sábado, 28 de outubro de 2006

Notícia Triste

Faleceu hoje de madrugada um dos grandes nomes da Harmônica brasileira, Ulysses Cazallas.

Ulysses era carinhosamente chamado de avô por vários gaitistas do gaita-l, e muito respeitado não só por seu talento em todos os aspectos da gaita, mas também pela pessoa generosa, simpática, carinhosa e sábia que era. Vários gaitistas iam visitá-lo em sua casa, fosse para aprender sobre gaita, fosse para simplesmente compartilhar a ótima companhia.

Ulysses era nosso avô postiço.

Mais que a tristeza da perda de uma pessoa querida, vale lembrar que Ulysses estava num bom momento, em que havia sido recentemente contratado pela Bends como consultor. Ulysses também foi o primeiro homenageado pelo CD do gaita-l, participando da grande festa de lançamento no Sírio-Libanês de Santos-SP, evento que só pôde acontecer graças ao pessoal formidável do Gaita-BS (Baixada Santista). Fico realmente feliz de pensar que conseguimos homenageá-lo em vida.

O portal gaita-bh entrevistou Ulysses em Fevereiro de 2002.

Este blog lamenta profundamente esta perda de um dos harmonicistas mais importantes do Brasil e de um grande amigo. E a gente segue fazendo a nossa parte.

O falecimento ocorreu hoje as 3h, provável infarto.


Velório será na Sta Casa de Santos - SP
Enterro no cemitério municipal de São Vicente 16:00

4 comentários:

  1. AO MESTRE ULYSSES COM CARINHO

    A Bends Harmônica participa com muito pesar o falecimento do mestre, colaborador e especialmente ao amigo Ulysses Cazallas.

    Toda a comunidade de gaitistas ficará órfã deste ser humano incrível, capaz de atrair como um imã as pessoas para o amarem. Sua paixão por gaitas era algo visceral!

    O lamentável fato ocorreu na madrugada deste sábado, 28 de outubro de 2006.

    O querido Ulysses tinha 72 anos e era gaitista desde os dez anos de idade. Ele era contratado da Bends desde 25 de setembro de 2006, para trabalhar na área de desenvolvimento de produtos.

    O carinho e dedicação que tinha com os instrumentos foram e serão exemplos para todos nós.

    Melk disse uma vez que Ulysses era uma verdadeira lenda viva da gaita:

    “Lembro-me como se fosse agora de quando cheguei, numa manhã de sábado, na Av. Melchert, 153 e dei de cara com um senhor simples, atencioso e muito generoso.

    Acredito que isso tenha sido em 1997.

    Ali realmente aprendi o BE -A – BÁ da gaita. O Ulysses me perguntou se eu conhecia teoria musical e respondi que não, então ele falou que daria as aulas apenas com teoria musical. Relutei bastante por preguiça; eu era capaz de decorar exercícios gigantes com 380 notas só para não ler.... hehehe mas depois foi rolando.

    Através daqueles momentos de estudo fomos nos conhecendo cada vez mais, conversando sobre gaitas, e pude perceber que ali, na minha frente, estava uma lenda viva das gaitas.

    A casa do Ulysses virou uma biblioteca da gaita com muitas fotos dos grupos dos quais ele participou, gravações de programas de TV, muitas fitas K7, fitas de vídeo com muitos shows de diversos estilos, filmes com harmônica Rascals e muito mais... Ali eu conheci o mundo da música, da diatônica e da cromática.

    Até que um belo dia o Ulysses me convidou para ir ao evento do Sergio no Mr. Blues. E o Ulysses "praticamente" me colocou no palco para tocar, quer dizer , efetivamente.

    Depois disso uma pessoa ligou para o Ulysses e perguntou se ele tinha algum aluno avançado para indicar para tocar em uma banda de blues rock, o Ulysses respondeu que sim e esse aluno era eu....Hehehe o Ulysses me indicou.

    É isso ai o Ulysses me colocou em uma banda. “

    Ulysses, tú és um MESTRE e te respeitamos e amamos por tudo aquilo que fizeste com muito carinho.

    Tuas palavras ficarão em nossas memórias para sempre: "Eu praticamente respiro gaita. Ela foi, sem dúvida, meu primeiro amor”.

    Sinceramente,

    Bends Harmônicas

    ResponderExcluir
  2. kenji o visual novo ficou mt bom e seu texto sobre o ulysses tb.

    cara vc poderia escrever algumas linhas preu colocar no gaitablog na homenagem q eu to preparando?
    se preferir eu posso pegar um trecho do seu texto msm. valeu kenji

    abraços

    ResponderExcluir
  3. pode usar o que eu mandei pro gaita-l

    ResponderExcluir