quarta-feira, 18 de julho de 2007

chegou o livro do Bob Dylan

lembram que eu falei que ia encomendar este livro?

The Harp Style of Bob Dylan


Bem, o livro não fala exatamente do "estilo" dele. Na verdade ele transcreve solos de 12 músicas dele e fala brevemente que ele pegou alguns meses de aula, que ouviu gaitistas famosos mas que ele tinha um estilo próprio e etc. Na verdade, o texto sobre isso tem apenas 1 página do livro.

Como transcrição dos solos, eu diria que o livro é bom. Se vc quer tocar como ele, siga as partituras + tablaturas e vc conseguirá tocar o que ele toca.

Como método, este livro não serve. Não ensina nada de técnica. Aliás, nem devia chamar "o estilo de gaita do bob dylan", a menos que transcrições de solos do Steve Vai possa ser vendido como um livro chamado "o estilo de guitarra do steve vai"

Olhando as partituras como um todo, muitos acordes, quase nenhum bend, muitas sequências famosas dele de sopra-e-aspira e quase tudo do 4 ao 6.

Eis o estilo do Bob Dylan.

Pronto. Pelo menos, agora eu posso criticar com um embasamento melhor ;-)

Acho legal um monte de professores de gaita defenderem o Bob Dylan, mas nenhum deles se dispor a ensinar "o estilo Bob Dylan" aos seus alunos. Contraditório não? ;-)

Toque Bob Dylan, mas não toque COMO o Bob Dylan.

Um comentário:

  1. hahaha eu tenho esse livro... mas não tem esse nome não;;;são 12 solos dele tb, mt coincidencia se for outros solois

    é importante conhecer a obra do cara com certeza! agora tocar como ele, pra um gaitista profissional, não deve ser o máximo que o cara consiga fazer né!

    ResponderExcluir