quinta-feira, 31 de julho de 2008

sobre o mercado nacional de gaitas

tá rolando no gaita-l uma discussão de alto nível sobre o mercado de gaitas no brasil

alguns trechos

Gostaria de saber se alguem na lista conhece algum representante da Hohner. É q esse final de semana andei por todas as lojas da teodoro sampaio, e nao encontrei praticamente nenhuma loja vendendo gaitas da marca. as poucas lojas q vendiam, tinham pouquissimas opçoes. ai fico pensando...po, esse lance de globalizacao, o brasil um puta mercado potencial onde vc encontra de tudo a qualquer hora do dia, e eu nao consigo encontrar lojas onde eu possa comprar uma gaita...ter a opcao de escolher. Nao é possivel isso!!! hj em dia nao...... (Beto Tristão)


Sim,de fato a margem é muito baixa.Nós compramos da Musical Izzo,que é o representante da marca no país,e o preço não é muito convidativo.Isso o de compra,agora imagine o de revenda. Eu posso afirmar que o lucro "real" está na faixa de 8% e 10%.O restante fica amarrado à impostos eoutras taxas. E a demanda nem é tão alta se comparamos com os violões por exemplo.Sem contar que na maioria das vezes o fornecedor não tem todas as afinações para servir o lojista e o consumidor final.É complicado. (Lukharp)


O desinteresse de lojistas que não querem criar um mercado maduro para elas ( e olha que tem gente disposta a pagar até R$ 200,00 por uma diatônica de primeira), a propaganda dos endorses nacionais que incentivam as marcas brasileiras aos iniciantes ( nada contra, mas elas estão longe de terem a qualidade das importadas)... Claro que o famigerado imposto excessivo no Brasil também atrapalha.
Então, cabe aos amadores começarem a buscar alternativas e tentar trazer de fora esses instrumentos. (Ivolela)


Realmente a Hohner não deve estar muito preocupada com o mercado brasileiro, muito menos o única importadora oficial deles no Brasil. A importadora não trás variedade nenhuma de gaitas Hohner, e assim fica difícil até para o lojista de boa vontade querer ter algo para vender na loja. A própria Hohner acredito também desprezar nosso mercado, pois já enviei 2 e-mails diretamente a eles solicitando compra direta e disponibilizando a Harmonica Master como distribuidora, mas não responderam nem um, nem outro.

Pode não ser político para um lojista enviar um e-mail assim, mas é um desabafo do lojista mais interessado do Brasil em ter todas as Hohners para vender, e tocar. (Morenno)


claro que também dei meu pitaco

Eu acho que o gaitista que acha que a gaita X está com qualidade abaixo do esperado, deve sim partir para outras marcas, reclamar com a fábrica, pedir pro amigo trazer dos estados unidos na bagagem, tentar negociar descontos comprando em quantidade, promover a disseminação do conhecimento de manutenção (que leva os gaitistas a comprarem menos gaitas e melhores, acirrando a concorrência), e um monte de et ceteras.

O que não dá é ficar só na reclamação com a fábrica, pq se a fábrica tiver que priorizar o que dá dinheiro, eu aposto com vc que ela fica com os 9 iniciantes que compram free blues pq é a mais barata e boa o suficiente pros 3 primeiros meses de aula (que eu aposto que é o quanto dura a grande maioria) que o 1 gaitista restante que precisa de uma gaita realmente boa.


tem um monte de pontos interessantes nessas mensagens. da durabilidade, atendimento, estratégias das indústrias de gaita, impostos, estratégias dos consumidores, da imagem do instrumento, dos que me ocorrem agora.

e você? o que acha?

Um comentário:

  1. pois é, eu tenho opiniões... e informação, fatos. Mas... memória de internet não esquece, então não, né?? Conflitos de interesses, ética, essas coisas sem importância. Pena que esse tipo de info não vai chegar na Hohner. Mas pode chegar na Izzo...

    ResponderExcluir