanto à bonita questão da pessoa ter o blues e conseguir expressá-la, infelizmente eu tenho que discordar. Eu gosto de blues bem cantado, sentimento só prá mim não basta.

    mas fico feliz que vc esteja aqui para corrigir as minhas não poucas besteiras ;-)

    só não precisa ter medo. eu não mordo. ;-)

    ResponderExcluir
  4. Se a pessoa não sente o Blues não tem como expressar, isso é a primeira coisa. se tem só tecnica e fica ouvindo querendo imitar e não sente aquilo da maneira que deve sentir não adianta. Tá cheio de gente por aí que toca Blues, mas não o sentem da maneira maior.Não é nada pessoal, só um comentário, ninquém aqui é o dono da verdade.

    ResponderExcluir
  5. OK, e quem é que define quando uma pessoa sente ou tem o blues?

    ResponderExcluir