O Vasco postou um artigo no portal gaitablog sobre o estigma da gaita como instrumento "fácil" de tocar.
Note que no artigo do Vasco, ele diz que graças a deus existem o Bob Dylan e a Alanis. Ele provavelmente diz isso porque ele entende que a gaita é pouco popularizada e que muitas pessoas começam a tocar por causa de uma empatia pelo Bob Dylan e pela Alanis. É um ponto válido.
Mas o meu ponto, neste post, é justamente apresentar o paradoxo que isso traz, que eu chamo de "O Efeito Bob Dylan".
Por que a gaita é tida como brinquedo?
1. As pessoas acham gaita fácil pq o Bob Dylan toca gaita do jeito fácil e faz sucesso.
2. O startup da gaita é mais curto que o dos outros instrumentos em geral. Eles PARECEM mais fáceis no início.
3. Gaita é um instrumento barato, instrumentos baratos trazem menos comprometimento. Mais pessoas compram gaita que pianos de cauda por impulso. Quantas pessoas compram um violão já pensando em pegar aulas? E gaita?
4. Gaita não é instrumento de orquestra. Isso significa que o músico de gaita não pode fazer carreira, ter currículo acadêmico e reconhecimento da comunidade formal de músicos do Brasil no seu instrumento a menos que faça o dobro do esforço sendo auto-didata, pelo menos considerando a técnica.
5. Pouca gente toca gaita. Me faltam dados, é uma hipótese. Bresslau, vc tem como levantar a quantidade de gaitas produzidas no mundo neste século e no pós-guerra?
6. As pessoas não têm noção da gaita minimamente bem tocada (efeito Bob Dylan). Várias pessoas do Pop (Alanis, Bono, etc) acham que é o som do Bob Dylan que tem que sair da gaita.
7. Falta de profissionalismo. Uma vez que a referência da maioria das pessoas é o som do Bob Dylan, por que contratar o Eberienos se eu mesmo posso tocar?
Todos estes fatores levam à uma desvalorização da gaita, especialmente a diatônica e a oitavada, pelo público em geral. Por público, entenda-se que a maioria dos ouvintes não sabem diferenciar uma diatônica de uma cromática, ou talvez nem uma gaita de uma flauta.
Tem gente lá nos grotões que tocam uma gaita superlegal, que é o melhor que eles podem fazer dentro das possibilidades deles. Mas se você gosta de música e pretende viver disso, hoje em dia a competição tá bem feia e acirrada. Nos workshops de gaitistas que eu já fui, falaram "vá estudar música, harmonia, escala, tudo o que vc puder".
Isso não significa obviamente que vc tenha que desprezar todas as manifestações culturais, músicas regionais e formas de música distantes da teoria musical formal. Mas significa que se vc quer ser um bom gaitista, eu não vou te recomendar ficar em casa, tocar do jeito que vc achar certo e se achar um gênio por causa disso.
O Gessinger pode tocar uma gaita ruim no show dele. Querendo ou não, ele está prestando um des-serviço a todos os gaitistas, pq ele ajuda a perpetuar o efeito Bob Dylan.
E quanto mais famoso, pior. A música dele pode ser a mais querida, a gaita dele pode ser idolatrada por milhares de fãs, mas como pessoa que ama a gaita, eu digo que eu lamento que o Gessinger não tenha contratado um gaitista profissional no acústico MTV.
O Gessinger pode ficar muito ofendido com o que eu escrevi, porém ele não se apresenta como gaitista, mas como vocalista, compositor, coisas que ele sabe que sabe fazer muito bem.
Fique claro que o Gessinger e o Bob Dylan têm carreiras como artistas SÓLIDA e COM MILHARES DE FÃS, e eles são artistas profissionais que levam suas coisas muito a sério.
Mas eu acho os dois,
como gaitistas, muito ruins, pq são famosos e porque contribuem para que a percepção geral da gaita pelo público seja inferior ao nível mínimo admitido pelos professores de gaita em relação aos seus alunos.
