segunda-feira, 11 de junho de 2007

o tal do timbre

Um artigo muito interessante sobre como desenvolver o "timbre" por Bill Barret, que saiu na Harmonica Ramblings do Ben Felten

Este blog já publicou em 2005 alguma coisa sobre como melhorar o timbre anos atrás, um artigo escrito pelo Gaspar Vianna, publicado pelo bom e velho Gaita-BH portal em 2002 (quando eu tinha paciência e disposição de fazer uma revista mensal coletiva sobre gaita, coisa que eu gostaria de fazer novamente no futuro em versão impressa...) que também vale a pena conferir.

Lamento, não vou traduzir o artigo do Bill Barret. Peça ao seu amigo que sabe inglês ou use o babelfish ou algo do tipo. Mas basicamente, o artigo explora os seguintes aspectos

1. binary opposition - uma forma de saber onde está cada característica do timbre é ir variando de um extremo a outro cada variável. por exemplo, alternando entre seu timbre mais "magro" ao timbre mais "gordo", você pode ir descobrindo os diferentes níveis que existem de "gordura" ou "magreza" do som que vc quer

2. attunement - cada estilo tem seu idioma e exige que se ouça muito. a maioria dos blueseiros faz isso bem, às vezes até demais quando a superexposição começa a afetar a criatividade do gaitista e ele se vê forçado a ouvir outros estilos para abrir a cabeça

3. active listening - é ouvir criticamente, prestando atenção a detalhes como quais efeitos tal gaitista usa, quais recursos, quais efeitos, quais "truques"

4. playing long tunes (notes) - não somente tocar músicas "longas", mas também notas "longas", sustentando o efeito por mais tempo.

5. decent harp - vc pode perder um bom tempo tentando tocar bem numa gaita ruim

6. good posture - boa postura, é difícil tocar bem quando suas costas doem (já experimentou ensaiar sentado numa cadeira? faz muita diferença)

7. good compression - boa compressão, tem a ver com os vazamentos de ar

8. play often - óbvio, vale a máxima "abandone seu instrumento um dia e ele te abandona três dias"

claro que esses tópicos resumidos não transmitem toda a riqueza do artigo do Bill. Faça um esforço, pq vale a pena.

outro aspecto interessante do artigo. no site original, a imagem usada foi de um amp velho e uns mics bullet, que são o "top of mind" quando se pergunta a qualquer gaitista sobre timbre de blues, a famosa falácia "vc nunca vai tirar som de blues sem mic vintage e amp valvulado".

Curiosamente, esse artigo não fala praticamente nada sobre que mic ou amp vc deve usar ;-) Claro que um bom equipamento vai te dar um som típico legal, mas não acaba aí ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário