quarta-feira, 7 de maio de 2008

aptidão musical e a carga genética

dois artigos interessantes a respeito

Aptidão Musical e Genética [1]
Aptidão Musical e Genética [2]

(...)Recentemente um estudo muito interessante sobre o assunto foi publicado no Jornal of Medical Genetics. A idéia do estudo era quantificar a importância do material genético na aptidão musical. Para isto, os pesquisadores alistaram 15 familias (234 pessoas) inteiras na Finlândia que tivessem algum músico profissional ou amador ativo e quantificaram a aptidão musical de cada individuo através de 3 testes padronizados, calculando assim scores de aptidão. Depois disso, os pesquisadores avaliaram 1000 marcadores diferentes no DNA de cada indivíduo (i.e. microsatélites) e correlacionaram a frequência destes marcadores com os scores dos testes de aptidão. Os pesquisadores também avaliaram correlações entre os scores a idade e sexo dos voluntários. Como esperado, os scores estabilizam a partir de uma certa idade (no caso 9 anos de idade) e isto é interpretado como sendo prova de que a maturação musical do cérebro ocorre relativamente precoce. Como o título deste blog é sobre o óbvio, eu não poderia deixar de abordar o assunto... Então aí vai: os pesquisadores Finlandeses concluiram (entre outras coisas) que é impossível se tornar um músico profissional sem ter aptidão!
A nota em um dos testes utilizados para avaliar aptidão musical mostrou-se hereditável e esta hereditabilidade variou de 21% a 57% sendo que a hereditabilidade dos três testes combinados foi de 48% (e isto foi estatisticamente significativo). Além disso, usando os dados dos marcadores, uma região do cromossomo 4 (4q22) foi identificada como sendo relacionada ao fênomeno. Esta região tem 50 genes diferentes sendo que um deles (i.e. netrin receptor UNC5C) está relacionado com desenvolvimento neuronal (extensão axonal e migração celular) e sabidamente interage com um gene envolvido na patogênese da dislexia. Isto parece sugerir que as faculdades linguísticas e musicais podem ter uma mesma origem evolutiva. Em resumo, é preciso ter material genético apropriado para ter aptidão musical e é impossível se tornar músico profissional sem ter aptidão(...)

Antes das pessoas resolverem atirar pedras dizendo que o esforço é o mais importante e que qualquer um pode ser o que quiser da vida desde que tenha força de vontade, peço que [1] leiam os links acima, [2] prestem atenção nos negritos (meus) e [3] conte até 10 antes de ficar revoltado e pensar um pouco no que realmente significa o post, que fala sobre uma tendência, não sobre uma certeza.

5 comentários:

  1. Fala Kenji.
    Rapaz eu sempre achei mesmo que pra ser um músico de verdade você tinha que ter aquela palavrinha "DOM", rs.
    Esse post veio para confimar isto e também me dar um banho de agua fria, rsrsrs.

    Mas tudo bem, eu não tinha a pretensão de ser um gaitista profissional.

    Abraço!
    Adriano Vieira

    ResponderExcluir
  2. Que interessante esse trabalho Kenji!

    Galera, todo mundo botando os recém-nascidos pra ouvir Musselwhite!
    Assim vamos cultivar uma geração inteira de gaitistas, heheheh.

    Voltando ao assunto, embora esta aptidão se desenvolva cedo, o cérebro humano tem muitas outras formas de desenvolvimento musical. Algumas são patologias outras são aptidões súbitas mesmo. Estou lendo um livro muito interessante sobre isso: Alucinações Musicais (http://www.ciadasletras.com.br/web_store.cgi?details=12286&buy=yes&cart_id=9391421.2883&titulo_p_ini=%5eA&pg_pesq=5&slink=1)
    Quem gosta do assunto "Música e Cérebro" vai adorar.

    []s
    Leo Naressi

    ResponderExcluir
  3. Léo

    deixei um post sobre uma ilusão auditiva interessante no blog do meu trampo, pode te interessar

    http://blog.vettalabs.com/2008/03/31/parece-mas-nao-e/

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito que a aptidão de uma pessoa vai muito além da carga genérica que carrega essa pessoa. Acredito que o contato que essa pessoa têm com o meio e o psicológico da pessoa influencia muito a sua capacidade de aprendizagem.

    :)

    ResponderExcluir
  5. Existe um aplicativo online pra saber se tem aptidão musical. Vale a pena conferir:

    TESTE DE APTIDÃO MUSICAL ONLINE ETM

    ResponderExcluir