POR ISSO, PARA MIM
- O pior gaitista no Mundo é o Bob Dylan.
- O pior gaitista do Brasil é o Humberto Gessinger.
O paradoxo do Efeito Bob Dylan é o seguinte
Se o Bob Dylan dá alunos por um lado, ele tira gaitistas profissionais do mercado por outro. Se as pessoas têm empatia pela gaita mal tocada porque seus ídolos do pop tocam gaitas mal tocadas, então a gaita mal tocada será o padrão de referência.
Acho fácil manter uma posição "simpática", em termos de gaita, em relação à gaita tocada pelo Bob Dylan. A diversidade deve ser respeitada. Mas professor de gaita nenhum da face da Terra vai ensinar ao aluno o modo Bob Dylan de tocar gaita. Que é o modo sem técnica.
Professores de gaita são pessoas que levaram anos estudando gaita. Eles acham cada aspecto da gaita importante. Eles podem não fazer tudo o que é possível, mas eles sabem quase tudo o que pode ser feito. Eles se interessam pelo instrumento.
Bob Dylan, tocando gaita por 40 anos, nunca saiu muito do foronfon. Ele gosta de gaita ou de gaitistas?
Você, gaitista profissional, prefere que todos na sua banda toquem bem seus instrumentos ou toquem de qq jeito?
Você, músico profissional, você seria vocalista de uma banda se cantasse de forma totalmente desafinada? Se seu baixista desmaiar no show, você vai continuar o show tocando o baixo dele?
Ok, eu posso estar errado sim. Bob Dylan pode ser um gênio incompreendido da gaita.
Tem até um livro que ensina a tocar como ele. Encomendei já e prometo resenhar aqui.
- quantos professores de gaita usam este livro?
- quantos professores de gaita recomendam este livro?
- quantos endorsers de gaita tocam parecido com o Bob Dylan?
- quantos prêmios em concursos de harmônica o Bob Dylan ganhou?
- quantos professores de gaita preferem dizer que Alanis e Bob Dylan não tocam mal com medo de serem antipatizados por potenciais alunos, mesmo achando no fundo que o Bob Dylan toca gaita muito mal?
Reduzindo ao absurdo, sempre se pode chegar em alguma conclusão inútil
- Bob Dylan tem um estilo único, logo, ele é o melhor no que faz. Que ótimo. Neste pensamento, todo artista tem seu estilo único, é melhor nele, portanto não há melhor gaitista. Se não há melhor gaitista, ninguém precisa de aula, pq o que vc toca já está bom.
- Bob Dylan toca de um jeito sem técnica mas que toca o coração das pessoas. Isso faz dele um bom gaitista? Ou um bom artista que toca gaita?
Mais opiniões sobre a gaita do Bob Dylan (em inglês)
Imagine um mundo onde, um dia, o Bob Dylan dê uma entrevista e diga "eu toco gaita assim, mas toco mal. existem pessoas que dedicam suas vidas inteiras unicamente para tocar gaita de uma forma além da concepção do instrumento. essas pessoas são prejudicadas de forma indireta pela minha fama, e para elas, seria muito bom que as pessoas que se sentem atraídas pela gaita por causa do meu trabalho soubessem que existe todo um mundo a ser explorado por este instrumento"
Imagine um mundo onde, um dia, o Humberto Gessinger contrate um gaitista profissional, que toque no nível dos melhores gaitistas do Brasil, e não tenho pudor nenhum em dizer que todos os gaitistas PROFISSIONAIS do Brasil SÃO MELHORES DO QUE EU, e que todos os seus fãs fiquem maravilhados com uma coisa básica da gaita bem tocada que é um vibrato ou um timbre bom.
Aí, o Bob Dylan e o Gessinger estariam no topo do meu ranking de bons gaitistas, acima do Del Junco, do Toots e de todos os outros que eu adoro. Porque eles mudariam todo o mundo da gaita no Brasil.
Ou mesmo o mundo da flauta ;-)