quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Hora de repensar

Quando eu comecei a ouvir blues, em meados 1990, gaita blues no Brasil era o Flávio Guimarães e ponto.

A gente tinha pouco acesso ao material lá fora, a gente se juntava como dava prá trocar informação, formava grupos bacanas de gaitistas, a gente fazia vaquinha prá encomendar aquela cópia de disco que ninguém tinha.

2009, 20 anos depois, isso acabou. O Brasil tem uma legião de gaitistas, ninguém mais consegue viver de CD, as pessoas conseguem tudo o que elas quiserem na web, a maior parte de graça, as pessoas não precisam mais se juntar para trocar informações. Elas podem fazer isso sozinhas. Vc pode ter aulas por skype. Vc pode trocar mensagens de email direto com seus gaitistas favoritos.

Nós temos acesso a tudo agora.

Então eu acho que tem 3 caminhos prá gaita blues.

[1] Vc pode pegar uma diatônica e fazer tudo o que todos fazem

[2] Vc pode pegar uma cromática e fazer tudo o que todos fazem

[3] Vc pode pegar uma diatônica ou uma cromática e fazer algo totalmente novo

Se vc optar por [1] ou [2], vc vai ter que ser melhor que todos os que estão aí e que todos os clássicos que já existiram. OK, vc pode ser bom, mas vai ter que ser MUITO bom prá se destacar da multidão, pq tem muito gaitista bom por aí. E os internacionais vão começar a baixar aqui tb.

A gente já viu que os bons músicos de blues acabam indo pros EUA gravar com os blueseiros de lá prá alçar vôos mais altos. Nuno Mindelis se deu muito bem com isso. Igor Prado também. Mas quantos guitarristas de blues vão conseguir alçar esses vôos? Gaitista de blues é a mesma história.

A gente tb já viu bons gaitistas tocando por aí. Alguns timidamente saem do Brasil e tentam se destacar, mas o fato é, pro gringo, É SÓ MAIS UM GAITISTA DE BLUES. Claro que vai ouvir elogios, pq são bons, mas o repertório é o mesmo. A roupa é a mesma. O discurso no encarte do CD é o mesmo.

Enquanto isso, eu tenho a nítida impressão que o público do blues fica cada dia mais restrito. OK, sempre vai ter platéia pro blues, mas também sempre vai ser o mesmo tamanho de platéia: pequena.

Não tou falando que o blues vai acabar. Tou falando que é a mesma quantidade de gente gostando de blues e um monte de gaitistas aumentando nesse mesmo público. O resultado, eu acredito que os gaitistas de blues tradicional já estão sentindo na pele.

E olha, vai piorar. Cada dia que passa são mais e mais gaitistas ótimos surgindo, vindo de outros países, querendo tocar para esse mesmo público que não cresce (aliás, justamente pq não cresce, eles vêm aqui). E quando o público perceber que tem um monte de gaitista no myspace tocando horrores, a percepção de quem toca horrores vai ficar ainda mais difusa. À medida em que o público conhece bons gaitistas, o nível de exigência sobe. Eu não quero mais aquele gaitista X tocando aqui. Eu quero o Jason Ricci. O Del Junco.

Desculpa o tom pessimista, mas são 20 anos vendo isso.

Eu sei que existe um público de blues garantido e fiel que é purista. Não acho inclusive sejam maioria, mas acho que muito gaitista dá trela demais para eles. Para eles, o gaitista que sair um fio de cabelo do padrão vai ter que ouvir críticas. Eu sugiro que os gaitistas não dêem ouvidos para eles.

O que eu sugiro é que os gaitistas comecem a repensar e rápido o que eles querem. E se é ir pro blues mesmo e se é ficar só nele. Pq eu vejo o Ferrari mexendo com pedais e consigo ver o futuro no que ele faz, mas ao mesmo tempo penso que alguns gaitistas que eu idolatrava 20 anos atrás podem estar insistindo num caminho que pode não lhes trazer frutos. Frutos que eles merecem que sejam bons.

O Carlini trouxe o Funk. O Engels trouxe o Rock. O Ferrari trouxe o trance. Jefferson trouxe o Forró.

Son of Dave está lá, fazendo o som dele. Pode não ser o mais virtuoso, mas tem uma linha original e que rola de ouvir. Hazmat Modine também está fazendo seu som mezzo tom waits, mezzo karnak. Outra linha original que rola de ouvir.

