terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Luiz Rocha pergunta, Kenji responde

Luiz Rocha mandou essas perguntas prum monte de gaitistas, mas achei interessante jogar aqui.

A discussão completa vc vai poder acompanhar no ótimo blog do Luiz

http://bahiarmonica.blogspot.com/

1 - Muitas vezes ao passar o som, tocando somente a gaita, sem outro instrumento tocando simultaneamente, a gaita parece estar com volume alto o suficiente para se destacar, porém quando entra a banda inteira, ela some, se diluindo "no bolo". Vc já passou por isso? Comente sobre o assunto, falando sobre as causas e dicas que você conhece para se evitar essa situação.


um problema que eu vejo é que, geralmente, o que acontece é que um da banda aumenta e todo o resto segue. E como a gaita é a primeira a dar microfonia, ela leva a pior :-)

prá resolver, só escolhendo músicos que consigam tocar bem sem ter que aumentar demais o volume.

teve uma vez também que o que aconteceu foi uma gaita low F subir perto do som do contrabaixo. neste caso, eu na minha santa ignorância, simplesmente peguei a F normal.

2 - É verdade que para um guitarrista tocar numa banda, existem caminhos e formas diferentes de se explorar a guitarra nas condições de ter ou não ter um gaitista na banda? Já ouvi falar sobre guitarristas muito bons, mas que as vezes não sabem se comportar quando há uma gaita no palco. O que seria exatamente esse comportamento? O que um guitarrista poderia fazer para dar melhores condições do gaitista ter mais destaque?


não é difícil encontrar guitarristas que simplesmente odeiam gaitistas e que acham aquelas jams e solos intermináveis de gaita a coisa mais chata do mundo. Prá dizer a verdade, até eu acho isso em muitos shows. Em alguns casos, é o ego do guitarrista, mas muitas vezes é pq o gaitista é sem noção mesmo. O fato é que, prá quem é gaitista, é fácil achar que a melhor parte da música, pro ouvinte, é o solo de gaita, quando na verdade a música geralmente precisa de um certo equilíbrio prá agradar à maioria.

acho que é por isso que tanta gente não-gaitista gosta do Milteau.

o palco é um espaço social, e onde se junta um monte de gente, prá tudo fluir legal, é bacana que haja uma certa cortesia entre todo mundo. Mas eu acho que, embora as jams sejam divertidas pros gaitistas, geralmente as músicas bem ensaiadas (ou com espaços de solos mais limitados) acabam funcionando melhor pros ouvintes.

falo mais na posição de ouvinte que de gaitista. Bem, eu diria que eu ouço muito melhor do que toco ;-)

grande abraço a todos, feliz 2009

Kenji

Um comentário:

  1. Só pra lembrar que já terminei a matéria, porém, ainda não postei, pois havia outra matéria a ser postada antes dessa! Essa pesquisa com as perguntas aos gaitistas ficará para o próximo post, ou seja:
    "A AMPLIFICAÇÂO DA HARMÔNICA (PARTE 4)"

    Visitem www.bahiarmonica.blogspot.com e deixem seus comentários e opiniões!
    Abraço!
    Luiz Rocha

    ResponderExcluir