segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Blues na rádio em BH



Olha prá vocês verem como são as coisas...

No orkut tem uma comunidade chamada "the blues", onde tinha uma thread falando sobre opções de blues em BH que sempre ficava no topo pq sempre tinha gente lá conversando. Um belo dia, esse pessoal descobriu a barbearia de blues e nunca mais as coisas foram as mesmas.

A Cris, uma das mais ativas, estudante de jornalismo jornalista formada pela UFMG, resolveu arregaçar as mangas e produzir seu próprio programa de rádio sobre blues na FM universitária da UFMG, com um "piloto" de quase 80 programas curtos, com 2 ou 3 músicas cada, e um trabalho de pesquisa sério sobre as várias vertentes e tendências históricas do blues. Estes programas vão ao ar a partir de segunda, dia 3 de Dezembro. O programa passa à noitona e repete de madrugada, pela 104,5 FM Universitária (ok, não pega na cidade toda, mas quase)

Aí, pessoas!

Segunda agora, 3/12, começa (finalmente) o programinha de blues que tou fazendo na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM). Vai ter muito blues local, algumas raridades e outro tanto de clássicos. Sempre às 23h, uma pílula (maior que o normal), com cerca de 10 minutos, de curiosidades e músicas. Fiz o folder abaixo pra ajudar a divulgar, conto com vocês (até porque vai rolar muuuita gaita também, é claro).

Ah, e a 104,5 FM pega muito bem em algumas regiões da cidade e pessimamente em outras. Nesse último caso, rola de ouvir pelo site (www.ufmg.br/online/radio), ou esperar pra quando eu lançar em podcast.

Besos,
Cris


O que é o mais legal do programa: não é blues de quem não entende. A Cris é uma das poucas em BH com quem se consegue conversar sobre blues num nível de quem realmente gosta e curte. E ela é perfeccionista, cruza dados e descobre todas as idiossincrasias que povoam a web e os livros por causa das inúmeras lendas e inexatidões da história dos vários blueseiros, coisa rara de se ver por aí.

Outra coisa bacana é que a proposta dela é mais ou menos o seguinte: manda uma música "feijão com arroz" do blues (prá educar quem não conhece) e uma música "rara" ou "desconhecida" prá mostrar que ninguém está aqui prá perder tempo brincando. Quando fui ver, eu tinha mandado cerca de 50 mp3 dos blues mais diversos, passando por todos aqueles gaitistas que todo gaitista gostaria de ouvir até aquelas gravações que eu guardo no cofre, que nem o Chico Blues imagina que existem ;-) E eu sou apenas mais um da lista! Outros caras que sacam bem mais de blues que eu (são muitos, eu sei) também mandaram suas dicas prá Cris, de forma que muito provavelmente, a programação dela vai estar dentre as melhores programações de blues em rádio conhecidas ;-)

Cada um fez sua parte.

Por isso, meus amigos, não percam estes programas por nada deste mundo.

5 comentários:

  1. Curiosidade, teu nome é Roberto Maciel

    ResponderExcluir
  2. Ih, esqueci! Aqui em Fortaleza, também na Rádio Universitária (107.9) rola um programa de blues. Foi criado pelo Alexandre Rocha já tem uns dez anos. O Alexandre se mandou para Brasília, mas, maluco que é por blues, continua gravando os programas de lá e os mandando praqui. E já faz uns três anos divide a apresentação com Roberto Lessa (ao vivo), guitarrista e vocal da banda Blues Label - e um dos poucos bluesmen, desses de verdade, que conheço. O programa Encontro com o Blues é transmitido às terças, quintas e sábado, sempre das 21 às 22h, e pode ser escutado pela Internet (http://www.radiouniversitariafm.com.br/).Atenção: em Fortaleza não estamos na hora de verão.
    Ah! E a Chris tá de parabéns.

    ResponderExcluir
  3. eu acho que os radialistas de blues do brasil deviam se unir num site de podcast ;-)

    ResponderExcluir
  4. Aê, Kenji!
    Super legal o que vc escreveu e a força que tem dado desde o início!
    Espero que eu não decepcione hehe
    Valeu! :)

    ResponderExcluir
  5. Agora em podcast! U-hu! :)

    http://barbeariadeblues.mypodcast.com

    ResponderExcluir