sexta-feira, 10 de março de 2006

Elucubrações sobre a aulinha de gaita do Allen Holmes

então eu fui na casa da Pearl, que é uma senhora bacana que toca horrores e que é professora primária, que mora numa casa legal onde a sala parece um santuário da cultura e das artes, com desenhos nas paredes, montes de livros, instrumentos musicais espalhados (muitos. um piano, uma steel guitar, um violão, uma meia dúzia de violinos e coisas do tipo), enfim.

a aulinha foi de 7 às 10, com um breve intervalo de uma meia-hora com direito a lanchinho e cerveja (a Pearl tem muita cerveja na geladeira). Lembrando que a aulinha é US$ 25 e eu filmei integralmente. Não esperem solos incríveis pq o Allen não tocou quase. Era uma aula, não a barbearia (da barbearia vcs podem esperar algo legal).

comigo, eram 7 alunos, sendo que todos num nível mais ou menos iniciante. Mas o que eu achei realmente interessante é a diferença de abordagem do workshop dele e dos nossos workshops.

vou te falar como é um workshop nosso pq já assisti alguns e ouvi falar de outros. normalmente existe o poço da sabedoria, que é o cara que explica e fala e fala e responde perguntas de uma platéia normalmente completamente ignorante de gaita e de teoria musical. Aí o poço da sabedoria dá seu showzinho, fala de milhões de coisas e metade dos alunos fica satisfeita pq queria mais ver o sujeito tocar do que propriamente aprender, e a outra metade fica com aquela sensação de que tocar gaita é legal mas dá muito trabalho prá tocar bem, o que não deixa de ser verdade.

alguém por favor me corrija se não é isso.

agora o workshop do Allen tem uma coisa muito legal pq ele é muito mão-na-massa. aliás, é mais uma aula em grupo do que qualquer outra coisa, só que não fica naquela chatice de pegar a escala de dó no 4 ao 7. E por outro lado não fica falando de técnicas como vibrato, bends e overs. Assume-se que as pessoas sabem o que é bend, e é tratado com naturalidade, como se fosse qq outra nota, e cada aluno toca, e toca muito, sempre tentando desenvolver o ouvido, e sendo constantemente avaliados por todos, começando por ele mesmo.

eu não sei se é pq o Allen trabalha de orientador escolar, mas eu achei o esquema dele muito legal nesse aspecto, primeiro pq faz quem foi tocar. segundo pq é tocando que se aprende. e terceiro pq vai direto ao ponto. A aula foi metade em cima da escala de blues e metade ele fazendo base no baixo pro povo solar em cima e ele dando dicas (que eram boas dicas, percebe-se que é um sujeito novo, porém experiente e bem didático, o que passa segurança pros alunos). Foi o que eu achei bacana.

o que eu não achei bacana foi pq eu achei que ia ser um workshop nos moldes brasileiros e portanto achei que ia ver um show particular do Allen. E ele esqueceu meu cd também, mas tudo bem pq sábado ele tá na barbearia e leva um prá mim.

mais uma vez, o vídeo não é um show de gaita, mas talvez interesse quem tem o interesse didático de ensinar gaita. acho que valeu os US$ 25 ;-)

Um comentário:

  1. Impressão ou não tá postado o link de seu workshop com o Allen...

    pode mandar pra mim?
    felipemdm@hotmail.com


    Danke.

    ResponderExcluir