segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Direitos Autorais e Youtube

Quando eu ajudei a organizar o primeiro cd do gaita-l, tivemos uma grande discussão sobre a questão dos direitos autorais. Tentamos colocar no CD apenas músicas que "não dariam problema", mas ao longo da série, acabamos colocando algumas músicas de outras pessoas.

Escolhemos arriscar, visto que o cd nunca chegou a ter muito mais de 100 exemplares em cada edição, e que o intuito não era lucrar em cima do trabalho dos outros, pois era praticamente distribuído apenas entre o pessoal do gaita-l mesmo. Não muito diferente de compartilhar música na web. Que vale lembrar, é igualmente ilegal.

E assim a web vai. Ignorando os direitos autorais, O primeiro fórum harmônicas do Ceará trouxe o assunto à discussão inclusive. Mas o fato é que na web, isso faz pouca diferença. As pessoas mandam para o youtube clipes, bandas tocando músicas diversas, ignorando completamente as regras de direito autoral.

Eu inclusive. Só que outro dia, fui avisado pelo youtube que um vídeo que eu tinha colocado lá, do Leandro Ferrari e Hilmara Fernandes tocando "Que o Deus Venha", do Cazuza, no Utópica, havia saído do ar. Bem, avisei os dois, pq era um vídeo com muitos acessos, e que, creio, que mesmo sem respeitar os direitos autorais, contribuía de alguma forma para a divulgação do trabalho destas pessoas.

Bem, hoje eu descobri qual era a história. Com a crise, o youtube está rompendo contratos e tirando o conteúdo com direitos autorais do ar, com medo de tomar processos. Não só isso, mas é evidente que, um serviço que consome uma das coisas mais caras da rede, como a banda larga, acabaria por ter que encontrar uma forma de fazer dinheiro. O Google é rico mas não ganha dinheiro do nada. Aguarde em breve por comerciais no youtube.

Não só isto, mas a recessão vai forçar a web a se tornar cada vez menos "free", por isso, aguarde algo do tipo no myspace também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário