quinta-feira, 3 de novembro de 2005

FAQ Parte 1

Quais os tipos de gaita? Qual é a gaita prá blues?

Tem vários tipos, mas as mais usadas são a cromática de chave e a diatônica. A cromática de chave tem com 48 e 64 vozes (12 ou 16 orifícios, 4 notas em cada) e a diatônica, ou gaita blues, tem 10 orifícios.

Tem aquelas gaitas chinesas mais baratas, de camelô, ou aquelas gaitas com som de sanfona da hering (yara, sedutora, etc). Essas gaitas chamam tremolo e são mais usadas para tocar folk. Em geral são gaitas de qualidade inferior, condizente com o preço. Eu não recomendo.

Minha gaita desafinou. E agora?

agora vc manda para

Marcelo Batista (BH) - 3222-8715 / 9991-9061
Junior Blues (SP) - 9639-7967
Haroldo (SP) - 3681-4888
Márcio Abdo (SP) - 6242-5904 / 9892-3402
Ulysses Cazallas (SC) - (047) 264-5341 / (047) 9117-3574
Gaspar Vianna (RJ) - ainda dá manutenção?

ou então cria vergonha na cara e compra o método de manutenção do Ulysses Cazallas, contato aí em cima.

normalmente a gaita desafina muito mais por culpa do gaitista que da gaita. Gaita nunca é força, é jeito. O sopro tem que ser igual a um bafo. Uma free blues na mão de um gaitista com técnica costuma desafinar em 3 ou 4 meses.

Qual gaita é boa prá aprender?

a free blues, da hering. a manutenção é mais barata, é fácil de achar, tem a qualidade mínima necessária e o preço é camarada. Não compre uma gaita cara de início pq vc VAI desafinar a gaita, VAI quebrar palheta até aprender a tocar direito.

Quais tons de gaita eu devo ter?

C, G, A e D vão resolver 99% dos blues que vc vai encontrar pela frente. Nessa ordem.

Rola de aprender sozinho?

Rola, mas vc vai pegar vícios difíceis de tirar depois. O mais comum é a pessoa pegar aulas no início e depois aprender sozinho, e não o contrário. Procure um professor e pegue pelo menos 1 aula pq faz uma diferença enorme.

Não tem professor na minha cidade. Vídeo aula e métodos rolam?

Rolam sim. Pessoalmente eu não gosto de vídeo-aula, eu prefiro método. Vc encontra para vender aqui.

Onde que eu arrumo tablatura de músicas para gaita?

http://cifraclub.terra.com.br/cifras/gaita.php e http://www.harptabs.com/

O que é bend, overblow, overdraw e essas coisas?

São técnica para obter notas que não são obtidas aspirando ou soprando normalmente a gaita. Uma gaita blues tem 10 orifícios, 2 notas por orifício. Com essas técnicas, vc tem na gaita quase o dobro disso.

O mais importante dessas técnicas é o som sair afinado. Eu não vou ensinar aqui como se tira essas notas, mas já vou te adiantar que vc vai achar um teclado bastante útil.

O que é vibrato?

Vibrato é uma técnica que faz o som sair "ondulado" e existem várias maneiras de fazer, cada uma saindo de um jeito. Eu tb não vou explicar os tipos e nem como que faz, mas posso te adiantar que exigem treino diário e levam meses prá sair direito.

O que é embocadura?

É como vc coloca a gaita na boca. A boa embocadura permite que a gaita ande livremente, ao mesmo tempo em que veda a passagem de ar e não force demais os lábios. De novo, não vou explicar como é. Procure um professor ou um método.

Qual microfone é bom prá gaita?

Depende. Pro som limpo, o shure sm58 é um clássico e tem em todo estúdio. Tem outras marcas boas tb. Leson costuma ser ruim. Gaitistas costumam gostar de microfones antigos, que possuem uma distorção leve e própria. Os mais populares são os astatic jt30vc, o green bullet e o hohner blues blaster. Muita gente faz microfones de gaita sob encomenda no Brasil tb.

Prefira microfones com controle de volume embutido.

Qual amplificador é bom prá gaita?

Depende. Se vc usar um microfone de voz, nem vai precisar de amplificador. Muita gente tem usado pod da line 6 e o v-amp da behringer, que emulam amplificadores de diversos tipos e têm efeitos. São uma boa opção de custo benefício. Amplificadores bons para gaita normalmente são os que realçam os graves, ou seja, que tenham alto-falantes grandes, e valvulados, caso se queira a distorção típica do blues. Amps valvulados nunca custam menos de R$ 1000. André Serrano (RS) fabrica amplificadores de gaita valvulados de excelente qualidade.

O que é o timbre?

O timbre é o que diferencia o som de um instrumento de outro. É a característica mesmo. Se vc der um DÓ num piano e um DÓ num saxofone, é a mesma nota, mas o som é diferente pq o formato da onda sonora é diferente. O timbre é o que faz as pessoas preferirem um instrumento a outro.

O timbre do gaitista, se não considerarmos a gaita, vem da técnica do gaitista. O bom gaitista vai tocar bem na gaita que for, pq o timbre é um aprimoramento do próprio corpo.

4 comentários:

  1. Brigada, tio kenji. Agora pra todos várias perguntas têm uma resposta só: http://gaitabh.blogspot.com/

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. pelo menos, boa parte das dúvidas em português

    gostei de ver vc tocando aqui em casa de novo. enche meu coração de alegria ;-)

    ResponderExcluir
  3. Todas as gaitas desafinam?Se sim, como afinar?

    ResponderExcluir
  4. Como saber que estou tocamdo uma gaita esafinada?

    ResponderExcluir