quinta-feira, 1 de maio de 2008

a "revolução" da bends



Hoje eu recebi o teaser da bends sobre a nova gaita Croma, uma bela gaita diatônica preta, com placa de voz cromada, palhetas em liga especial de bronze com rebites de aço, placa de vozes fechada com 7 parafusos (e olha que o gaspar tá lá e anos atrás ele advogava o uso pacimonioso de parafusos), corpo em acrílico cristal.

Uma gaita com visual moderno, e pelo nome, imagino que seja feita para cromatismos, da mesma forma que a golden blow da Hering. Ou seja, imagino que seja uma gaita com qualidade de customizada, e por isso mesmo mais cara, mas com acabamento que usa materiais que exigem menor manutenção (aço, acrílico, etc) e que aumentam a durabilidade. A placa de vozes 1,07mm deve ser parecida com a da Juke (os outros modelos de diatônica usam 0,90mm).

Fiquei curioso quanto à afinação e, claro, timbre e durabilidade. Eu tenho uma juke e digo que ela tem uma "personalidade" mais "blueseira". Experimentei fazer muitos exercícios com ela e com uma hohner meisterklasse por algumas horas para perceber como a juke é "suja" e a meisterklasse é "limpa", e a "sujeira" da juke eu achei melhor para o uso no blues. É possível que a Croma siga por uma linha parecida, apesar do visual.

E sinaliza para pelo menos duas coisas interessantes: a próxima tendência parece pender fortemente para o cromatismo, uma vez que a gaita diatônica tem buscado cada vez mais caminhos fora do blues tradicional, e os benefícios da concorrência entre Bends e Hering no mercado nacional, visto o grande esforço em inovação nos novos produtos.

Torço para que esta concorrência continue nos trazendo bons frutos.

2 comentários:

  1. za ela vai ser bem diferente da juke...

    ResponderExcluir
  2. Eu interpretei o Croma como simplesmente uma indicação às placas cromadas, não sei se é cromatismo. O jeito é perguntar pro Melk.
    Tou ouvindo Sting, Mercury Falling. Ele já tocou com Stevie Wonder e Brendan Power, pq que tem que contratar um gaitista tão meia-boca nesse CD??

    ResponderExcluir