segunda-feira, 28 de novembro de 2005

repensando o gaita-l

me perdoem pelo longo testamento, mas peço a atenção de vcs.

este fim-de-semana, conversando com o pessoal daqui de BH, me
colocaram uma idéia que acho que vale a pena ser discutida nas listas

notem que essa discussão não se aplica ao cd do gaita-l que está sendo
finalizado esta semana

a sugestão era filtrar o cd do gaita-l para o resultado do cd ficar
mais legal, as pessoas quererem mandar coisas boas e as pessoas
quererem ouvir. A filtragem seria feita por uma espécie de comissão de
gaitistas da lista, que iria variar sempre. A motivação do argumento é
que as pessoas normalmente não ouvem os cds do gaita-l mais de uma
vez.

meu contra-argumento foi que o intuito do cd é a galera conhecer o som
do outro e que selecionar quais são as boas e as ruins é um trabalho
complicado e subjetivo. Acrescentei que ver o progresso de um gaitista
ao longo dos cds do gaita tb é uma coisa boa do cd, então o cd seria
um registro.

por um lado, o aspecto filosófico do cd como produto de algo da lista,
para incentivar o pessoal a tocar, é importante, da mesma forma que
valorizar os gaitistas que se esforçaram para mandar uma música legal
tb é. Na minha opinião.

de forma que chegamos (ou não chegamos) num meio-termo interessante.
continuar fazendo o cd do jeito como é feito, aceitando todas as
músicas que são enviadas, mas abrindo as faixas para votação pelo
pessoal da lista.

não ficou claro para mim se isso significaria fazer um cd à parte com
as melhores músicas do gaita-l, mas até poderia ser. eu realmente não
sei, por isso estou colocando aqui em discussão.

cada pessoa vê a lista de um jeito. eu vejo o gaita-l como uma lista
de muitos ouvintes silenciosos, muitos que gostam mas não tocam mas
querem se manter informados e uma pequena parcela de talvez uns 10 ou
20 que efetivamente participam da lista e escrevem nela.

até me falaram que alguns têm medo de postar na lista pq acham os
administradores muito rígidos (não sei se o bresslau vai concordar
comigo, mas acho que somos sim) e se por um lado a rigidez mantém
teoricamente o foco da lista, a longo prazo poderia tb estar tirando
da lista os iniciantes, o que efetivamente é um tiro no pé.

olhando para trás, muito do cenário da gaita mudou e faz a gente
pensar no que a gente quer com o gaita-l. Em 2000, o cd do gaita-l era
a primeira coisa que a lista produzia em conjunto, ainda que eu
estivesse centralizando o processo. Foi um deus nos acuda para arrumar
gente prá tocar. Em 2005, eu não tive que fazer muito esforço para
receber um monte de contribuições (e certamente mais um tanto chegará
esta semana, na 25a hora) e dificilmente o cd não será duplo. O cd se
estabeleceu, a homenagem recebeu seus votos (poucos, mas recebeu) e
vai ter o show de lançamento dia 7 (e sim, Clara, acho que vai rolar
um treco bem legal dia 17. O espaço onde fizemos o primeiro diz do
grupo de estudos se ofereceu prá gente! - fabuloso - O pessoal de
sampa viria na festa vip?)

o gaita-l precisa de sangue novo. o Kenji não vai fazer o gaita-l para
sempre (eu queria repassar a bola ano que vem. no mínimo, não vai ser
mais em dezembro, se depender de mim) e seria legal termos algo em
mente para o futuro. O que o gaita-l quer? E se quer, como pretende
chegar lá?

[]

Kenji
_______________________
http://kenjiria.blogspot.com
http://gaitabh.blogspot.com

Um comentário:

  1. Olá Kenji,
    Apesar de não estar na lista, gostaria de fazer uma correção: EU ESCUTO OS CDs PERIODICAMENTE! :^) Tá bom que tenho meus motivos 'saudozistas'...
    Mas entendi o que quiz dizer. Acho muito interessante a proposta de tornar o próprio CD e sua produção mais participativa.
    Talvez abrindo um canal na lista, ou site específico, para que todos postem suas músicas e os outros, ou um grupo seleto, possam comentar e votar. O resultado da votação geraria o CD.
    Vai ser mantido o 'registro' que deseja, da evolução de cada um, e ao mesmo tempo feita a seleção das músicas, facilitando muito o trabalho de criação do CD e compartilhando responsabilidades.
    Abração a vc e ao resto do grupo.
    E obrigado a todos por vcs participarem dessa lista e criarem esse CD! ADORO!!!

    PS: Kenji, não pensa que vai escapar! QUERO A MINHA CÓPIA desse ano!!! :^)

    ResponderExcluir