sexta-feira, 20 de abril de 2007

When the Saints Go Marchin´ In


Santos é mó BH com praia. Em compensação, as gaitistas bonitas vêm daqui.

Prá quem não conhece, o pessoal do Gaita-BS (Baixada Santista) promove este ano o primeiro encontro anual deles de 2007. O Gaita-BS é a comunidade mais ativa do país, e o "chefe da gangue" é o Rodrigo Morenno, que também mantem o portal harmonicamaster, a única loja virtual brasileira especializada em harmônicas.

Ah sim, essa loja vende gaitas REX, que são gaitas Hering, mas com a metade do preço. Iniciantes devem aproveitar este fenômeno econômico que pode durar muito pouco. E a loja também abriu um blog.

Sem contar que o Gaita-BS também é a comunidade com maior número de brindes que eu já vi :-) eu mesmo tenho duas camisetas, distribuí inúmeros chaveiros e o próprio Morenno tem um banner imenso no quarto que, segundo ele, devido àquela carona com chapéu e óculos escuros, dava um aspecto assustador ao seu quarto à noite. You can run, you can run, tell my friend Willie Brown :-)


Algumas capas de discos blues são simplesmente sensacionais. Detalhe para a cobra em pé e para a garrafa de catuaba selvagem no pé do diabo. Essa noite vai ser boa! yuhuuuuu!

Segundo o Morenno, o evento este ano conta com aa presença do pessoal da Hering (Fabrício Casarejos, customizador), Otávio Castro (RJ) e Jefferson Gonçalves (RJ) (ambos endorsers Hering, sendo que o Otávio era um endorser Hohner).

Pelo jeito, a guerra do endorsement anda quente no Brasil. Otávio e Róbson Fernandes eram, até pouco tempo atrás, endorsers Hohner, via Bresslau, mas enquanto o Otávio foi para a Hering, o Róbson foi para a Bends. Acho que da Hohner, no Brasil, ficou o Flávio Guimarães, que é certamente o "top of mind" da diatônica no Brasil.

O Jefferson tem um trabalho sólido como gaitista e vem a BH também no mês de Maio. Otávio é o maior overblower do Brasil, tocando sempre com uma diatônica em C e levando aos extremos as capacidades cromáticas do instrumento.

Também desce a serra, direto de SP, Ailton Rios, Fernando Gaitagroove, Rodrigo Tostines, Will, Geison, Alemão da Gaita, Rafael Barreira, Wilson Barthman, Bisteca, Clara Machado, Paulo "Gravata", Fernando Alves, e tem mais gente confirmando.

Parafraseando o Morenno, "O bar é pequeno, tem palco e equipamento para fazer um som acústico bem legal. Então cheguem cedo p/ pegar seu lugarzinho, e tragam as gaitas, aqui não tem frescura, é para tocar."

É exatamente o tipo de evento com palco aberto a todos que, eu (e especialmente o Osmar) acredito, fortalece a comunidade gaitística e criar as bases para uma sociedade formal de gaitistas, que eu sempre chamo de SBRAH, em referência ao SPAH americano.

É a Hering colocando as mangas de fora, tentando angariar apoio na comunidade gaitística. Efeito direto da concorrência com a Bends. O império contra-ataca ;-) Lembrando que a Bends patrocinou um evento similar aqui em BH em Janeiro deste ano, que eu organizei.

Antes que a Hering venha me processar achando que eu estou comparando o Bertolazzi ao Darth Vader, a piada aqui é que a Hering é o "império" porque é a única empresa de gaitas com mercado bem estabelecido no Brasil, não porque ela seja má, mas porque já está estabelecida. Este blog procura manter uma boa relação com TODAS as fábricas de harmônicas, porque existem amigos meus na Hohner, Bends e Hering e todas são importantes.

Se eu pudesse, organizava o festival anual do SBRAH com o apoio da Hering **E** da Bends. Mas será que nosso minúsculo mercado de Harmônicas teria este nível de maturidade? De qq forma, meu lema é SBRAH 2010. Até lá eu já devo estar tocando alguma coisa :-)


A verdadeira gaita do Darth Vader é feita pela Hohner e chama CX-12. E ela tem a Força.

Se um dia houver SBRAH, ela deve ser aliada de todas. É assim que eu entendo. Mas até lá, as fábricas devem apoiar os eventos da comunidade gaitística e em troca a comunidade deve oferecer o feedback para que as fábricas aprimorem seus produtos. Acho uma boa.

O evento começa às 18h no Saloon (Av. Presidente Wilson 1935, José Menino, Santos - SP) e também é o pré-lançamento de uma nova diatônica da Hering, em mesa redonda, apresentada por Jacques Tegani, o homem do comercial da Hering.

Mais informações sobre o evento no GaitaBlog

Se não fosse o dia da minha mudança de apartamento, eu tentava dar um pulo lá. Mas como eu não posso ir, eu divulgo. :-) Como dizia o Afif, juntos chegaremos lá.

4 comentários:

  1. O senhor tá inspirado hoje, não? Gaita do Vader? Curti. >:-))

    ResponderExcluir
  2. de vez em quando eu tenho que postar alguma coisa mais... verborrágica ;-)

    ResponderExcluir
  3. a minha gaita rex que comprei ( http://www.harmonicamaster.com/detalhes.asp?id=2&produto=50 ) no site ta 35...
    paguei 28 em uma loja na minha cidade..
    só pra registrar :)

    ResponderExcluir
  4. felipe, o preço da sua loja tá muito bom. se eu fosse vc comprava mais

    ResponderExcluir