quinta-feira, 5 de julho de 2007

Harmonica Master parcelando em 24x

o Rodrigo Morenno abriu uma loja virtual de venda de gaitas desde o início deste ano chamada Harmonica Master

desde então, o cara tem se esforçado bastante para disponibilizar alguns produtos que eu considero chave para os gaitistas brasileiros, desde gaitas rex (que eu considero boas pechinchas) até amps valvulados, gaitas customizadas e porta-gaitas.

no gaita-l, a lista nacional, eu comentei que com o dólar baixo, uma das armas dos sites de venda nacionais era justamente o parcelamento, mas que sites como a submarino e a americanas permitiam tal coisa, embora ofereçam em geral menos variedade.

muito provavelmente, o morenno já devia estar olhando isso desde antes de eu fazer esse comentário, mas o fato é que eu acho que agora, a harmônica master tem um diferencial importante na concorrência acirrada que é o mercado de venda de instrumentos

agora os caras parcelam em até 24x

minha idéia aqui não é fazer propaganda pros caras (se bem que, olhando bem, eu estou fazendo...). lógico que o morenno é meu amigo, mas eu não saio por aí dizendo que a única opção é comprar no site dele. sempre que alguém me pergunta sobre como é importar gaitas, eu falo de onde compro e a quanto sai e dou todas as dicas pro cara comprar coisas boas e baratas. é óbvio que com o dólar baixo, a coisa ficou mais competitiva. por outro lado, comprar no brasil acaba saindo mais caro, mas chega mais rápido e você consegue trocar mais facilmente se houver algum problema.

o fato é que, para a realidade do brasileiro, o parcelamento representa uma opção muito boa para quem precisa da oportunidade de comprar uma gaita boa e cara sem precisar esperar demais para juntar esse dinheiro.

confesso que eu estou altamente influenciado pelo livro "a riqueza na base da pirâmide" ;-) escrito pelo C.K. Prahalad.. Com essas e outras, eu acredito que os Morennos ;-) estão pavimentando a estrada deles rumo à melhor loja de artigos para gaitistas do Brasil, sem sacanagem. Porque:

1. o Morenno é gaitista e estava farto, como todos os outros gaitistas, de ir na loja e não encontrar a variedade de gaitas e não encontrar vendedores que soubessem lhufas de gaita
2. trabalhando de casa e vendendo pela web, o Morenno consegue trabalhar com uma margem de lucro menor que a das lojas e o preço fica realmente melhor
3. o cara já convive tem um bom tempo nas listas de gaita da web, então ele fica sabendo das novidades rápido e isso acaba indo prá loja dele.
4. a loja realmente é competitiva, os caras reagem RÁPIDO aos comentários feitos na lista
5. a loja tem um atendimento sério e honesto, e diferenciado, já que é mantido por gaitistas

mantendo preço, atendimento e agilidade para reagir ao mercado, basta tempo e divulgação boca-a-boca prá coisa dar certo.

minhas sugestões ao Morenno, já que eu quero que uma loja com esse perfil prevaleça ;-)

1. dedicar uma parte da loja a orientar os iniciantes sobre como comprar gaitas (a primeira dúvida é sempre esta)
2. tentar montar parcerias com os professores de gaita
3. tentar oferecer mais produtos relacionados. claro que o poder de fogo da loja pequena é menor nesse aspecto, pq um produto que vende raramente é um custo de estoque e oportunidade, mas onde mais poderíamos achar essas coisas (que podem ser baratas): jawharps, gaitas infantis, turbolids, adesivos, chaveiros, camisas, etc? Não é só o gaitista que vai na loja, quem quer presentear gaitistas também! (de vez em quando eu recebo emails de gente que quer presentear o namorado com alguma coisa de gaita e pede dicas... bem, eis algumas!)

de forma que agora já sei onde comprar minha cromática hohner ;-)

parabéns, Morenno e Fabíula.

2 comentários:

  1. fala Kenji,

    Muito justo fazer este post sobre o hramônica master. o trabalho do
    Morenno e da Fabíula realmente está muito bacana.

    a respeito de apoiar os professores, acredito que o morenno está bem aberto. Eu mesmo estou com algumas gaitas dele para vender aos meus alunos na escola de música em que dou aula aqui em campinas, e me parece que o Little Will também tem um esquema com ele.

    e me parece que eles estão também atendendo todos os e-mail de gaitistas iniciantes perdidos na escolha de gaita.

    é uma questão de tempo para vermos esta loja deslanchar.

    Um grande abraço Kenji

    ResponderExcluir
  2. eles tão de parabens mesmo. eu só tenho comprado com eles msm. as lee oskar só to comprando qnd alguem viaja pra fora, não conheçoi esse seu esquema de importação.

    ResponderExcluir