terça-feira, 25 de setembro de 2007

polarização?

desde o surgimento da Bends, o mercado de gaita no Brasil deu uma grande renovada e vários gaitistas, quase todos os nomes mais conhecidos já se encontram sob as asas de uma das duas fábricas.

o endorsement é uma via de mão dupla. gaitistas fornecem feedback seus e de seus alunos às fábricas, que em contrapartida fornecem algum apoio promocional aos seus endorsers, que por sua vez são formadores de opinião (a grande maioria leciona) e por aí vai.

aí surgem shows, eventos, pocket shows na expomusic, gente competindo para oferecer apoio aos eventos e por aí vai. É o lado brilhante da concorrência mais que saudável entre duas fábricas.

gostaria então de falar um pouco do lado fosco desta concorrência.

eu tenho martelado algumas vezes que seria maravilhoso termos um SBRAH 2010, organizado e gerido por gaitistas e aficcionados, com o possível apoio e patrocínio das fabricantes de gaita. O mais próximo que conheço disto são os festivais do SESC promovidos pelo Chico Blues e pelo Flávio Guimarães (o top of mind do mercado e que não é endorser nem da bends nem da hering) e o festival harmônicas Brasil, no nordeste, com QG em Fortaleza, no Ceará, promovido pelo Roberto Maciel.

não quero dizer que festivais da bends e da hering não seja ótimos, pq a gaita sempre esteve com menos espaço do que gostaríamos :-) [e sempre estará, creio]

mas meu medo é que, por exemplo, o Minas Harp não traga gaitistas endorsers da Hering pq o Ferrari é endorser Bends, ou que o festival em blumenau tenha algum tipo de preconceito com concorrentes endorsers Bends por ser patrocinado pela Hering e etc.

eu sei que iniciativas que vêm dos gaitistas, independentes das fábricas, irão ser mais propensas à imparcialidade, mas realmente eu temo um pouco pelas intrigas e fofocas do tipo "eu não queria falar mal de tal gaitista endorser da minha concorrente, mas..." pq é um mercado cheio de egos, por mais que digam na nossa frente que são todos uma grande irmandade de amantes do blues e da gaita.

e não é exclusividade nossa. já ouvi falar de bobagens do tipo fora do Brasil tb.

por isso, volto a bater na tecla. o SBRAH deve ser dos gaitistas, de preferência os amadores, o que têm menos rabo preso com as fábricas. Tomara que haja e tomara que seja assim. Vejamos.

Um comentário:

  1. Acho que isso de polarização num vai rolar não Kenji! No evento que teve em Santos no começo do ano(lançamento golden blow) promovido pela Hering, o Ivan Márcio estava presente.

    Se vc der uma olhada na programação da Bends na ExpoMusic verá que tem artistas da Hering que tocarão por lá, como o grande Luiz Rocha da Bahia...

    Eu acho que de certo modo a polarização acontece é claro, mas não acho que será algo patológico, especialmente se os gaitistas tiverem a capacidade de separar as coisas e pensarem acima de tudo na carreira...

    afinal as coisas mudam... o tempo não para e derepente você pode estar do outro lado não é mesmo?

    ResponderExcluir