OB | C3b | F6b | A1 | C3b | D#5b | G7b | Hole | ||||
Draw: | B2 | E5 | G#7 | B2 | D4 | F#6 | G#7 | B2 | D4 | F#6 | Draw |
' | A#2b | D#5b | G7b | A#2b | F6b | ||||||
'' | D4 | F#6 | G7b | '' | |||||||
''' | F6b | C3b | D#5b | G#7 | ' | ||||||
Blow | A1 | C#3 | E5 | A1 | C#3 | E5 | A1 | C#3 | E5 | A1 | Blow |
Hole | A#2b | D4 | F6b | A#2b | OD |
drama: o Kenji quer tocar manhã de carnaval do Bonfá, que originalmente foi composta em Am, relativa de C, e que portanto sai trivialmente na cromática. Eis que na gaita em A o Kenji já faz tudo direitinho, bend e tudo, para tocar a maldita em F#m, que foi como a moça do violão tirou (provavelmente prá cair dentro do alcance vocal dela ou para ficar mais bonito mesmo)
o Kenji quer um G no 6 ou no 7. O jeito "natural" de pegar isso é overblow no 6, que soa feio e depende de regulagem de palhetas para sair.
na letra, tocando em F#m, o G é esse cara aqui, em []
Manhã, tão bonita manhã
Na vida, uma nova canção
Cantando só teus olhos
Teu riso, tuas mãos
Pois há de haver um dia
Em que virás
Das cordas do meu violão
[Que só] teu amor procurou
Vem uma voz
Falar dos beijos perdidos
Nos lábios teus
Canta o meu coração
Alegria voltou
Tão feliz a manhã
Deste amor
Um monte de alternativas foram sugeridas pro Kenji: usar outras gaitas em outras posições, mudar a afinação de determinadas palhetas (as mais óbvias são a 6 a e 7 aspiradas que estão a apenas 1/2 tom do que eu queria pegar). Ou mesmo desistir e tirar a música toda de novo na cromática.
detalhe. do 5 prá frente, eu uso praticamente tudo, e pelo menos uns 2 bends. Não é improviso, é a melodia solo, precisa.
infelizmente não achei a partitura na web prá mostrar prá vcs as notas que eu preciso.
não, não dá nem na gaita em D nem na gaita em F#. Não posso embromar pq não é improviso. Não posso segurar a nota anterior. Não posso pegar as outras do acorde. Não posso pegar a mesma nota noutra oitava e subir e descer oitava prá depois voltar. Se for overblow, tem que sair certinho e bonito, coisa rara em overblows se vc não é o Del Junco ou o Levy.
é revoltante. a diatônica é revoltante. Vou abrir e reafinar a 6 ou a 7 aspirada.
quero uma XB-40 em A. Bresslau, quanto custa uma?
Uns 76 doletas mais correio e o esqueminha é teu... EUA o preço é mais em conta.
ResponderExcluirE a bichinha é legal, meu filho.
Abraço,
B.
Vai de overbend mesmo... Acredito que vc consegue sim, até porque na gaita em A o overbend do 6 tem um timbre mais agradavel... Tive que gravar uma musica sertaneja (argh) uma vez e tive que fazer um F na gaita em G foi um sufoco, pq eu não fazia muito bem... Encare os overs...hehehe
ResponderExcluirvamos ver o que eu vou arrumar. amanhã tem mais ensaio e não sei se a gente vai mesmo tocar manhã de carnaval. de qq forma, vou
ResponderExcluir1) tentar valvular o 7 aspirado prá ver se eu ganho o bend
2) tentar o overblow
3) tentar alguma passagem maluca ou artifício de arranjo prá evitar essa nota (vulgarmente conhecido como "a passagem jazzística do gaitista que não sabe fazer overblow", pois parece que vai ter um cara no sax tb
minha rápida teoria de solos de jazz:
1) pegue o início da melodia e toque exatamente como está
2) toque outra melodia completamente diferente mas que encaixe exatamente dentro dos compassos
3) eventualmente, toque trechos da melodia, mas "sumindo" com algumas notas e alongando outras de forma que lembre vagamente a melodia principal
4) volte para a melodia e termine seu improviso
;-)
conclusão da minha teoria: as boas músicas de jazz precisam ter uma melodia marcante. Gershwin, Carmichael (o pai, não a filha), Porter...
mas acho que isso dá outro post ;-)