A Hohner não faz nenhuma gaita especificamente para overbends, então por isso que a GM também não é anunciada como específica para essa técnica. Imagine que, se a Hohner disser que uma gaita é boa para overbends, qdo gaitistas com pouco treino não conseguirem alcançar a técnica, culparão a Hohner.
Mas a GM ganhou a fama de ser boa para overbends por alguns motivos:
- É da série Classic ou Hand Made da Hohner, como a Marine Band. Essas são as melhores gaitas Hohner para overbends, provalvemente por causa dos tamanhos e perfis das palhetas.
- Não tem bocal, as chapas de vozes estão o mais próximo da boca o possível. O Howard acredita que isso é importante. Tanto que, quando a Hering lançou a linha custom, eu achei estranho que eles tenham escolhido um modelo com bocal.
- As placas de cobertura são planas e relativamente baixas. O pessoal da Seydel acredita que isso seja benéfico para overbends.
- A afinação temperada agrada mais a quem quer tocar jazz e linhas melódicas. Como, geralmente, gaitistas que usam overbends consistentemente gostam de tocar nesse estilo, preferem a GM em relação a outros modelos da Hohner, que apresentam uma afinação entre a justa e a temperada.
- Gaitas Hohner foram e talvez ainda sejam as melhores gaitas para serem ajustadas para overbends.
- Howard Levy usou essas gaitas exclusivamente por muito tempo. Claro que elas eram ajustadas pelo Filisko, mas eram GM e sempre que alguém perguntava, ele indicava esse modelo. Eu acho que esse fato é o mais importante para ter estabelecido a Golden Melody como gaita para overbend.
Nenhum comentário:
Postar um comentário