terça-feira, 14 de novembro de 2006

Carta da Hering ao Gaita-L

Publicado no Gaita-L por fabricio.casarejos@gmail.com

Caros Amigos Gaitistas

Desde que, de fato, assumi a Hering em 1993 nunca me dirigi a vocês diretamente por diversas razões:

a) aversão e pouca familiaridade com a internet (já melhorei consideravelmente) e muito trabalho. Se o faço hoje é porque o meu nome foi mencionado diretamente em resposta à news letter da Hering e vocês merecem explicações.

A Hering atravessava naquele ano (1993) um momento de grandes dificuldades financeiras. Vocês devem se lembrar que naquela época, além de algumas poucas gaitas, a Hering fabricava brinquedos musicais (xilofones, pianinhos, sopro, jogos de montar Hering Rasti etc.) o que representava cerca de 90% da produção.

Com a chegada dos brinquedos da China muitas empresas brasileiras fecharam as suas fabricas como a Trol, Atma, Mimo e tantas outras.

A opção da Hering em 1996 foi encerrar a fabricação de brinquedos.

Foi aberta uma nova Fábrica de Harmônicas Catarinense, cujo único objetivo é, até hoje, a produção exclusiva de gaitas.

Desde então foi feito, como primeiro passo, um trabalho árduo pesquisando novos materiais para as diversas partes da gaita, principalmente as palhetas. Muitas e muitas gaitas importadas foram compradas para coletar e analisar a composição dos diversos materiais.

A etapa seguinte foi elaborar as ferramentas e moldes para 05 novos modelos.

Brevemente poderão ver no site da Hering o catálogo das gaitas de 1990 e que permanecia inalterado até 1996. Posso adiantar que existiam duas cromáticas, uma 48 e outra 64 vozes e uma diatônica , a Super 20, além das oitavadas e trêmolos que vocês conhecem.

Hoje temos 12 modelos de cromáticas (40,48,56 e 64 vozes) e 10 diatônicas nos mais diversos estilos e afinações para atender quase todos os gostos (nunca chegamos a 100% tais são as exigências dos gaitistas, como vocês sabem...)

Em 2003, comemorando os 80 anos da Hering lançamos a Vintage 1923 diatônica que se transformou em enorme sucesso no Brasil e no exterior. Depois de estudar mais de 20 espécies de madeira, atendendo os gaitistas que queriam um som mais "aveludado", optamos por uma com alta densidade (absorve muito pouca umidade) e suficientemente dura para permitir parafusar as chapas de vozes (e facilitar a manutenção) ao contrário dos pregos que eram usados até então. Outras novidades foram as chapas de vozes com 1,20 mm, a madeira impermeabilizada e o acabamento das tampas em ouro antigo. Este modelo teve tanto sucesso que foi copiado dois anos depois por outros fabricantes do exterior e exibidos nas feiras da NAMM em janeiro em Los Angeles e na Musikmesse em Frankfurt em abril.

Em janeiro deste ano lançamos, atendendo a insistentes pedidos do próprio Stan Harper, sem dúvida um dos maiores gaitistas de todos os tempos e usuário exclusivo das harmônicas Hering, a harmônica Cromática 16 vozes e, rendendo justa homenagem, a ele foi dedicada.

Devido à sua qualidade e design o seu sucesso no exterior foi tão grande, e conseqüentemente o seu volume de vendas, que, não prevendo uma demanda deste porte, tivemos condições de efetuar o lançamento deste produto no Brasil apenas em agosto, por ocasião da Expomusic.

O mesmo ocorreu com o microfone para gaitistas desenvolvido pelo Jefferson Gonçalves e um fabricante de microfones brasileiro exclusivamente para a Hering. É um produto de altíssima qualidade que somente recentemente lançamos no mercado brasileiro, devido ao seu sucesso e forte demanda no exterior.

Recebemos diversos comentários dizendo que visitar a fabrica da Hering é como uma peregrinação de um gaitista à sua terra santa e que os empregados pareciam gnomos..., outros chamaram a Hering de "Fantástica fábrica de choco...gaitas" (Luciano peço sua permissão para adotar este nome – adorei).

São demonstrações de carinho e homenagens ao nosso passado, mas posso garantir que estamos e sempre estaremos de olho no futuro.

Devo muito ao pessoal aqui na fábrica que me ajudou a manter viva esta tradição que é a gaita Hering e me ensinou o que sei sobre este apaixonante instrumento.

