quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Golden Melody e os overbends

A Golden Melody tem fama de ser "a" gaita para overbends, como o Ruan apontou no seu blog. Aqui vai uma tentativa de explicação do porquê.

A Hohner não faz nenhuma gaita especificamente para overbends, então por isso que a GM também não é anunciada como específica para essa técnica. Imagine que, se a Hohner disser que uma gaita é boa para overbends, qdo gaitistas com pouco treino não conseguirem alcançar a técnica, culparão a Hohner.

Mas a GM ganhou a fama de ser boa para overbends por alguns motivos:

  1. É da série Classic ou Hand Made da Hohner, como a Marine Band. Essas são as melhores gaitas Hohner para overbends, provalvemente por causa dos tamanhos e perfis das palhetas.
  2. Não tem bocal, as chapas de vozes estão o mais próximo da boca o possível. O Howard acredita que isso é importante. Tanto que, quando a Hering lançou a linha custom, eu achei estranho que eles tenham escolhido um modelo com bocal.
  3. As placas de cobertura são planas e relativamente baixas. O pessoal da Seydel acredita que isso seja benéfico para overbends.
  4. A afinação temperada agrada mais a quem quer tocar jazz e linhas melódicas. Como, geralmente, gaitistas que usam overbends consistentemente gostam de tocar nesse estilo, preferem a GM em relação a outros modelos da Hohner, que apresentam uma afinação entre a justa e a temperada.
  5. Gaitas Hohner foram e talvez ainda sejam as melhores gaitas para serem ajustadas para overbends.
  6. Howard Levy usou essas gaitas exclusivamente por muito tempo. Claro que elas eram ajustadas pelo Filisko, mas eram GM e sempre que alguém perguntava, ele indicava esse modelo. Eu acho que esse fato é o mais importante para ter estabelecido a Golden Melody como gaita para overbend.

Nenhum comentário:

Postar um comentário