sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Sobre a Pizzaria do Benê em Curitiba (By Clara)

Segue ai o meu post sobre a pizzaria do Benê.

A pizzaria do Benê, também conhecida como Pizza Mais, fica ali no Alto da XV, rua Itupava, 828, Curitiba. Bairro bem simpático, relativamente perto do centro e fácil de chegar.

Estive lá nas duas últimas vezes que fui a Curitiba. Na primeira vez estava bem curiosa para conhecer a tal pizzaria do Benê.

Já cheguei gostando do ambiente, luz intimista, lugar aconchegante e perto do caixa tem uns quadros de gaita, com fotos do Borrah Minevitch, dos bluseiros que o Benê admira, os cds da Orquestra e do Misterjack como se fossem "discos de ouro", um papel antigo onde veio embrulhado uma gaita, enfim uns quadros bem divertidos.
Lembrou umas fotos da casa do Kenji...

E do lado oposto a essa "parede de gaita" fica um piano e os quadros da Ana, a namorada e sócia do Benê. Dá pra ver que é uma pizzaria bem musical, seus donos são musicais, um gaitista bom pradaná e uma cantora bem afinada que diz arranhar também no piano (dúvido que só arranhe, ela tava escondendo o jogo...)

Eu como "pizzeira" profissional já cheguei perguntando se tinha catchup na mesa. Ufa! não tinha, porque se tivesse já iria perder uns pontos comigo,hehe Nada contra a quem ponha catchup na pizza, mas eu, como boa paulistana, acho um sacrilégio e um tremendo mau gosto. (Desculpem os amigos cariocas e gaúchos).

As pizzas agradaram muito, na primeira vez seguimos a sugestão do Benê e pedimos a Escandinava, por ser uma pizza colorida e visualmente muito bonita que misturavam sabores. Bem boa, massa fininha, os recheios não brigavam entre si, gostei, gostei. Claro que ser atendida pelo Benê tem todo um charme especial, ele é bem divertido, faz um jeito sério e brincalhão.

Ainda tivemos o privilégio de tê-lo sentado conosco (na primeira vez, eu, Rafa, Fernando e o Guga da Troupe), contando os "causos", relembrando as histórias.

Virei fã e voltei outras vezes. Além das boas pizzas, aproveite para provar as tradicionais e as doces (hum a de chocolate é megaboa - a Paula e eu viramos devotas - e a de banana nevada tb), na pizzaria do Benê acontecem uns pocket shows. Falei que era uma pizzaria musical :)

A Troupe da Gaita faz alguns "ensaios abertos" lá, o Benê e Marcelo tocam às quintas um repertório super variado e uma pianista toca aos domingos, eu acho. Sei também que virou ponto de encontro do pessoal da Troupe após os ensaios de terça.

E no mês de janeiro, de 18 a 28, a pizzaria vai ser o circuito extra-oficial do Festival de Música de Curitiba. Só gente boa vai aparecer para uma canja: Gabriel Grossi, Flávio Guimarães, Troupe e alguns professores das oficinas de música. Gostaria estar em Curita nessa época...

Além de tudo isso, eu, o Geison e a Paula pudemos brincar de pizzaiolos por uma noite. Invadimos a cozinha, tivemos uma aulinha com o mestre de verdade e preparamos a nossa pizza-gaita. Até que o sabor ficou bem bom, heheh

E se você for "amigo da diretoria", ainda pode ficar depois que a pizzaria fecha e ouvir a cantoria da Ana e suas amigas, sempre uns clássicos do cancioneiro popular, ou o Guga tocando piano.

A Ana é uma história a parte, eu diria que é a versão paranaense da Lud (para quem conhece a Lud, sabe que é um super elogio). Uma garota alto-astral, divertida, boa de papo, que não dá vontade de largar mais.

Enfim, a Pizzaria Mais vale a visita, vale voltar de novo e ainda pode pedir pizza pela telefone. Claro que na" tele-entrega" você perde toda a diversão, hehehe

Eu acho que deveriam rolar uns encontros do "Pizza e Gaita" lá também (fica a sugestão para o povo de Campinas expandir as fronteiras). Tem tudo a ver!

Ah! se você for "mais amigo da diretoria" ainda peça uma visitinha a casa do Benê. Ele tem uma coleção de LPs admirável e um quarto com coisas de gaita beeem interessante. Dá pra ficar horas se divertindo por lá.

beijos,

Clara

Nenhum comentário:

Postar um comentário