Os gaitistas não concorrem com outros gaitistas. Eles concorrem com todo mundo que faz música boa de ouvir, seja que instrumento for.

Ampliem seus horizontes. O gaitista do futuro pode até ser um bom blueseiro, mas eu acho que talvez ele devesse cogitar outras praias. Não depender do público blueseiro. Buscar outros públicos. Públicos que talvez nem dêem tanta importância pro fato de vc estar tocando gaita ou acordeon ou berimbau.

Just in case ;-)

2 comentários:

  1. Grande Kenji,
    Em 2019 vc poderá refazer estes pensamentos e concluir o seguinte:

    Em 2009, tocando gaita de blues com qualidade (igual a muitos até certo ponto, mas só até certo ponto, )e flertando com MPB, jazz e outros estilos, erá só o Flávio Guimarães e ponto...

    O que eu quero dizer? Poucos se diversificaram tanto e tão bem como o cara.Mesmo com as limitações de quem quer tocar estilos tão distintos - não dá prá dominar tudo - o que ele faz tem qualidade, cai no gosto de quem não é especialista ( não enche o saco com nota práca quando não precisa ) agrada quem está começando e parece estar sempre um passinho à frente de quem tá chegando. Pelo que sei tá vivendo só disso estes 20 anos todos. Todo mundo tem vontade de fazer isto não é mesmo. Só que não tem espaço prá todo mundo. Mesmo. É assim na gaita, na música, nas firmas de engenharia ou nos escritórios de qualquer sorte (só se pode ter um chefe, ou pelo menos poucos deles...)
    Em outras palavras: este negócio de público é meio besteira. O artista não tem de ir aonde o povo está xongas nenhuma. Ele tem que tocar o que quiser e pronto acabou. Se o público gostar e quise vir ver, melhor prá ele, público. Nã dá pra achar que um dia todo mundo vai gostar de coisas boas ou sofisticadas. A música clássica é boa e sofisticada mas é pra minoria, doutrinada e "criada" para ouvir aquele tipo de música. É assim com Música clássica, ballet, arte abstrata, vinho caro a pampa, charutos cubanos computadores Macintosh e o escambau..... O que os torna estas coisas especiais de certa forma é o fato de serem raros, caros, difíceis de entender, complicados de se conseguir, e só existem em determindas tribos. É por isso que procuramos tecr a nossa. Tem gente que é da tribo das micaretas (vai fazer o quê?).

    De qualquer maneira só quis expressar minha visão meio pragmática das coisas.

    Blues é blues e sempre foi assim. Quando foi inventado não era nem mesmo prá tocar pros outros, pô. Demos sorte dele está facinho do jeito que está hoje ( eu tinha que contrabandear fitas K7 do Sonny Boy, gravada por cima 15 vezes em tape recorders AIWA. Dureza irmão...) Não gosto de blues hoje, nem mais, nem menos do que gostava antes. Aprecio de maneira diferente. Só mudou o meio de recebimento da mensagem. A mensagem é a mesma e eu também.

    É ai que está a graça...

    Com o meu abraço,

    Helio Machado Vieira Jr.

    ResponderExcluir
  2. Oi Hélio

    um comentário destes é uma brisa de ar fresco nesse calorão que tá fazendo ;-)

    então, acho que esse post é um pouco sobre o que vc falou de nem todo mundo poder ser chefe. O Flávio é o cara. Ele é o chefe. O mercado tem um monte de gaitistas de blues, mas ele sempre vai ser o peixe grande que abocanha o bom do mercado. Merecidamente, afinal, o cara deu muito duro nisso.

    o lance é que eu acho que pros outros gaitistas competirem nesse nicho com o Flávio é dureza. Por isso que eu acho que o pessoal devia tentar diversificar mais, tentar outros caminhos, pq o blues pode estar saturado. Talvez não cresça mais do que já tá.

    aí a minha dúvida é: será que tem como os gaitistas inovarem e tentarem fazer música boa e carreira por outros lados? Pq se todo mundo for tentar sobreviver de dar aula de gaita blues, a longo prazo, os caras estão ferrados...

    os gaitistas bons estão aumentando, mas o público de gaita blues eu acho que não

    ou eu tô viajando?

    ResponderExcluir