sexta-feira, 25 de março de 2011

Adeus, Bends

http://www.bendsharmonicas.com.br/index_.php

Uma notícia bem triste no pequeno mercado nacional de gaitas. A Bends está fechando as portas.

A Bends surgiu com a proposta de trazer uma gaita diferenciada no mercado nacional. Com um investimento pesado em marketing e em inovação, a empresa rapidamente recrutou diversos endorsers, agitou o mercado, levando a Hering a contra-atacar com mais investimentos e mais inovação, e o resultado foi que o mercado nacional de gaitas evoluiu.

Os fãs de gaita tiveram mais shows, eventos, aulas e workshops, mostrando que concorrência acaba favorecendo o consumidor, que no fim das contas, é também o público deste blog.

Mas o fato é que o mercado de gaitas, como um todo, não parece ir muito bem. Do que se conversa com blueseiros, não somente gaitistas, a impressão geral é que há mais gente para tocar e menos lugares dispostos a bancar, competição com DJs e falta de mercado e respeito aos músicos. Não está nada fácil.

Ainda, tem o nosso Real, supervalorizado, e os impostos, que encarecem o produto brasileiro, que ainda por cima tem que competir deslealmente com a moeda chinesa artificialmente baixa, reduzindo o alcance e o mercado da gaita feita aqui.

A verdade é que não é fácil. Empreender geralmente é uma lógica de altos ganhos por altos riscos.

Que fique a lembrança para todos os gaitistas do que é viver num país onde há 2 fábricas de gaitas, competindo para fornecer o melhor para o gaitista. E que as tentativas ficam pra trás, mas quem tenta, não.

5 comentários:

  1. Com certeza vai ficar uma lacuna muito grande entre os que apreciam o mundo da gaita... principalmente na divulgação e na busca por qualidade!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho a sorte de possuir algumas harmonicas Bends.
    Excelente instrumento e um atendimento pós-venda de primeiro mundo. Lamentamos profundamente o encerramento da Bends.
    Seus proprietários agiram com extremo profissionalismo, seriedade e respeito ao consumidor.

    Hertes Ivolela

    ResponderExcluir
  3. Estou muito triste com a notícia, não sabia dos fatos ocorridos, a Bends deixará saudades.

    ResponderExcluir
  4. Poucas vezes me senti tão mal com o fim de uma empresa. Já é dificil ser gaitista no Brasil, ainda mais agora com o fim da fabricante daqueles que, na minha opinião, eram as melhores gaitas daqui. Praticamente não uso mais minhas Bends com medo delas estragarem e não poder mais arruma-las. Espero que um dia voltem.

    ResponderExcluir
  5. AMIGOS DO BLOG, FAÇAM CONTATO COMIGO, POR FAVOR... SOU ADRIANO ADIALA... MÚSICO FACEBOOK... FAÇAM CONTATO... ABRAÇO.

    ResponderExcluir