quinta-feira, 14 de maio de 2009

Otavio Castro, a gaita baixo e o girassol

Acredito que a maioria dos leitores daqui conhecem o trabalho revolucionador do Otavio Castro no campo do cromatismo da gaita diatônica em dó. O que eu acredito que nem todos sabem é que o Otavio comprou uma gaita baixo há alguns anos e vem usando esse instrumento em suas gravações também.
Outro dia ele me passou uma gravação nova, chamada "Girassol", onde a primeira parte da música o Otavio toca gaita baixo, passando para a gaita diatônica na segunda parte. Eu gostaria de ressaltar o trabalho do Otavio na gaita baixo nessa e em outras músicas.
Em geral, a gaita baixo é usada num contexto do trio ou orchestra de gaitas, de maneira bem tradicional, com a predominância do um-pá-pá. Há algumas exceções, como o uso em músicas do Sting ou da banda Morphine, num contexto mais rock, muito interessante também. O Otavio faz um uso muito melódico da gaita baixo e demonstra uma técnica muito apurada no instrumento. Eu imagino que a gaita baixo já tenha sido usada de maneira semelhante por outros músicos, mas eu não consigo me lembrar de nenhum exemplo. Portanto, posso dizer com tranqüilidade (sério que não tem mais trema nessa palavra?) que o trabalho do Otavio, mais uma vez, é pioneiro.
Para ouvir a música "Girassol", entre outras, uma vista à página www.myspace.com/otaviocastro vale a pena, sem sobra de dúvida.

Mais informações sobre o trabalho do Otavio, inclusive aulas particulares presenciais e por skype no site do senhor advogado: www.otaviocastro.com.

5 comentários:

  1. morphine tinha gaita baixo?

    caramba! nunca notei, e olha que eu ouço muito mesmo!

    mau fã mau fã.

    ResponderExcluir
  2. Eu só ouvi tambem sax barítono, nunca gaita baixo. Outro mau fã.!

    ResponderExcluir
  3. CD "Good", música "I Know You - (part one)" tem o Jim Fitting, que tocou na banda Treat Her Right na gaita baixo.
    Pedacinho aqui:
    http://www.cduniverse.com/productinfo.asp?pid=1011450&activetab=Track%20Listing#Track%20Listing

    ResponderExcluir
  4. http://bit.ly/1aqnEF

    Se o link de cima não funcionar.

    ResponderExcluir
  5. nossa, é mesmo, ouvi aqui. E nem ta tão disfarçada.No final fica bem evidente até.

    Pra disfarçar:

    é que eu ouço mais o Like Swimming hehe

    ResponderExcluir