Tivemos a também colaboração de músicos fantásticos como Ronald da Gaita (nosso consultor em cromáticas) do Jefferson Gonçalves e Benevides (nossos consultores em gaitas diatônicas) do Clayber de Souza, do José Staneck (idealizador junto com Jefferson Gonçalves do kit de manutenção) e a ajuda na divulgação do Big Chico.

Do exterior o nosso apoio quanto a afinação, timbre e modelos, vieram principalmente do Mad Cat, do Stan Harper e do Johnny Rover.

Mas sabemos que novas tendências são sempre criadas, novas formas de soprar e tocar uma gaita aparecem e novas técnicas e alternativas devem ser atendidas. Assim, com este objetivo em mente foi natural a nossa aproximação com o Fabrício Casarejos, um profissional que ama e toca a gaita, conhece os seus segredos e tem uma formação em física, além de estar fazendo doutorado, o que é uma ótima combinação para desenvolver mais ainda este instrumento.

Bastou uma visita à fábrica para notar a sua capacidade técnica e a sua clara postura ética e profissional.

Daí à contratação foi apenas uma formalidade e tenho certeza em breve os resultados aparecerão.

Nestes 10 anos muitos profissionais nos procuraram, todos muito bons, querendo colaborar com a Hering mas, por uma razão ou outra, não se encaixavam com o que estávamos procurando.

Também muitos gaitistas, alguns já músicos consagrados outros com grande potencial, nos procuraram, solicitando apoio da Hering para fornecer instrumentos, com ajuda para gravar um disco, as vezes com fornecimento de passagens, mas com grande pesar não pudemos atender a todos os pedidos.

Espero que nos desculpem e entendam as nossas dificuldades. Para poder atender um número maior deste tipo de pedidos e apoiar os músicos do Brasil em geral, criamos este ano o Instituto Cultural Hering Harmônicas. Desta forma, com o amparo das diversas leis que beneficiam as atividades culturais no Brasil, possibilitando vantagens fiscais às empresas, estaremos em breve selecionando e tentando viabilizar diversos projetos na área da cultura da música, notadamente relacionados à gaita. Um grupo de músicos, maestros e profissionais da área está sendo montado para dar início a estas atividades.

Também foi questionado o fato da Hering não fabricar baixos, vinhetas e outras gaitas para apoiar grupos como o que apareceu no programa da Ana Maria Braga, "Mais Você" recentemente.

Embora não falte capacidade técnica o investimento seria muito grande e o retorno impossível devido à baixa utilização deste tipo de gaita. Quando você tem a responsabilidade de manter uma fábrica que gera cerca de 150 empregos diretos este aspecto não é desprezível. Além do mais existem boas alternativas no mercado como a Hohner, por exemplo, e portanto estes grupos estão muito bem atendidos.

Lembro-me que na década de 70, a General Motors, que fabricava cerca de 5 milhões de veículos por ano, tinha um presidente que no fim de semana andava com a sua Ferrari e não foi criticado ou despedido por isto. Evidentemente pesou o fato que era inviável à General Motors montar uma linha para fabricar cerca de 500 carros por ano para atender este mercado tão estreito.

Ainda com referência ao programa "Mais Você" onde apareceram tomadas da fábrica das harmônicas Hering em Blumenau, gostaria de explicar que o texto por eles publicados não foi preparado pelo nosso pessoal. Os jornalistas de uma maneira geral não gostam da interferência de outros nas suas matérias já que eles tem suas próprias fontes.

Para quem ficou 10 anos sem nenhuma comunicação com a comunidade de gaitistas do Brasil acho que por hoje já basta.

Muitos vão dizer que o estou fazendo hoje apenas porque em breve teremos um outro fabricante. Na realidade acreditava que a melhor maneira de me comunicar com vocês era me dedicando muito, mas muito mesmo, para manter a Hering viva, melhorando os seus produtos, investindo em ferramentas e lançando novas gaitas para atender da melhor maneira possível as vossas necessidades.

Se cometi o pecado da falta de comunicação o prejudicado foi a própria Hering.

Prometo sanar esta falha.

Até breve,

Alberto (Bertolazzi)

3 comentários:

  1. Caro amigo Alberto hoje tenho 39 anos , e devo minha habilidade com montagens ao hering rasti, que despertou em mim uma vocaçào.
    gostaria de saber que fim deu os moldes plasticos desse brimquedo ?

    Grato Homero

    ResponderExcluir
  2. Por favor preciso de um contato c a hering ou com quem conheça onde posso consertar um pianinho com uma média de 30 anos :)

    Att

    Ana Christina

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana

    Não sei se eles conseguem consertar seu pianinho, mas não custa ligar e perguntar

    Tel.: + 55 47 3338 0299

    ResponderExcluir