quarta-feira, 18 de março de 2009

tendência?


anos atrás, o ferrari me falou que chegaríamos a uma época em que as pessoas se cansariam da música eletrônica e buscariam o básico novamente. Seria a volta do blues acústico.

pode ser que ele esteja certo, mas minha intuição diz que o "back to basics" não vai ser pelo blues, mas pelo folk

eu não sei se é impressão minha, mas eu realmente tou achando que o fenômeno Mallu Magalhães não foi apenas um acidente, mas que realmente existe uma cena folk despontando, talvez sendo reforçada pelos filmes recentes que falam do Bob Dylan por exemplo

outro dia fui num show de uma banda folk onde um rapaz tocava uma gaita bem honesta, uma nota por vez. bem diferente do blues, claro. Mas era uma banda de gente muito nova que já tinha um conhecimento profundo de folk, coisa incomum em gente que não é apaixonada pelo estilo.

mas era gaita. e era um cara estudando gaita

isso é relevante

fica registrado aqui. Se eu acertar e a o folk for "the next big thing", eu avisei.

e será que quem toca folk precisa de professor de gaita? quem ensina com métodos baseados em músicas folk, usando suporte?

3 comentários:

  1. O Kenji importante você destacar essa questão. A música folk já vem despontando desde há alguns anos novamentes, temos como destaque o Vanguart que não utiliza muita gaita, mas que está com ela lá presente. A respeito da questão de professores para música folk, eu acho que é mais uma questão "intuitiva". Posso estar errado também, mas eu acredito na música folk.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade isso acontece sempre na virada de uma década. A que está acabando foi a década da música eletrônica. Agora com certeza a bola da vez é a música folk. Mas vai ter sempre um espaço para o blues, assim como o rock nesta história. O que as pessoas querem é música orgãnica. De qualquer forma é bom lembrar que grandes mestres do Blues vieram da música folk ou ressurgiram através dela na década de 60, Sonny Terry, Leadbelly e outros.
    Estou terminando meu método chamado "Folk, Pop e Rock" espero contribuir com os gaitistas no desempenho sobre tais gêneros musicais, abordando assuntos como escalas, harmõnia, técnicas. O legal é que o aluno já pode brincar de improvisar sobre bases (folk, reggae, baladas) nos primeiros meses em 1a e 4a posição. Algumas aulas já estão disponíveis em meu Blog www.leandroferrari.blogspot.com
    Abs a todos!
    Leandro Ferrari

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que professor é sempre bom, independente do estilo. Um cara que aprende a tocar gaita folk com professor terá mais liberdade para escolher seu estilo e sua estética do que um que só conhece Bob e Alanis. Afinal, o aluno receberá do professor um gama de opções de estilo.

    ResponderExcluir